Banner
Notícias
Lucia Winther
Autoconfiança é saber que você pode realizar algo, confiar em suas habilidades, estar seguro que dará conta do recado, enfim, é acreditar em você!
Uma pessoa autoconfiante tem mais chances de atingir metas e objetivos, pois avança sem medo, com determinação, acreditando que vai conseguir. Já uma pessoa sem autoconfiança nem avança, fica parada, não faz, não se arrisca. Por achar que não vai conseguir, nem tenta.
Então, como pode perceber, a autoconfiança é importantíssima em todos os aspectos de sua vida.
Quando a situação aperta de verdade, quando enfrenta dificuldades, quando a vida se transforma num campo de batalha, com quem você pode realmente contar? Quem vai chamar? Os “ghost busters”? Caçadores de fantasmas? Vai chamar a mãe, o guru, o mago, o anjo?
Tem gente que faz isso, mas não seria mais prático e produtivo poder contar consigo mesmo para resolver as situações da sua vida, tornando-se mais independente e autodeterminado?
Talvez em algum momento de sua vida, sua autoconfiança estava mais elevada do que está agora. Pode ser que você já tenha se sentido mais seguro e confiado mais em si mesmo. Ou quem sabe você já possua uma boa autoconfiança, mas quer ainda mais para se tornar extremamente bem-sucedido e próspero.
Qualquer que seja a circunstância, para aumentar sua autoconfiança é fundamental que você conheça e entenda o que pode reduzi-la. As pessoas sentem-se menos seguras, perdem a autoestima ou começam a confiar menos em si mesmas por razões específicas.
Você se lembra de uma ocasião que a sua autoconfiança era muito elevada, quando você confiava muito em si mesmo? Quando sabia que ela capaz de fazer as coisas? Lembra-se de um período assim ou já faz tempo demais?
Quando criança, sua autoconfiança pode ser alimentada ou destruída pelos adultos – conforme você tenha sido respeitado, amado, valorizado e encorajado, ou não. Seus primeiros anos de vida, suas experiências, escolhas e decisões foram muito importantes para o desenvolvimento de sua autoconfiança.
Mas, como testar se você é autoconfiante? Comece a reparar nas coisas que fala, por exemplo: “não vou dar conta”, “nada que eu quero eu consigo”, “por que todo mundo consegue, menos eu?”, “sou muito fraco”, “não era o momento”. Estas e outras frases semelhantes podem ser a prova de que você precisa melhorar sua autoconfiança.
E se outras pessoas colocaram-lhe rótulos, etiquetas limitantes, aí sim você está perdido. Fica realmente difícil recuperar sua autoconfiança quando você foi convencido que tem déficit disso, transtorno daquilo e é portador de alguma “deficiência” virtual.
O fato é, como eu já citei, que você já foi mais autoconfiante. Você perdeu sua autoconfiança, então, há esperança de recuperá-la. A boa notícia é que o método Dianética. desenvolvido pelo filósofo L. Ron Hubbard, possui técnicas terapêuticas que aliviam seu passado doloroso, suas perdas e seus fracassos, e assim, sua autoconfiança de antes é recuperada!
Ele escreveu: “A maioria dos seres tem uma terrível opinião de sua capacidade em comparação ao que realmente são. Quase nenhum indivíduo acredita ser capaz do que é realmente capaz de conseguir. Aumentando o conhecimento, a responsabilidade e o controle, pouco a pouco, ignorando as perdas e mantendo firmes os ganhos, um ser finalmente descobre seu poder e comando da vida.” – L. Ron Hubbard
Portanto, um verdadeiro autoconhecimento é a chave para a recuperação completa de sua autoconfiança!
Autoconfiança não é se achar melhor que os outros, mas é saber que quando você acredita, pode alcançar todos os seus objetivos. É uma força vital que impulsiona qualquer ação empreendedora ao sucesso
Dicas
-
• 10 formas para ficar grato
Muitas vezes esquecemos, ou simplesmente ignoramos o significado de coisas ou celebrações.
• Alegria, alegria!10 dicas que ensinam a usar a mente a seu favor
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, você será sempre refém das suas escolhas.
• Minhas 10 dicas para ser uma pessoa equilibrada
A maioria das pessoas faz coisas demais, dorme de menos, anda com a saúde em frangalhos e vive estressada. Minha vida também é repleta de multitarefas e muita gente me pergunta “como é que você consegue?”. A resposta é tão simples que decidi dividir com vocês o segredo para ter paz e equilíbrio.
• Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente
Conhecer os sabotadores da mente é a primeira etapa do processo. De acordo com Chamine, todo indivíduo possui, pelo menos, dez inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações corriqueiras da vida. São esses os sabotadores por trás das sensações de fracasso e de desmotivação experimentadas na vida profissional e fora dela.
• COMO MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL FACE ÀS ADVERSIDADES DA VIDA?
Perante as dificuldades da vida, algumas das nossas formas de lidar com a adversidade são muito mais destrutivas e prejudiciais do que assertivas e funcionais.
• Ser inquieto pode ser próspero e trazer sucesso
Os inquietos buscam sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente
• Os problemas podem ser bons?
Problemas geralmente são vistos de forma negativa dentro das empresas
• Fazer o bem é um bom negócio
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais