Banner
Notícias
Eduardo Peres
Hoje muitos empresários estão interessados em fazer valuation, com diversos objetivos: venda de participações para fundo de investimentos, ou venda para empresas do mesmo segmento, compra de quotas ou, para analisar o valor da empresa e o ganho de capital com iniciativas implementadas. Existem diversas formas de se calcular o valor de uma empresa. Alguns utilizam o valuation como forma de contrapor o fluxo de caixa descontado. Metodologia interessante para analisar o valor contábil da empresa, mas na maioria dos casos, distancia-se muito do valor correto de mercado das quotas, por não considerar a geração de caixa futura, os investimentos que serão realizados, a marca da empresa e a sua capacidade de gerar resultados. A análise de valor pelos ativos, patentes e imobilizado, também é uma forma de analisar a fotografia atual da empresa. É utilizada na venda de empresas em setores regulados, onde é custosa e demorada a obtenção de licenças de operação, e em casos de empresas pré-operacionais já com licenças de operação. Como no caso de análise de valor de empresa pelo patrimônio líquido, não se considera o fluxo de caixa futuro, os retornos sobre os investimentos realizados, a marca e os resultados futuros. Outro método é especialmente interessante por dois motivos: velocidade na avaliação de uma empresa e, quando discutimos negociações para venda de participações, trata-se de padrões de comparativo com outras empresas de mercado que foram negociadas ou estão sendo, no caso de empresas de capital aberto. Já na metodologia de fluxo de caixa descontado, analisamos os ativos operacionais capazes de gerar resultados futuros, os investimentos realizados, os passivos, o endividamento, a marca da empresa, entre outros fatores, para que possamos projetar os fluxos de receita, custos, depreciações, amortizações, despesas financeiras e investimentos para os próximos anos
O estudo dos ativos é uma forma de analisar a fotografia atual do negócio
Dicas
-
• COMO ENTRAR NO MODO MONOTAREFA
O consultor Christian Barbosa sugere planejar sempre os três próximos dias.
• Imposto de Renda 2018: veja dicas para não cair na malha fina
Erros no preenchimento da declaração de Imposto de Renda podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Quem fica nessa situação terá sua restituição de imposto retida até que a situação seja regularizada.
• Venci R$ 80 mil em dívida e, aos 31, estou perto de me tornar milionária
“Minha avó me acostumou a ter gostos refinados.” É assim que a youtuber Júlia Mendonça, 31, descreve sua relação com o dinheiro na infância. Os pais nunca fizeram todas as suas vontades, já a avó era a grande responsável por abastecer seus desejos, uma prática que virou hábito e gerou uma dívida de R$ 80 mil.
• Setor de serviços ficará de fora da mudança do PIS/Cofins
O governo quer diminuir os litígios com as empresas que são tributadas pelo PIS/Cofins. Os dois tributos são uns dos mais complexos do sistema tributário brasileiro e passarão por uma reforma com a proposta de simplificação tributária
• IR 2018: Reúna agora os papéis e tenha chance de receber restituição antes
Não viajou no Carnaval? Então aproveite o feriadão para organizar a papelada do Imposto de Renda de 2018. Assim, fica pronto para apresentar a declaração já no começo de março. Normalmente, quem entrega o IR primeiro tem maiores chances de receber a restituição rapidamente.
• Exclusão no novo Refis das micro e pequenas empresas do Simples Nacional
As micro e pequenas empresas cadastradas no sistema Simples Nacional que estão inadimplentes já estão sendo notificadas pela Receita Federal para acertarem seus débitos. Porém, muitas não têm condições para tal
• Cancelamento da Inscrição do MEI Inadimplente
Será cancelada a inscrição do Microempreendedor Individual – MEI que esteja:
• Distribuição de lucros no Simples Nacional
A isenção de impostos na distribuição de lucros aos sócios é permitida pela legislação tributária, inclusive para os enquadrados no Simples Nacional, desde que sejam observados alguns pontos importantes, como veremos mais adiante.
• Sabe qual relação entre caixa preta e o SPED?
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
• 5 hábitos que você pode adotar agora para controlar melhor suas contas
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.