Banner
Notícias

A gestão financeira eficiente requer um controle bem feito das contas. Não é à toa que, nas empresas, elas têm setores específicos para cada tipo: contas a pagar e contas a receber. Na vida pessoal também é assim. Somente controlando de perto as contas é possível ter uma visão clara sobre a nossa vida financeira. Pra descomplicar, elencamos cinco hábitos, atitudes simples, que você pode adotar no seu dia a dia hoje mesmo:
1. Anotar TODAS as despesas
Pode parecer simples, mas você ficaria surpreso ao ver a quantidade de dinheiro que é escoado com aquelas pequenas comprinhas diárias. Além de ter um controle preciso do destino do seu dinheiro, anotar todas as despesas te dá mais segurança, pois você pode consultar um gasto sempre que necessário.
2. Separar as contas por categorias
Depois que você começou a se habituar com a anotação de todas as suas contas, é hora de dar o próximo passo: categorizá-las. O quanto das suas despesas vai para pagamentos fixos? O quanto é gasto com alimentação? E lazer? Ter essas respostas vai ajudá-lo a ter mais clareza sobre o seu perfil de consumo.
3. Usar a tecnologia em seu favor
Tanto as anotações quanto a separação das contas por categorias podem ser feitas de maneira simples por meio de aplicativos específicos, muitos dos quais disponíveis gratuitamente. Uma dica é habilitar as notificações por SMS para compras com cartões de crédito ou débito, um serviço que é bastante comum.
4. Planejar antes da próxima compra
Para compras que não sejam de necessidade básica, a recomendação é esperar 30 dias antes de efetivá-las. Neste período, avalie os benefícios que aquela compra trará e, se a decisão for sim, prefira o pagamento à vista, desde que você não tenha outras dívidas a pagar, que devem ser a prioridade das suas contas.
5. Mudar a rotina
Nenhuma transformação é possível sem que haja mudança de rotina por quem se propõe a adotar um novo hábito. No início, vale colocar alertas no celular, anotações na mesa de trabalho ou mesmo reservar um horário fixo para se dedicar à gestão financeira diária. Essa disciplina é fundamental para o resultado.
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.
Dicas
-
• COMO ENTRAR NO MODO MONOTAREFA
O consultor Christian Barbosa sugere planejar sempre os três próximos dias.
• Imposto de Renda 2018: veja dicas para não cair na malha fina
Erros no preenchimento da declaração de Imposto de Renda podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Quem fica nessa situação terá sua restituição de imposto retida até que a situação seja regularizada.
• Venci R$ 80 mil em dívida e, aos 31, estou perto de me tornar milionária
“Minha avó me acostumou a ter gostos refinados.” É assim que a youtuber Júlia Mendonça, 31, descreve sua relação com o dinheiro na infância. Os pais nunca fizeram todas as suas vontades, já a avó era a grande responsável por abastecer seus desejos, uma prática que virou hábito e gerou uma dívida de R$ 80 mil.
• Setor de serviços ficará de fora da mudança do PIS/Cofins
O governo quer diminuir os litígios com as empresas que são tributadas pelo PIS/Cofins. Os dois tributos são uns dos mais complexos do sistema tributário brasileiro e passarão por uma reforma com a proposta de simplificação tributária
• IR 2018: Reúna agora os papéis e tenha chance de receber restituição antes
Não viajou no Carnaval? Então aproveite o feriadão para organizar a papelada do Imposto de Renda de 2018. Assim, fica pronto para apresentar a declaração já no começo de março. Normalmente, quem entrega o IR primeiro tem maiores chances de receber a restituição rapidamente.
• Exclusão no novo Refis das micro e pequenas empresas do Simples Nacional
As micro e pequenas empresas cadastradas no sistema Simples Nacional que estão inadimplentes já estão sendo notificadas pela Receita Federal para acertarem seus débitos. Porém, muitas não têm condições para tal
• Cancelamento da Inscrição do MEI Inadimplente
Será cancelada a inscrição do Microempreendedor Individual – MEI que esteja:
• Distribuição de lucros no Simples Nacional
A isenção de impostos na distribuição de lucros aos sócios é permitida pela legislação tributária, inclusive para os enquadrados no Simples Nacional, desde que sejam observados alguns pontos importantes, como veremos mais adiante.
• Sabe qual relação entre caixa preta e o SPED?
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
• 5 hábitos que você pode adotar agora para controlar melhor suas contas
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.