Banner
Notícias

A gestão financeira eficiente requer um controle bem feito das contas. Não é à toa que, nas empresas, elas têm setores específicos para cada tipo: contas a pagar e contas a receber. Na vida pessoal também é assim. Somente controlando de perto as contas é possível ter uma visão clara sobre a nossa vida financeira. Pra descomplicar, elencamos cinco hábitos, atitudes simples, que você pode adotar no seu dia a dia hoje mesmo:
1. Anotar TODAS as despesas
Pode parecer simples, mas você ficaria surpreso ao ver a quantidade de dinheiro que é escoado com aquelas pequenas comprinhas diárias. Além de ter um controle preciso do destino do seu dinheiro, anotar todas as despesas te dá mais segurança, pois você pode consultar um gasto sempre que necessário.
2. Separar as contas por categorias
Depois que você começou a se habituar com a anotação de todas as suas contas, é hora de dar o próximo passo: categorizá-las. O quanto das suas despesas vai para pagamentos fixos? O quanto é gasto com alimentação? E lazer? Ter essas respostas vai ajudá-lo a ter mais clareza sobre o seu perfil de consumo.
3. Usar a tecnologia em seu favor
Tanto as anotações quanto a separação das contas por categorias podem ser feitas de maneira simples por meio de aplicativos específicos, muitos dos quais disponíveis gratuitamente. Uma dica é habilitar as notificações por SMS para compras com cartões de crédito ou débito, um serviço que é bastante comum.
4. Planejar antes da próxima compra
Para compras que não sejam de necessidade básica, a recomendação é esperar 30 dias antes de efetivá-las. Neste período, avalie os benefícios que aquela compra trará e, se a decisão for sim, prefira o pagamento à vista, desde que você não tenha outras dívidas a pagar, que devem ser a prioridade das suas contas.
5. Mudar a rotina
Nenhuma transformação é possível sem que haja mudança de rotina por quem se propõe a adotar um novo hábito. No início, vale colocar alertas no celular, anotações na mesa de trabalho ou mesmo reservar um horário fixo para se dedicar à gestão financeira diária. Essa disciplina é fundamental para o resultado.
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.
Dicas
-
• O fim dos boletos sem registro
Nova plataforma de cobranças da Febraban começa a valer neste segundo semestre.
• 9 atitudes que não deixam sua vida evoluir
Muitos fatores podem determinar o sucesso ou não dos nossos projetos. Confira alguns deles
• 6 dicas para aumentar a sua produtividade
Geronimo Theml, da Academia da Produtividade, mostra as estratégias de quem é produtivo
• Maus costumes que você precisa abandonar para ser mais produtivo
Sabe o botão soneca? Você deveria parar de usá-lo
• Trabalho intermitente: entenda o que significa isto
“No contrato zero hora, o trabalhador fica à disposição 24 horas por dia. O valor a ser pago pode ser fixado de acordo com o horário que será trabalhado ou com o serviço que será feito.”
• Dez erros tributários que podem levar uma empresa à falência
Conheça os erros mais comuns cometidos pelas empresas relacionados à área tributária.
• Trabalho em equipe: 5 desafios a superar
Ao colocar profissionais com elevada competência e comprometimento trabalhando focados em objetivos estratégicos é possível dominar qualquer empresa, em qualquer mercado, contra quaisquer competidores, em qualquer época
• Como a má comunicação pode afetar a produtividade de sua equipe
Tanto a comunicação verbal quanto a não verbal são capazes de aumentar ou diminuir a credibilidade de quem fala
• 12 sinais de que você pode estar sofrendo da Síndrome de Burnout
Também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, ela tem nos workaholics suas vítimas potenciais
• Por que, cedo ou tarde, a Previdência terá que ser reformada
Negar déficit da Previdência é "contabilidade criativa", diz Rogério Nagamine, coordenador de Previdência no Ipea