Banner
Notícias

A gestão financeira eficiente requer um controle bem feito das contas. Não é à toa que, nas empresas, elas têm setores específicos para cada tipo: contas a pagar e contas a receber. Na vida pessoal também é assim. Somente controlando de perto as contas é possível ter uma visão clara sobre a nossa vida financeira. Pra descomplicar, elencamos cinco hábitos, atitudes simples, que você pode adotar no seu dia a dia hoje mesmo:
1. Anotar TODAS as despesas
Pode parecer simples, mas você ficaria surpreso ao ver a quantidade de dinheiro que é escoado com aquelas pequenas comprinhas diárias. Além de ter um controle preciso do destino do seu dinheiro, anotar todas as despesas te dá mais segurança, pois você pode consultar um gasto sempre que necessário.
2. Separar as contas por categorias
Depois que você começou a se habituar com a anotação de todas as suas contas, é hora de dar o próximo passo: categorizá-las. O quanto das suas despesas vai para pagamentos fixos? O quanto é gasto com alimentação? E lazer? Ter essas respostas vai ajudá-lo a ter mais clareza sobre o seu perfil de consumo.
3. Usar a tecnologia em seu favor
Tanto as anotações quanto a separação das contas por categorias podem ser feitas de maneira simples por meio de aplicativos específicos, muitos dos quais disponíveis gratuitamente. Uma dica é habilitar as notificações por SMS para compras com cartões de crédito ou débito, um serviço que é bastante comum.
4. Planejar antes da próxima compra
Para compras que não sejam de necessidade básica, a recomendação é esperar 30 dias antes de efetivá-las. Neste período, avalie os benefícios que aquela compra trará e, se a decisão for sim, prefira o pagamento à vista, desde que você não tenha outras dívidas a pagar, que devem ser a prioridade das suas contas.
5. Mudar a rotina
Nenhuma transformação é possível sem que haja mudança de rotina por quem se propõe a adotar um novo hábito. No início, vale colocar alertas no celular, anotações na mesa de trabalho ou mesmo reservar um horário fixo para se dedicar à gestão financeira diária. Essa disciplina é fundamental para o resultado.
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.
Dicas
-
• Especialistas alertam para novo ataque cibernético
O ataque em curso nesta quarta-feira (17/05) estaria relacionado ao "WannaCry", que afetou mais de 200 mil dispositivos em 150 países na sexta (12/05)
• Bancos terão que oferecer canal para denúncia de ilícitos
As denúncias poderão ser feitas por funcionários, colaboradores, clientes e fornecedores
• 65% dos ataques de hackers miram pequenas empresas, diz estudo
Pouco preparadas para lidar com situação, criminosos cibernéticos miram dados dos clientes; País registrou seis golpes por segundo em 12 meses
• 7 coisas que todo empreendedor deve fazer antes das 7 horas da manhã
O hábito mais importante de todos? Ter uma rotina pela manhã. É o que defende a empreendedora Serenity Gibbons, em artigo publicado na revista Entrepreneur
• Os 6 segredos para ter mais disciplina
Fica a conhecer 6 formas de teres mais disciplina. Assim, poderás alcançar os teus objetivos e ser mais feliz
• Contribuição sindical é obrigatória para todos os profissionais?
Há um jeito para quem não é sindicalizado conseguir barrar alguns dos descontos na folha de pagamento, segundo explica advogado
• O segredo para trabalhar com quem não tem inteligência emocional
Precisa conviver com alguém que só enxerga a si mesmo e fica irritado por qualquer motivo? Respire fundo: há uma saída
• O cansaço mental na vida de empreendedores e colaboradores
Pare agora tudo o que você está fazendo e pense no ritmo que você está levando a sua vida, seja pessoal ou profissional
• Os desafios da reforma trabalhista
O PL traz uma restrição à negociação, qual seja, o respeito às regras de segurança e medicina do trabalho que não podem ser negociadas
• Cinco razões para adotar a gestão eletrônica de seus documentos
Empresas enfrentam problemas na gestão documental por falta de conhecimento sobre como ganhar produtividade