Banner
Notícias
Tente, em 2015, não chamar de consumidores aqueles que compram seus produtos e serviços, mas de cidadãos. Além de uma mudança de palavra, é um câmbio de percepção. Trata-se de reconhecer o poder individual de opinião, organização e mobilização; compreender que o valor das organizações – públicas e privadas – é determinado cada vez mais pelas pessoas. O poder está nas mãos delas. E não há outra saída a não ser dialogar.
De acordo com a pesquisa intitulada Brandshare, conduzida pela agência Edelman de relações públicas em 12 países, Brasil incluído, junto a 15 mil pessoas, uma das principais tendências no relacionamento entre cidadãos e marcas é a participação. A ideia de “conhecer a cozinha do restaurante” espalhou-se para todos os setores, uma vez que desejamos não apenas comprar um produto, mas saber de onde veio, como foi feito e, se possível, participar do seu desenvolvimento e refinamento.
Um exemplo concreto é o projeto Cocriando Natura, em que a gigante de cosméticos abre suas portas para a interferência direta dos indivíduos nos processos de inovação e criação de produtos. A plataforma, que hoje está hospedada no Facebook, ganhou corpo, mostrou-se viável e, em breve, ganhará um espaço próprio para alavancar ainda mais suas interações.
Outras experiências, embora pontuais, já sinalizaram este movimento, como uma promoção de Ruffles para a invenção de um novo sabor para a batata e o projeto Fiat Mio, que se valeu deste contexto para dar à luz um carro totalmente “social”.
Trata-se justamente de um dos aspectos mais demandados pelos respondentes de brandshare: inclusão na concepção de produtos e serviços, bem como transparência sobre as respectivas procedências.
A pesquisa, no entanto, mostra que – mesmo com exemplos já existentes, como de Natura, Fiat e Pepsico, há ainda um longo caminho a trilhar no amadurecimento desta turbulenta e divertida relação entre marcas e cidadãos.
Mas uma coisa é certa: trata-se de um caminho sem volta.
A participação no desenvolvimento de produtos e serviços sugere que há um caminho inevitável para as marcas
Dicas
-
• 5 dicas de saúde que impactam no bem-estar profissional
Devido às pressões e cobranças de quem está inserido no mundo corporativo vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade somada ao sedentarismo e a má alimentação é uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais.
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Segundo consultores, há certos ingredientes que ajudam a alcançar os objetivos profissionais
• 7 lições do futebol que valem para a sua carreira
Diversos princípios do mundo da bola podem guiar sua vida profissional; saiba como agir como um craque fora dos campos
• 10 erros que fazem seu currículo ir para o lixo Recrutadores apontam equívocos comuns em CVs; saiba como evitar uma desclassificação automática da sua candidatura • 4 tarefas que só o dono da empresa deveria ter Especialistas comentam as tarefas que o empreendedor nunca deveria delegar para a equipe • Motivação para obter sucesso nas vendas Permita-se ir além!
Chegou o momento de você iniciar uma nova etapa em sua história. • Liderança e Amor! Esta mensagem é para falarmos de Liderança e Amor !!!
Duas palavras fortes e que podem se fortalecer uma a outra. Vamos ver como? • 10 pecados que roubam tempo precioso de estudo... Dois especialistas em concursos públicos revelam os piores erros cometidos por concurseiros na hora de estudar e que resultam em grandes perdas de tempo • Dicas para um melhor gerenciamento de tempo Como anda o seu tempo? Tem conseguido fazer tudo o que se propõem diariamente? Consegue conciliar vida pessoal e profissional sem que nenhuma delas fique prejudicada? • Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho Lidar com as pressões do dia a dia, inúmeras atividades, colegas de trabalho, entre outras coisas, pode não ser fácil. Com tantas tarefas a cumprir, é normal nos sentirmos desmotivados e estressados em alguns momentos.