Banner
Notícias
Não há como escapar de certos problemas no local de trabalho, a harmonia nem sempre permanece no ambiente e isso pode prejudicar os afazeres do dia. Muitas pessoas se sentem no direito de fazer suas atividades de acordo com que vem à cabeça. Isso é muito comum para funcionários que possuem anos na empresa, alguns costumes e malícias ao longo do tempo vão sendo pleiteado por todos os funcionários, este é o momento onde a falha acontece, pois a falta de gestão e comportamento podem trazer riscos para toda equipe, além da baixa produtividade. Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos.
A psicóloga da Clínica Vivencialle, Letícia Guedes, membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental (ABPMC) explica que é preciso escapar das armadilhas criadas no ambiente de trabalho para conseguir exercer o papel que foi concebido no momento da contratação. “Passamos a maior parte do dia no local de trabalho, é comum rebater discussões e ter desânimo de executar as mesmas atividades cotidianamente, mas também é preciso direcionar o papel de funcionário, saber lidar com pensamentos contrários e ponderar sua visão sobre alguns fatos.”
1. Concentre-se nas suas funções
“Tenha atenção, concentre-se em suas atividades, mas também fique atento ao que te rodeia, pois o bom funcionário é aquele que sabe o que está acontecendo, mas que somente executa sua parte. É preciso estar atento a sua equipe, não veja seu colega de trabalho como um agregado no ambiente de trabalho, é preciso ter visão e dar importância a você e principalmente a sua equipe.”
2. Colega de trabalho não é seu chefe e nem subordinado
“É preciso ter interação com a equipe, saber as responsabilidades de cada um no espaço de trabalho. Não fique de olho no relógio para saber o horário que seu colega chega ou sai do trabalho, não queira saber quanto o novato ganha ou para quanto subirá o salário do seu colega promovido. Querer saber do que não te compete pode gerar confusões.”
3. A grama do vizinho é sempre mais verde
“Existem limites para todos os funcionários, assim como as áreas onde ele executa suas funções. Fofocas nunca são bem recebidas e isso pode gerar conflitos, ficar bisbilhotando o que o colega faz ou deixa de fazer pode colocar em risco seu cargo. Não pense que você trabalha ou dedica mais as suas funções, faça o seu e deixe seu colega de lado.”
4. Resolva com seu colega o problema
“É comum ter um problema com o colega, por isso sempre que tiver algum confronto com ele, tente solucioná-lo com o próprio antes de levar a questão à chefia. Caso contrário, você poderá ser visto como fofoqueiro, antipático e até traidor da confiança de seu líder.”
5. Vista a camisa
“Dentro de uma empresa o que se busca são funcionários que vestem a camisa, que se doam para que ela alcance bons resultados. Para que todos executam como planejado é preciso dar importância e cada qual realizar suas tarefas do modo mais positivo possível, buscando um clima de parceria e cooperatividade. Não pode haver numa equipe de trabalho vaidade, pois todos ali vestem a mesma camisa e jogam o mesmo jogo para obter no final um resultado satisfatório.”
Por muitas vezes a dispensa de funcionários preguiçosos ou briguentos faz se necessário para recompor os trabalhos
Dicas
-
• 12 dicas infalíveis para se tornar uma pessoa resiliente
Você é estressado e tem hábitos autossabotantes? Vive intoxicado pelas próprias atitudes tomadas no dia a dia? Então, conheça a resiliência e veja como ela pode ser útil em sua vida
• Onde você se vê daqui 100 anos?
Para muitas pessoas, sucesso é sinônimo de dinheiro no bolso, mas será que essa é mesmo a melhor definição de sucesso?
• 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho
Vamos nos tornar pessoas e profissionais melhores, começando com as 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho.
• Insatisfação do consumidor: é melhor prevenir do que remediar
Quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo
• As armadilhas da liderança
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
• Dicas para falar com objetividade
Comunicação é a base de tudo!
• Dois exercícios para repensar a motivação em vendas
Só que a coisa geralmente é tratada de maneira muito superficial. O problema da motivação superficial é que ela rapidamente se esvai. Então quero propor uma série de exercícios para fomentar a motivação do jeito correto.
• 10 atitudes positivas para o sucesso profissional
Costumo dizer em treinamentos e consultorias que, na maioria das vezes, os profissionais são demitidos por más atitudes e não por deficiências técnicas ou maus resultados.
• Por que atitude é mais importante que inteligência?
Será que o sucesso só existe para pessoas inteligentes? Descubra abaixo que sem atitude você não vai para lugar algum e que vale a pena se arriscar
• Empresas poderão fazer acordos trabalhistas
Sua empresa tem ação tramitando na Justiça do Trabalho e quer conciliar? O prazo para apresentar os processos que serão alvo de acordos ao longo da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista vai até o dia 13 de maio.