Banner
Notícias
A comunicação está presente na vida do homem desde os tempos mais longínquos. A forma a qual ela é feita vem sendo mudada e aperfeiçoada com o passar do tempo, mas a sua importância é sabida desde os tempos mais primórdios – afinal, os homens precisavam se comunicar e viver em grupo para sobreviver aos animais ferozes e catástrofes naturais. Hoje os perigos são outros, e mesmo que o ser humano considere-se independente, ele passará por algum momento em que precisa trocar informações com outra pessoa – ou seja, independente do motivo, a comunicação continua exercendo papel essencial na vida de todos.
Uma das formas de comunicação mais valorizadas atualmente é o relacionamento interpessoal, um conceito que significa uma relação entre duas ou mais pessoas, que pode estar inserido em um âmbito familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade. “O relacionamento interpessoal implica em uma relação social, que pode ser de diferentes níveis e envolver diversos sentimentos e emoções”, explica o psicólogo e coach, João Alexandre Borba, que complementa, “e hoje, saber ter um bom relacionamento interpessoal com as pessoas que estão a sua volta é uma característica extremamente valorizada – principalmente no mundo dos negócios”.
O mercado está cada vez mais competitivo, e as habilidades que cada um tem em seu currículo podem não ser mais o suficiente na hora de garantir um bom emprego. “As boas experiências anteriores continuam somando muitos pontos na hora de conquistar um emprego – mas, para mantê-lo, é preciso mais do que um currículo recheado, criatividade e força de vontade: é preciso saber se comunicar e se relacionar com seus chefes, colegas e possíveis subordinados”, comenta o coach.
Não é a toa que aqueles que são considerados bons chefes possuem uma capacidade extrema de comunicação e relacionamento – afinal, eles precisam ter o comando da equipe na hora de exigir algo. “Um chefe que não sabe dar ordens, explicar de forma clara as ações que devem ser feitas ou fornecer feedback para seus colaboradores com certeza não terá o controle de sua equipe – e isso poderá lhe causar prejuízos. Por outro lado, um funcionário que não consegue responder de forma clara o seu chefe, compartilhar suas ideias, ser ativo durante reuniões e ter um bom relacionamento dentro da empresa também está em desvantagem e corre riscos”, exalta Borba.
O psicólogo lembra que existem sim pessoas que possuem uma maior facilidade na hora de se relacionar com outras pessoas – mas que essa é uma característica que pode ser desenvolvida por todos, mesmo que alguns precisem da ajuda de um profissional para isso. “Para ter sucesso nesse objetivo, a pessoa deve sempre se lembrar da importância que um bom relacionamento com aqueles a sua volta traz. Rapidamente, consigo listar vários motivos que podem servir como motivação para que a comunicação seja efetiva: melhora e aumento do ciclo de networking; conhecimento de novas culturas; aprendizagem de coisas novas; perder – ou pelo menos minimizar – a inibição e a timidez; autoconhecimento e confiança – afinal, quando sua voz é ouvida, você sente-se mais imponente; possibilidade de desenvolver novas ideias e quebrar paradigmas, etc”, conclui Borba.
E você, o que está esperando para comunicar-se e relacionar-se de forma efetiva?
Entenda os motivos que fazem a comunicação ser tão valorizada no mundo atual
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista