Banner
Notícias
A busca por projetos que causem impacto positivo na sociedade é cada vez mais intensa. Hoje, o equilíbrio entre lucro e relevância social é uma realidade do empreendedorismo no país. Nesse cenário, encontramos uma nova figura: o empreendedor social.
“O Empreendedor Social aponta tendências e traz soluções inovadoras para problemas do cotidiano em diversos âmbitos, seja de mobilidade, meio-ambiente ou de desenvolvimento econômico, seja por enxergar um problema que ainda não é reconhecido pela sociedade ou por vê-lo por meio de uma perspectiva diferenciada”, afirmam Michelle Fidelholc e Isabela Carvalho, coordenadoras da organização de apoio a empreendedores sociais Ashoka Brasil.
As especialistas dão dicas que podem ajudar no caminho de pessoas que querem se tornar empreendedores sociais:
1. Identificar o problema
Identifique a demanda social em que deseja trabalhar e analise os componentes que levam a esse problema. Saber o que deve ser “combatido” ajuda a estabelecer uma estratégia de ação.
2. Público beneficiado
Conheça o público que vai ser beneficiado com a solução pretendida. Não basta ter uma ideia distante de quem são, suas culturas, seus valores. É preciso ir além do superficial. O conhecimento popular é muito valioso, e às vezes a solução pode ser uma adaptação do que já está sendo feito, aliado com conhecimentos externos. A metodologia de Design Thinking, por exemplo, fornece algumas ferramentas de empatia pra tentar entender o beneficiário. O mais importante aqui é ter respaldo, apoio e constante feedback do público beneficiário.
3. Projeto elaborado e definido
Desenhe um projeto que inclua objetivos, plano de captação de recursos ou sustentabilidade financeira, ações objetivas, número de pessoas envolvidas, comunicação e indicadores de impacto.
4. Trabalho em equipe
Envolva os beneficiários, apresente seus projetos e os convide para fazer parte da co-criação. Eles devem ser vistos como as grandes fontes de informação e devem ser parte inerente das ações que estarão em andamento.
5. Recursos
A captação de recursos é uma das áreas mais complicadas. Algumas maneiras de financiar projetos são: 1) editais; 2) parceria com empresas e poder público; 3) crowdfunding; 4) pagamento de pequenas contribuições pelos beneficiários, no caso de produtos.
No entanto, aqui é preciso lembrar que as redes de colaboração têm funcionado muito no que se refere a levantar recursos. Vale identificar todas as redes e grupos que também estejam trabalhando naquela área. Quando falamos de impacto social, colaboração é mais efetivo do que competição.
6. Comunicação e apresentação
Uma comunicação bem estruturada pode não somente gerar visibilidade para o projeto, mas também atrair parceiros, voluntários, colaboradores e inspirar pessoas a desenvolverem projetos que se aliem ao seu. Quanto maior o impacto de um projeto e mais pessoas envolvidas, maiores as chances de ganhar atenção de grandes empresas e do poder público, o que potencializa os movimentos de transformação sistêmica.
7. Trabalho em equipes
Equipes multidisciplinares ajudam a inovar e a ver oportunidades onde há crise. Promova diversidades no seu time e crie canais de comunicação entre ele, para que todos se sintam empoderados e responsáveis pelo êxito final do projeto
8. Feedbacks
No fim de cada ação, recolha feedbacks e sugestões de todos os envolvidos. Analise os resultados desses feebacks, compare com os objetivos iniciais do projeto e veja o que ainda pode ser melhorado. É importante saber que muitos imprevistos vão acontecer mas que pesquisas e conversas de feedbacks podem tornar o processo mais preciso.
Saiba como estruturar projetos de impacto social e financeiramente sustentáveis
Dicas
-
• Empreendedorismo contábil e o fim do “Samba de uma nota só”
Sped, eSocial, Bloco K, e-Financeira, EFD-Reinf
• A Relevância De Um Líder Coach Para A Geração Y
No atual cenário de trabalho, o coaching funciona como ferramenta para identificar e motivar talentos da geração
• Seja uma pessoa de resultado
Viver é isso : ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. Frase mais sensata que li nesses últimos anos de autoria de Jean-Paul Sartre
• Os 6 passos da Jornada de Relacionamento com o Cliente
O processo de relacionamento com o cliente não acontece somente após a venda: é um processo contínuo que se inicia em seu primeiro contato, muito antes da venda.
• Confira dicas para crescer na empresa mesmo em tempos de crise
Se atualizar e fazer cursos é essencial.
Pesquisa feita com 3.894 líderes revela as atitudes importantes. • 5 hábitos das pessoas inovadoras Sabe aquela pessoa que sempre aparece com ideias originais para resolver algum problema? Ou aquelas vezes em que vemos algo novo e pensamos “por que eu não pensei nisso antes?”. Pois é, essas ideias geralmente vêm de pessoas inovadoras • Marketing: como divulgar o meu escritório de contabilidade? Com o avançar intenso e cada vez mais veloz da comunicação, o público possui acesso fácil e rápido às informações que precisa, em qualquer momento e lugar. • Os 10 ladrões de energia ! Você acredita que as pessoas roubam sua energia ou que precisa se proteger da energia pesada dos outros ou ainda, que está sempre carregado de energias negativas vinda de outras pessoas? Isto pode ser o seu padrão mental necessitando ser transformado. • O que o empreendedor precisa saber sobre segurança de dados após abrir sua empresa Muitas preocupações passam pela cabeça do empreendedor ao abrir uma empresa, estoque, capital de giro, plano de negócio, orçamentos, marketing, etc • Como funciona a adoção de novas ideias? Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?