Banner
Notícias
Um mau chefe pode ocasionar váriosproblemas ao funcionamento de uma empresa, afetando os funcionários de maneira que eles se sintam estressados, diminuindo a sua produtividade e a eficiência no trabalho.
Um bom relacionamento entre chefes e empregados é fundamental no ambiente de trabalho, onde deve ser construída uma forte relação de confiança entre a equipe. E é exatamente essa relação que possibilita o alcance do sucesso profissional.
Confira a seguir as 10 principais características de um bom chefe, de acordo com um especialista em relacionamentos:
1 - Acompanhe os seus funcionários
Um bom chefe é aquele que caminha lado a lado com sua equipe, garantindo que os funcionários estejam sempre no caminho certo.
2 - Reconheça as habilidades da sua equipe
Saiba reconhecer os principais talentos e habilidades em cada um de seus funcionários. Procure descobrir quais são as suas ambições e quais as atividades ele mais aprecia. Assim, você mostra que conhece as pessoas com quem trabalha.
3 - Admita os seus erros
Ao invés de transferir a culpa a um outro funcionário, saiba admitir as suas próprias falhas à equipe.
4 - Seja amigável
Procure ser atencioso e amigável com a equipe, ajudando-a a resolver os problemas pendentes.
5 - Comunique-se
Procure ter uma comunicação eficaz com os funcionários. Esteja certo de que a sua explicação foi clara, pois isso evita o surgimento de problemas futuros.
6 - Evite reuniões desnecessárias
Faça reuniões somente quando necessário. Saber a hora certa para realizar meetings otimiza o tempo e a produtividade da equipe.
7 - Mantenha o foco nas pequenas conquistas
Valorize as pequenas conquistas. Isso encoraja a equipe a mover-se em direção às principais metas da empresa.
8 - Saiba ouvir
Saiba ouvir diferentes opiniões, sem interrompê-las. Esteja aberto para escutar as sugestões dos seus colegas, mesmo que elas contrariem o seu ponto de vista.
9 - Dê um feedback imediato
Um bom chefe dá um feedback imediato tanto dos acertos, quanto dos erros cometidos pela sua equipe. Não espere até a avaliação de desempenho para dar a sua opinião
10 - Seja flexível
Em caso de problemas pessoais, de ordem familiar ou de saúde, por exemplo, permita uma maior flexibilidade para que o funcionário tenha tempo para resolvê-los. Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar da sua equipe, e fará com que você seja mais valorizado por ela.
Não espere mais. Aplique essas dicas em sua carreira e seja um ótimo chefe em 2015!
Certas atitudes definem um gestor competente e bem sucedido; saiba quais são elas
Dicas
-
• 5 ações motivadoras na gestão de talentos
Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe. Afinal, estes dois ingredientes é que vão ligar o sonho à realização
• Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender
Esperar o inesperado e adaptar-se: empresária ensina novos empreendedores a se preparem para surpresas e obstáculos
• Trabalhar até os 80 - Você está preparado?
Projeto de lei pretende tornar a contratação de pessoas com mais de 60 anos atraente para as empresas. E incentivar os aposentados a uma nova carreira
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• 9 coisas bobas que roubam as suas energias – e que você deveria parar de fazer
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
• Você nunca olhará para trás, uma vez que alcançar o sucesso, querendo ter evitado o desconforto que você teve naquele momento
O custo da grandiosidade é a dor. O custo da liberdade é a perda. O custo de seguir em frente é tentar e fracassar e tentar novamente. Você não pode ter mais se não tiver menos inicialmente.
• Terceirização: Tendência nas relações trabalhistas
Processo considerado inevitável pela maioria dos especialistas neste tema, a terceirização é uma tendência que ocorrerá gradualmente no Brasil
• Aprenda a superar seus pontos fracos no trabalho
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
• Menos humanos, mais humanidade: o futuro do atendimento
As máquinas são o futuro do atendimento? Com tantos dados apontando para um atendimento ao cliente cada vez mais automatizado, qual o papel das relações humanas no processo?