Banner
Notícias
Um mau chefe pode ocasionar váriosproblemas ao funcionamento de uma empresa, afetando os funcionários de maneira que eles se sintam estressados, diminuindo a sua produtividade e a eficiência no trabalho.
Um bom relacionamento entre chefes e empregados é fundamental no ambiente de trabalho, onde deve ser construída uma forte relação de confiança entre a equipe. E é exatamente essa relação que possibilita o alcance do sucesso profissional.
Confira a seguir as 10 principais características de um bom chefe, de acordo com um especialista em relacionamentos:
1 - Acompanhe os seus funcionários
Um bom chefe é aquele que caminha lado a lado com sua equipe, garantindo que os funcionários estejam sempre no caminho certo.
2 - Reconheça as habilidades da sua equipe
Saiba reconhecer os principais talentos e habilidades em cada um de seus funcionários. Procure descobrir quais são as suas ambições e quais as atividades ele mais aprecia. Assim, você mostra que conhece as pessoas com quem trabalha.
3 - Admita os seus erros
Ao invés de transferir a culpa a um outro funcionário, saiba admitir as suas próprias falhas à equipe.
4 - Seja amigável
Procure ser atencioso e amigável com a equipe, ajudando-a a resolver os problemas pendentes.
5 - Comunique-se
Procure ter uma comunicação eficaz com os funcionários. Esteja certo de que a sua explicação foi clara, pois isso evita o surgimento de problemas futuros.
6 - Evite reuniões desnecessárias
Faça reuniões somente quando necessário. Saber a hora certa para realizar meetings otimiza o tempo e a produtividade da equipe.
7 - Mantenha o foco nas pequenas conquistas
Valorize as pequenas conquistas. Isso encoraja a equipe a mover-se em direção às principais metas da empresa.
8 - Saiba ouvir
Saiba ouvir diferentes opiniões, sem interrompê-las. Esteja aberto para escutar as sugestões dos seus colegas, mesmo que elas contrariem o seu ponto de vista.
9 - Dê um feedback imediato
Um bom chefe dá um feedback imediato tanto dos acertos, quanto dos erros cometidos pela sua equipe. Não espere até a avaliação de desempenho para dar a sua opinião
10 - Seja flexível
Em caso de problemas pessoais, de ordem familiar ou de saúde, por exemplo, permita uma maior flexibilidade para que o funcionário tenha tempo para resolvê-los. Isso mostra que você se preocupa com o bem-estar da sua equipe, e fará com que você seja mais valorizado por ela.
Não espere mais. Aplique essas dicas em sua carreira e seja um ótimo chefe em 2015!
Certas atitudes definem um gestor competente e bem sucedido; saiba quais são elas
Dicas
-
• Decreto deve reduzir espera por troca de produto com defeito a até 12 dias
O governo e o setor produtivo chegaram finalmente a um acordo sobre a lista de produtos que devem ter a troca acelerada em caso de defeito.
• O pagamento do pró-labore é obrigatório?
Diferente do salário, o pró-labore não implica na obrigação do pagamento de 13º salário, FGTS, férias e outros benefícios trabalhistas.
• 10 passos para transformar sua equipe e ambiente de trabalho
Contratar apenas pessoas melhores que você é um deles
• Muito além do Facebook: sua empresa precisa estar nas outras redes sociais
Marcar presença nas mídias sociais deixou de ser uma escolha, virou necessidade. E é preciso atuar várias delas para obter retorno. Conheça os exemplos da Starbucks e da Imaginarium
• Pare de arrumar desculpas e supere suas metas
Pare de procurar culpados, olhe para dentro de si, mexa-se, inove e maximize sua performance
• Empreendedorismo de batom e salto alto
Em comum, elas trazem a marca da autoconfiança
• Como não cair na 'malha fina' da Receita Federal
O professor de finanças da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas dá dicas para os contribuintes não caírem na “malha fina".
• Saiba utilizar o Funil de Marketing Digital para potencializar seus negócios
Conheça profissionais que utilizam essa poderosa estratégia de vendas e descobriram um novo meio de conquistar clientes.
• Quem se comunica (demais) se trumbica
Facebook, Twitter, Instagram e outros tantos sites expõem nossos momentos profissionais, amizades, vida em família, preferências políticas e até questões existenciais
• Como o fim da desoneração pode afetar os custos de sua empresa
Companhias de 56 segmentos que desde 2011 foram beneficiadas com redução de encargos sobre a folha de pagamento agora perdem parte dessa vantagem