Banner
Notícias
César Souza
A cada ano que passa, vemos mais e mais pessoas empreendendo ou que dizem ter vontade de empreender. Existem pesquisas que mostram que mais da metade dos brasileiros fazem parte de desse time. Tanto é que temos mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas em nosso país – que são o verdadeiro motor da nossa economia.
Na minha trajetória, tenho encontrado milhares de pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e carregam consigo uma bela história de sucesso para contar. Mas conheço outro tanto que ainda precisa se preparar melhor e mal identificam que passos devem dar para se tornarem reais empreendedores.
Em linhas gerais, ouso aqui classificar os empreendedores em cinco tipos de DNA, de acordo com o quanto os seus sonhos estão conectados com a realidade. Veja se concorda comigo.
Tipo 1 – “Gostaria de Ser Empreendedor, mas não é”
Tem sonhos pouco claros e execução pouco definida. Pouca iniciativa acompanhada de muita disciplina e humildade. É bom de relacionamentos. Julga-se empreendedor mas não é de fato pois não sabe onde quer chegar e nem como chegar lá. Não sonha com os olhos abertos e tampouco se prepara para desfrutar de oportunidades quando surgem.
Tipo 2 – “Parceiro do Empreendedor”
Possui sonhos pouco definidos, mas é um excelente executor. Está mais para executivo que para empreendedor. É um bom planejador por ter habilidades para negociação e formação de equipes. Tem disciplina e humildade. Valoriza o processo mas não sabe ao certo onde quer chegar. É incapaz de ousadias e prefere estabelecer ou cumprir regras. Oferece bom apoio ao sonho dos outros. Excelente parceiro para o empreendedor impetuoso.
Tipo 3- “Empreendedor Impetuoso”
É aquele que tem muitos sonhos muito bem definidos, mas não os planeja, nem os executa bem. Quer fazer tudo ao mesmo tempo, atropela as prioridades e vive com pressa. É idealista, porém desorganizado, correndo sempre riscos de dar o passo maior que a perna. Altas doses de iniciativa, criatividade, capacidade de sonhar alto, paixão pelo que inventa, alta tolerância a incerteza, percepção de oportunidades aguçada. Baixa humildade, pouca paciência e alta dispersão.
Tipo 4 – “Empreendedor Moderado”
Este é aquele empreendedor que já tem um pouco mais os pés no chão. Com sonhos bem definidos, sabe como chegar lá. Do tipo incremental, dá passos seguros. Um negócio de cada vez, com persistência e certa dose de humildade. Tem capacidade para negociar e as vezes se permite ousar. Percebe oportunidades mas associa-se a outros empreendedores mais arrojados.
Tipo 5 – “Empreendedor Pleno”
Este sim tem sonhos muito bem definidos e execução muito bem planejada e realizada. Sabe onde quer chegar e exatamente como chegar lá. Cria novos negócios. Percebe oportunidades. Planeja, escolhe parceiros adequados, tem a ousadia na medida certa da responsabilidade. Toma as rédeas dos negócios e faz acontecer com competência. Tem foco nas prioridades, apaixona-se pelas causas. Tem liderança, carisma e uma longa história, provavelmente de sucesso, pela frente.
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Que tipo de empreendedor é mais próximo das suas características? O que você precisa fazer para se transformar em um empreendedor pleno?
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Dicas
-
• Empreendedorismo contábil e o fim do “Samba de uma nota só”
Sped, eSocial, Bloco K, e-Financeira, EFD-Reinf
• A Relevância De Um Líder Coach Para A Geração Y
No atual cenário de trabalho, o coaching funciona como ferramenta para identificar e motivar talentos da geração
• Seja uma pessoa de resultado
Viver é isso : ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. Frase mais sensata que li nesses últimos anos de autoria de Jean-Paul Sartre
• Os 6 passos da Jornada de Relacionamento com o Cliente
O processo de relacionamento com o cliente não acontece somente após a venda: é um processo contínuo que se inicia em seu primeiro contato, muito antes da venda.
• Confira dicas para crescer na empresa mesmo em tempos de crise
Se atualizar e fazer cursos é essencial.
Pesquisa feita com 3.894 líderes revela as atitudes importantes. • 5 hábitos das pessoas inovadoras Sabe aquela pessoa que sempre aparece com ideias originais para resolver algum problema? Ou aquelas vezes em que vemos algo novo e pensamos “por que eu não pensei nisso antes?”. Pois é, essas ideias geralmente vêm de pessoas inovadoras • Marketing: como divulgar o meu escritório de contabilidade? Com o avançar intenso e cada vez mais veloz da comunicação, o público possui acesso fácil e rápido às informações que precisa, em qualquer momento e lugar. • Os 10 ladrões de energia ! Você acredita que as pessoas roubam sua energia ou que precisa se proteger da energia pesada dos outros ou ainda, que está sempre carregado de energias negativas vinda de outras pessoas? Isto pode ser o seu padrão mental necessitando ser transformado. • O que o empreendedor precisa saber sobre segurança de dados após abrir sua empresa Muitas preocupações passam pela cabeça do empreendedor ao abrir uma empresa, estoque, capital de giro, plano de negócio, orçamentos, marketing, etc • Como funciona a adoção de novas ideias? Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?