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César Souza
A cada ano que passa, vemos mais e mais pessoas empreendendo ou que dizem ter vontade de empreender. Existem pesquisas que mostram que mais da metade dos brasileiros fazem parte de desse time. Tanto é que temos mais de 5 milhões de pequenas e médias empresas em nosso país – que são o verdadeiro motor da nossa economia.
Na minha trajetória, tenho encontrado milhares de pessoas que realmente sabem o que estão fazendo e carregam consigo uma bela história de sucesso para contar. Mas conheço outro tanto que ainda precisa se preparar melhor e mal identificam que passos devem dar para se tornarem reais empreendedores.
Em linhas gerais, ouso aqui classificar os empreendedores em cinco tipos de DNA, de acordo com o quanto os seus sonhos estão conectados com a realidade. Veja se concorda comigo.
Tipo 1 – “Gostaria de Ser Empreendedor, mas não é”
Tem sonhos pouco claros e execução pouco definida. Pouca iniciativa acompanhada de muita disciplina e humildade. É bom de relacionamentos. Julga-se empreendedor mas não é de fato pois não sabe onde quer chegar e nem como chegar lá. Não sonha com os olhos abertos e tampouco se prepara para desfrutar de oportunidades quando surgem.
Tipo 2 – “Parceiro do Empreendedor”
Possui sonhos pouco definidos, mas é um excelente executor. Está mais para executivo que para empreendedor. É um bom planejador por ter habilidades para negociação e formação de equipes. Tem disciplina e humildade. Valoriza o processo mas não sabe ao certo onde quer chegar. É incapaz de ousadias e prefere estabelecer ou cumprir regras. Oferece bom apoio ao sonho dos outros. Excelente parceiro para o empreendedor impetuoso.
Tipo 3- “Empreendedor Impetuoso”
É aquele que tem muitos sonhos muito bem definidos, mas não os planeja, nem os executa bem. Quer fazer tudo ao mesmo tempo, atropela as prioridades e vive com pressa. É idealista, porém desorganizado, correndo sempre riscos de dar o passo maior que a perna. Altas doses de iniciativa, criatividade, capacidade de sonhar alto, paixão pelo que inventa, alta tolerância a incerteza, percepção de oportunidades aguçada. Baixa humildade, pouca paciência e alta dispersão.
Tipo 4 – “Empreendedor Moderado”
Este é aquele empreendedor que já tem um pouco mais os pés no chão. Com sonhos bem definidos, sabe como chegar lá. Do tipo incremental, dá passos seguros. Um negócio de cada vez, com persistência e certa dose de humildade. Tem capacidade para negociar e as vezes se permite ousar. Percebe oportunidades mas associa-se a outros empreendedores mais arrojados.
Tipo 5 – “Empreendedor Pleno”
Este sim tem sonhos muito bem definidos e execução muito bem planejada e realizada. Sabe onde quer chegar e exatamente como chegar lá. Cria novos negócios. Percebe oportunidades. Planeja, escolhe parceiros adequados, tem a ousadia na medida certa da responsabilidade. Toma as rédeas dos negócios e faz acontecer com competência. Tem foco nas prioridades, apaixona-se pelas causas. Tem liderança, carisma e uma longa história, provavelmente de sucesso, pela frente.
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Que tipo de empreendedor é mais próximo das suas características? O que você precisa fazer para se transformar em um empreendedor pleno?
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
Dicas
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• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
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Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
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A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista