Banner
Notícias
A empresa cresceu, surgiram novos cargos, é época de fim de ano e a demanda aumentou, alguns colaboradores antigos estão de férias ou foram demitidos, alguns profissionais obtiveram uma promoção e é preciso outra pessoa para ocupar o cargo antigo, etc. São inúmeros os motivos que podem fazer com que uma empresa precise contratar novos funcionários – e esse período nem sempre é fácil, tanto para a instituição quanto para as pessoas que estão a procura de uma recolocação no mercado.
Porém, para passar por esse processo de forma mais rápida e efetiva, hoje já existem inúmeras ferramentas na hora de procurar um bom candidato – e na hora de concorrer a uma vaga de emprego. E, coincidentemente ou não, várias dessas ferramentas estão online. Segundo João Vitor Gasparetto, Gestor de Carreira e Master Coach da Outliers Careers, a tecnologia, em menos de dez anos, mudou definitivamente a vida de todos, e aqueles que trabalham no RH das empresas também sentiram esse baque. Uma das mudanças mais bruscas e importantes sentidas nesse curto período do tempo diz respeito às redes sociais, que possuem um papel cada vez mais importante na busca por novos talentos.
Uma boa opção tanto para candidatos quanto para as empresas na hora em que surgem novas vagas é apostar na internet. “Redes sociais como o Facebook e o LinkedIn, por exemplo, permitem que as empresas localizem profissionais com o perfil que tanto desejam para integrarem seus times. No Facebook existem inúmeros grupos voltados para vagas de emprego – e sua empresa pode publicar nesses grupos o perfil do profissional que deseja – e o LinkedIn serve, entre outras inúmeras funções, como uma espécie de Currículo Online, que está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, e também auxilia na hora de avaliar todo o histórico profissional da pessoa – quando o seu perfil for bem elaborado com todas as informações necessárias, é claro,” comenta Gasparetto.
A busca de profissionais com o auxílio das redes sociais só tende a crescer, e, quando a empresa não utiliza a internet a seu favor, ou quando o profissional não aproveita a web como uma vitrine do mercado de trabalho, eles tendem a ser deixados para trás – e superados por instituições e pessoas que já se adaptaram a esses novos meios.
Algumas orientações que Gasparetto oferece para que as empresas utilizem todo o potencial da internet na hora de encontrar bons profissionais são:
01. Divulgar as vagas da sua empresa de forma eficiente – destacando isso em sua fanpage, em bons grupos do Facebook e investindo no LinkedIn, por exemplo;
02. Deixar bem definidas as possíveis funções, atividades e responsabilidades que são requeridas para conquistar a vaga;
03. Fazer uma boa filtragem dos candidatos antes das entrevistas pessoais – utilizando a tecnologia nesse processo, afim de minimizar os custos e agilizar o processo, ou seja, vasculhando sobre o perfil do profissional em redes sociais e, caso haja maior interesse, fazendo uma entrevista prévia via webcam;
04. Manter um banco de dados atualizados para potenciais candidatos;
05. Sempre verificar as referências antes de contratar de forma efetiva um candidato.
As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica