Banner
Notícias
Com a grande quantidade de ofertas disponíveis no mercado em todas as áreas, para conseguir ?notoriedade no mundo dos negócios é preciso se destacar, conquistar clientes e, mais do que isso, dominar a melhor forma de construir uma marca e vender seu produto. A tendência estimula o surgimento de novos estudos e métodos que auxiliam na hora da divulgação da empresa ou serviço – e uma dessas abordagens que está em alta é o Funil de Marketing Digital.
Em resumo, essa é uma estratégia de vendas que possibilita o melhor direcionamento dos esforços de marketing, devido à segmentação possibilitada pelas ferramentas digitais. Consequentemente, os negócios atingem com precisão o público desejado, ocasionando o aumento considerável das vendas.
Por conta disso, o Funil de Marketing Digital é algo que merece atenção e conhecimento daqueles que desejam consolidar-se no mercado e aumentar seu faturamento. “O nome é esse porque, assim como o item doméstico, o funil de vendas começa largo e vai diminuindo, para, ao final, chegar aos seus consumidores reais”, resume Felipe Pereira, doutor em administração e especialista em marketing e negócios digitais.
O Funil de Marketing Digital é dividido em três fases – topo, meio e fundo - e cada etapa precisa de uma abordagem diferente para que o objetivo alcançado seja aquele desejado. "A parte de fora do funil representa a maioria dos usuários da internet, aqueles que não conhecem o seu negócio. Esses internautas não são considerados um cliente em potencial, por serem estranhos à marca. Exatamente por isso, nessa fase é importante estimular o internauta a entrar no topo do funil e começar a conhecer a empresa", sugere Pereira.
Isso é feito a partir da criação de um conteúdo de qualidade e atrativo. Exemplos bons de como atingir esse público – que nem sempre conhece ou está interessado no produto ou serviço - são?:? realizar anúncios em canais como o Google Adwords, o Facebook Ads ou o Youtube Ads; fazer posts em blogs; e publicar conteúdo relevante em redes sociais. Isso porque esses conteúdos são os grandes responsáveis por fazerem com que o leitor desinformado entre no funil e possa vir a ser um futuro consumidor.
As pessoas que entram em contato essa comunicação, e se interessam, entram no Funil de Marketing Digital. Nesse momento, elas estão no topo do funil e são considerados visitantes, pois estão no site ou rede social da empresa. "É um público que tem algum interesse nos produtos e serviços, mas ainda não o suficiente para comprar. Nesse estágio, é necessário transformar esse visitante em lead, o que é realizado obtendo algum ponto de contato", resume. Isso normalmente é realizado estimulando as pessoas a cadastrarem seu e-mail ou telefone em troca de uma recompensa, como um conteúdo em vídeo, e-book ou infográfico.
As pessoas que se cadastram passam para o meio do funil. Nessa etapa, a empresa pode entrar em contato com a lead através de e-mail, ligação, SMS ou WhatsApp, para entregar conteúdo que mostre as necessidades do cliente em potencial e os benefícios que ele obtém com os produtos e serviços da empresa. "Porque eu preciso do seu produto? Ele é a melhor opção pra mim? Esses são questionamentos que devem ser respondidos nessa altura, afinal, antes de comprar qualquer coisa, o cliente precisa sentir que necessita disso e quer que suas dúvidas sejam bem respondidas", lembra Pereira. Nessa fase, o importante é apostar em conteúdos informativos e específicos para um público que já tem informações básicas sobre a sua empresa, além de provas de que o produto funciona, como depoimentos e cases de outros clientes.
Esse conteúdo vai gerando confiança e firmando o relacionamento com parte das leads, que acabam se interessando pelos produtos e serviços da empresa e passando para o fundo do Funil de Marketing Digital. "Os que chegam ao fundo do funil se tornam clientes, mas não é hora de esquecê-los. É mais barato realizar novas vendas para um cliente atual do que adquirir um novo cliente e a entrega de um ótimo produto ou serviço juntamente com um pós-venda de qualidade tornará os clientes fieis, estimulando tanto novas compras quanto a indicação de outros clientes”, explica o especialista. Uma boa dica é entregar mais do que prometeu e fazer ofertas específicas para quem já comprou, o que é favorecido por ferramentas que automatizam a comunicação de acordo com o perfil do cliente.
Casos de sucesso: profissionais que investiram no Funil de Marketing Digital e obtiveram sucesso
Com o objetivo de atingir seu público certeiro e vender seu serviço para um maior número de pessoas, Cintia Seabra, master coach e psicóloga clínica, apostou na técnica do Funil de Marketing Digital para vender seu Programa de Emagrecimento. Seguindo a técnica do topo, meio e fundo do funil, Seabra conquistou clientes por meio da divulgação digital de conteúdos de alta relevância – como e-books e/ou eventos online. “Quando a pessoa se interessava pelo conteúdo, ela deveria se cadastrar preenchendo um questionário simples”, comenta ela, que, dessa forma, passou da primeira etapa para a segunda etapa do funil.
Trabalhando dessa forma desde junho de 2014, hoje a profissional já possui uma lista de 16.540 pessoas cadastradas com dupla confirmação - ou seja, elas se cadastram e recebem automaticamente um email de confirmação. Seabra começou do zero e chegou ao número apresentado acima, sendo que, durante esse período, seu faturamento bruto foi em média de R$80.000,00, somando o seu programa principal - seu cargo chefe - que custa R$497, sendo parceira na divulgação de outros produtos/programas e montando um Super Grupo Online de Emagrecimento com 12 mulheres participantes. "Utilizei diversas estratégias, como campanhas patrocinadas no Facebook oferecendo a minha recompensa digital ou convidando para eventos online gratuitos", comenta.
Mas Seabra não é a única a utilizar esse método e estar satisfeita com o resultado. Sérgio Ricardo Rocha, mais conhecido como Dr. Vendas, palestrante e atuante em consultoria empresarial e coaching, também apostou no Funil de Marketing Digital para vender seus serviços – e o resultado não poderia ser melhor.
Trabalhando há um ano e meio com essa técnica, Rocha diz que hoje possui 13.275 pessoas que se cadastram para receber os e-mails de sua empresa, e, assim como Seabra, ele apostou em anúncios no Facebook, entre outros métodos, como a otimização de conteúdo para ser encontrado nos sites de busca, para atrair o seu o público alvo.
"A partir de então, o cliente se cadastra em nossas listas de e-mail marketing e recebe conteúdo de alta relevância produzido por nós, fazendo com que ele permaneça interessado em nosso serviço e até mesmo o divulgue por meio de redes sociais ou até mesmo no antigo boca-a-boca", diz Rocha, que acredita que o investimento nessas técnicas deve ser constante, a fim de poder oferecer informações e ferramentas cada vez melhores para seus alunos e clientes.
Conheça profissionais que utilizam essa poderosa estratégia de vendas e descobriram um novo meio de conquistar clientes.
Dicas
-
• Empreendedorismo contábil e o fim do “Samba de uma nota só”
Sped, eSocial, Bloco K, e-Financeira, EFD-Reinf
• A Relevância De Um Líder Coach Para A Geração Y
No atual cenário de trabalho, o coaching funciona como ferramenta para identificar e motivar talentos da geração
• Seja uma pessoa de resultado
Viver é isso : ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. Frase mais sensata que li nesses últimos anos de autoria de Jean-Paul Sartre
• Os 6 passos da Jornada de Relacionamento com o Cliente
O processo de relacionamento com o cliente não acontece somente após a venda: é um processo contínuo que se inicia em seu primeiro contato, muito antes da venda.
• Confira dicas para crescer na empresa mesmo em tempos de crise
Se atualizar e fazer cursos é essencial.
Pesquisa feita com 3.894 líderes revela as atitudes importantes. • 5 hábitos das pessoas inovadoras Sabe aquela pessoa que sempre aparece com ideias originais para resolver algum problema? Ou aquelas vezes em que vemos algo novo e pensamos “por que eu não pensei nisso antes?”. Pois é, essas ideias geralmente vêm de pessoas inovadoras • Marketing: como divulgar o meu escritório de contabilidade? Com o avançar intenso e cada vez mais veloz da comunicação, o público possui acesso fácil e rápido às informações que precisa, em qualquer momento e lugar. • Os 10 ladrões de energia ! Você acredita que as pessoas roubam sua energia ou que precisa se proteger da energia pesada dos outros ou ainda, que está sempre carregado de energias negativas vinda de outras pessoas? Isto pode ser o seu padrão mental necessitando ser transformado. • O que o empreendedor precisa saber sobre segurança de dados após abrir sua empresa Muitas preocupações passam pela cabeça do empreendedor ao abrir uma empresa, estoque, capital de giro, plano de negócio, orçamentos, marketing, etc • Como funciona a adoção de novas ideias? Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?