Banner
Notícias
A forma como sua equipe trabalha influencia diretamente no sucesso de seu negócio. E a maneira que você lidera seus funcionários e conduz o ambiente de trabalho está ligada ao trabalho que sua equipe desempenha. Se você não está satisfeito com os resultados, talvez precise mudar sua postura. O ex-funcionário da Google e autor do livro "Work Rules!", Laszlo Bock, compartilhou com a revista Fortune, 10 passos que podem ajudar você a transformar sua equipe e local de trabalho. Confira:
1. Confie na sua equipe.
Se você sempre acredita no melhor das pessoas, demonstre isso. Seja transparente e honesto com sua equipe, e dê aos seus funcionários a oportunidade de expressar suas opiniões. Para conseguir isso, você precisa abrir mão de um pouco da sua autoridade. Pode ser parecer assustador, mas não é tão arriscado assim. E se você fizer parte de uma equipe, faça esse apelo ao seu chefe, peça uma chance.
2. Contrate apenas pessoas melhores que você
Muitas empresas acreditam que preencher uma vaga rápido é mais importante que preencher uma vaga com um empregado qualificado. Contrate com discernimento, estabeleça objetivos, e cheque periodicamete se suas novas contratações são melhores que as antigas. A prova de que você está contratando bem é perceber que 9 dos seus 10 novos contratados são melhores que você.
3. Dê significado ao seu trabalho
O trabalho consome pelo menos ? da sua vida e metade do seu tempo acordado. Ele pode e deve ser mais do que uma maneira de ganhar o dinheiro. De acordo com o professor da Universidade de Wharton Adam Grant, ter algum tipo de conexão com pessoas que se beneficiam do seu trabalho pode aumentar sua produtividade e deixá-lo mais feliz. Todo mundo quer que seu trabalho tenha um propósito. Conecte-o a uma ideia ou valor que transcenda o dia a dia e que também reflita o que você está fazendo.
4. Não confunda progresso com gerência de desempenho
Nunca dependa apenas de seu gerente para saber sobre o andamento de sua equipe. Para progredir, peça opinião de seus colegas, mesmo que seja apenas com perguntas ou em um questionário curto. Para avaliação de desempenho, faça com que os gerentes sentem-se juntos e discutam em grupo suas opiniões sobre cada empregado, para garantir uma análise justa.
5. Concentre-se nos dois tipos de funcionários
Coloque suas melhores pessoas sob um microscópio. Através de uma combinação de acaso, habilidade e coragem, elas encontraram uma forma de se destacar. Ao mesmo tempo, tenha compaixão pelos seus funcionários com os piores desempenhos. Se você está contratando da maneira certa, a maioria das pessoas com dificuldades estão nesta situação porque você as colocou em cargos inadequados, e não porque são incapazes. Ajude-as a aprender ou a encontrar novos cargos.
6. Seja econômico e generoso
Economize no dia a dia, mas guarde o dinheiro para os momentos de maior necessidade de sua equipe. Sua generosidade terá um maior impacto quando alguém estiver em situações médicas de emergência ou celebrando o nascimento de um filho. Focar nesses momentos humanos mostra que sua empresa se importa com cada indivíduo pessoalmente. E todos os funcionários se sentirão mais confortáveis ao saber que terão a força da empresa ao lado nos pontos altos e baixos de suas vidas.
7. Pague injustamene
Os maiores resultados da sua equipe vem do pequeno grupo dos melhores. Por isso, seus melhores funcionários valem muito mais que seus funcionários comuns. Faça com que eles saibam disso. Ofereça um salário diferente, mesmo que você não tenha recursos financeiros para oferecer uma grande diferença.
8. Preste atenção ao ambiente
Olhe ao seu redor e descubra como o ambiente está influenciando você e aqueles ao seu redor. É fácil ver outras pessoas e se conectar? Quando você envia um e-mail ou texto a colegas e amigos, é para compartilhar uma boa notícia ou um comentário maldoso? Somos todos constantemente influenciados pelo ambiente. Use esse fato para fazer a si mesmo e suas equipes mais felizes e mais produtivos. Organize o seu espaço físico de uma forma que incentive os comportamentos que você deseja: se você precisa de trabalho colaborativo, derrube as paredes e livre-se dos cubículos. Reflita sobre como você envia mensagens para suas equipes, compartilhe dados sobre o que está dando certo.
9. Administre as expectativas
Você vai tropeçar algumas vezes e precisará dar uns passos para trás. Esteja preparado para isso. Conte às pessoas ao seu redor que você tentará coisas novas antes de começar seus experimentos. Dessa forma, é mais provável que seus colegas deem apoio, em vez de criticar, se algo der errado.
10. Aproveite! E volte ao número 1
O processo não é uma missão única. A construção de uma grande cultura e ambiente de trabalho requer constante aprendizado e renovação. Mas não se preocupe em tentar fazer tudo ao mesmo tempo. Experimente quantas ideias quiser, aprenda a partir das experiências, ajuste o programa, tente de novo. A soma de todos os esforços cria uma organização que é criativa, divertida, trabalhadora e altamente produtiva.
Contratar apenas pessoas melhores que você é um deles
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica