Banner
Notícias
Milena Satyro Bertucci
Como lidar com o emocional ao encarar a prova de resistência que é empreender?
Para empreender, é preciso mínima ousadia e muita coragem. Estes são pontos que, de início, parecem natos. Com o passar do tempo, na experiência de empreendedor, percebemos que é preciso mais que isso. É preciso aprender de tudo um pouco: vender, mas entregar. Faturar, enquanto se controla as despesas… É aí que o fascínio começa a se desdobrar, e que percebemos a quantidade de desafios que nem sempre imaginávamos que teríamos.
Então você se pergunta: Pra quê? Por quê? Quando você consegue (depois de inúmeras tentativas) responder de dentro pra fora, tudo o que você realizou começa a fazer mais sentido. E a luta continua, mas com mais fervor, com mais direcionamento e, principalmente, com mais autoconfiança.
Para conseguir ultrapassar os limites do mundo dos negócios, primeiramente precisamos ultrapassar os nossos próprios limites. A única forma é através do autoconhecimento e de conseguir responder: porque estou fazendo isso?
Quando entendi, com a ajuda da Endeavor, que meu propósito de vida empreendedora era maior ainda do que eu imaginava e que estava alinhada à minha filosofia de vida, o sentido que encontrei para minhas ações passou a me amparar nas situações mais adversas do dia-a-dia, em cada difícil tomada de decisão. Meu “porquê” me ajudava até mesmo (não sempre, porque ninguém é de ferro) a não ficar vulnerável ao humor das outras pessoas, ao clima atmosférico e até mesmo ao saldo do caixa.
Este último é, de todos, a maior das provas de resistência… Resistir na falta de caixa e vencer as barreiras é possível somente com muito propósito. Com o tempo, percebi que, se passamos por situações desconfortáveis, é exatamente para aprender a sustentar o negócio e adquirir preparo. No dia-a-dia não é tão simples assim, mas se faz possível, porque quando bate o desespero e você tem a sensibilidade de perceber o mundo a sua volta, consegue virar a página daquele assunto naquele dia, tomar a melhor decisão e seguir em frente.
TENHA CLARO QUE É TUDO UMA PASSAGEM, MAIS UMA PORTA SE ABRINDO (NÃO SE FECHANDO) PARA O FASCINANTE SUCESSO DA REALIZAÇÃO.
Acreditar em si, acreditar nas pessoas que estão com você, acreditar de verdade no sonho faz, de alguma forma, você se conectar a ele na vida real. Por isso, ACREDITE!
A única forma é através do autoconhecimento e de conseguir responder: porque estou fazendo isso?
Dicas
-
• A importância da inteligência emocional para empreendedores
Infelizmente são poucos os que conseguem separar o lado pessoal do lado profissional e conseguem trabalhar em ambientes heterogêneos
• Complexo ou complicado?
O mundo empresarial reservou-se o direito de enquadrar-se em melhores práticas, gírias, termos e planos – o que pode levá-lo ao fracasso.
• 3 maneiras de aumentar sua concentração e se tornar mais produtivo
Saiba como fazer suas atividades de maneira mais eficiente
• 6 novas regras que podem afetar sua vida em 2015
Luz mais cara: no dia 1º, passou a vigorar o sistema de bandeiras tarifárias nas contas de luz que vai adicionar uma cobrança extra de acordo com a necessidade do consumo de energia térmica
• Entenda as vantagens de ser seu próprio chefe e empreenda em 2015
Se a insegurança é um dos motivos para que você não começar sua empresa, descubra alguns benefícios que empreender podem trazer
• Meu desejo de Ano Novo: que você não desista
A diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar em nosso comportamento
• Saiba como evitar fraudes em compras no boleto
Durante o período de compras para presentes na época de Natal, naturalmente, o perigo de fraudes aumenta
• 10 passos para inovar em 2015
Para mudar esse cenário, a entrada do ano pode ser o momento ideal. Valter Pieracciani, que é também autor do livro "Usina de Inovações", cita os dez itens mais importantes para transformar a marca em sinônimo de inovação:
• Você sabe o que pode acontecer com quem falsifica um atestado médico?
A prática é crime e funcionário que forjar o documento pode ser demitido por justa causa
• Gestão de metas: Como implementar a metodologia OKR?
Nós temos um objetivo com este artigo, caro leitor: fazer com que você entenda a metodologia de OKR (Objectives and Key Results) e que isso te ajude a aplicá-la em sua organização.