Banner
Notícias
Um bom planejamento estratégico é essencial para que uma empresa direcione seus esforços e consiga alcançar seus objetivos. É o planejamento que vai ajudar a companhia a destinar recursos de forma eficaz, estabelecer uma vantagem em relação à concorrência, lidar com riscos, tomar decisões inteligentes, ter um desenvolvimento coerente e resultados melhores.
Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte, desde um negócio em casa até uma multinacional. Veja a seguir quatro dicas de Vinicius Roveda, CEO da ContaAzul, para fazer um planejamento estratégico sem erros:
1. Estude o mercado de atuação
Mesmo se a empresa tiver um bom serviço ou um bom produto, ele pode não ser aceito porque não se encaixa no mercado. Antes de tudo, é necessário fazer uma pesquisa detalhada sobre tudo que faz parte da área do negócio, como público-alvo, custos fixos e variáveis, concorrência, fornecedores e localização. Dessa forma, o planejamento vai condizer com a realidade e vai prever e evitar problemas no futuro.
2. Não use planos de negócios existentes
É importante conhecer o planejamento de outras empresas do mesmo porte e ramo que a sua, mas se basear nos planos de negócios delas e almejar as mesmas conquistas pode ser um equívoco. Cada negócio tem suas diferentes metas, valores, investimentos, contratações, dentre outros pontos. Portanto, é preciso personalizar o planejamento de acordo com suas necessidades e levar em consideração todos esses fatores. Algumas perguntas para começar a adequar o seu plano são: de onde virá seu capital de giro? Em quanto tempo você espera ter lucros? Como vai captar clientes?
3. Seja realista
Não adianta fazer pouco investimento e poucas contratações, esperando lucros exorbitantes. logo quando a empresa está começando. Além de estar preparado para um trabalho duro, é fundamental ser realista ao montar um plano de negócios. Tenha isso em mente ao planejar o quanto de investimentos a empresa vai atrair, quanto poderá contratar e quanto poderá crescer.
4. Não se esqueça dos riscos
Ao colocar o planejamento em prática, imprevistos podem surgir, o que pode exigir que alguns itens tenham que ser repensados. Por exemplo: uma distribuidora de chás pode perder lucros, caso a produção de ervas seja afetada por uma seca. No entanto, um bom planejamento pode prever algumas situações próprias do mercado e preparar melhor a empresa para se sustentar em momentos de aperto.
Por trazer todos esses benefícios e melhorar a organização da empresa, o planejamento é uma etapa importante para empresas de qualquer porte
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista