Banner
Notícias
Flávio Sodré
Muitos estão correndo contra o tempo para obterem premiações como aumento salarial e subir degraus na carreira, obterem outras bonificações como carro e celular da empresa, além de viagens internacionais que proporcionará bagagem para ministração de palestras, etc. Correm para o crescimento vertical, níveis de gerência ou chefia mas, aonde fica o crescimento vertical? Há uma enorme satisfação no trabalho em apenas crescer horizontalmente, mesmo que haja certos benefícios que não seja salarial, há insatisfação. Sempre a bonificação alheia é a melhor, sempre consideramos estar mais atarefado que outros e muitos outros motivos de insatisfação.
Afinal, qual é o objetivo de chegar ao topo? Sucesso pela ostentação de poder e com o poder em mãos ter o pensamento e ações como "vamos ver o que acontece se...", fazendo da empresa um laboratório de experimento e insatisfação para muitos.
Se todos forem coordenadores, supervisores e gerentes, quem fará com excelência os trabalhos de analistas, administrativos e outros que não são de grande visibilidade?
Há ainda quem imagina o êxito apenas escalando verticalmente a pirâmide, mas para os bons profissionais, sempre haverá um departamento, uma chefia ou outra companhia que lhe dê valor no exercício da profissão e suas atividades com excelência, dedicação e contínuo aprimoramento.
Estar na pirâmide requer renúncias, mudanças de hábitos e ainda terá que suportar muita pressão para permanecer firme, além de ter perfil empreendedor e/ou visionário, enxergar adiante ares de mudanças e conseguir manter, direcionar a empresa de forma dinâmica, mantendo-a valorizada e competitiva, sem que vá ao fracasso e feche as portas.
Portanto, crescer horizontalmente também há benefícios e não tem nada a ver com uma carreira de fracasso ou estagnação. Estamos demorando muito tempo para deixarmos o hábito de reclamar da falta de oportunidades, excesso de trabalho baseado no crescimento profissional de outros e considerar que a vida profissional terá sentido apenas subindo degraus. Afinal, funcionários insatisfeitos são logo detectados e, em muitos casos, demitidos.
Sucesso é fazer bem aquilo que lhe foi incumbido, de forma eficaz e eficiente. “Se o machado está cego e sua lâmina não foi afiada, é preciso golpear com mais força; agir com sabedoria assegura o sucesso.” Eclesiastes 10.10
“Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.” Eclesiastes 9.11
Nem sempre crescer verticalmente na pirâmide é a única forma de sucesso profissional
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica