Banner
Notícias
Fazer exercício com regularidade
Fazer exercício fomenta o desenvolvimento dos neurônios e reduz o risco de transtornos associados à perda da memória, como a diabetes ou as doenças cardiovasculares. É mais fácil manejar o estresse, aliviar a ansiedade e a depressão fazendo exercícios, pois tal atividade contribui para manter o cérebro saudável.
Ter uma vida social
As pessoas que mantêm contato com familiares e amigos têm menos risco de sofrer com problemas de memória do que as pessoas solitárias que não se relacionam com os demais.
A interação social ajuda a manter as funções cerebrais, pois costuma proporcionar certos desafios mentais (lembrar-se de datas importantes ou detalhes de sua vida). Além disso, como no caso anterior, a vida social também ajuda a prevenir o estresse e a depressão.
Cuidar da alimentação
Comer alimentos ricos em antioxidantes ajuda a controlar a “oxidação” das células, inclusive as do cérebro. Os alimentos ricos em Ômega 3 são particularmente bons para o cérebro e para a memória.
No entanto, consumir muitas calorias pode aumentar o risco de desenvolver perda de memória e/ou ter uma deterioração cognitiva. Também é preciso evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans, que contribuem para o aumento dos níveis de colesterol e, portanto, do risco de sofrer de doenças cerebrovasculares.
Controlar o estresse
O cortisol, o hormônio do estresse, provoca danos ao cérebro com o passar do tempo e pode causar problemas de memória. O estresse por si só pode causar problemas de memória, por isso as pessoas estressadas ou com ansiedade têm uma maior probabilidade de sofrer lapsos de memória e ter problemas para aprender e se concentrar, independentemente da idade.
Dormir o suficiente
O sono é necessário para a consolidação da memória, assim como para o processo de formação e o armazenamento de novas lembranças. Com ele, elas podem ser recuperados posteriormente.
E mais, a falta de sono reduz o crescimento de novos neurônios no hipocampo e causa problemas de memória, de concentração e de tomada de decisões. Pode até mesmo levar a uma depressão que, como já comentamos, é outra inimiga da memória.
Não fumar
Fumar aumenta o risco de sofrer transtornos cardiovasculares, que podem causar acidentes cerebrovasculares e, assim, comprimir as artérias que fornecem oxigênio ao cérebro.
Algumas estratégias para manter o cérebro ativo
Da mesma forma que o exercício física ajuda a manter os músculos ágeis, flexíveis e fortes, o exercício mental ajuda a manter o cérebro em boas condições.
Algumas ideias para treinar o cérebro podem ser as seguintes:
- Praticar jogos de estratégia, como o xadrez ou jogos de cartas;
– Fazer palavras cruzadas, quebra-cabeças e Sudokus;
– Ler habitualmente;
– Aprender coisas novas, fazer cursos de seu interesse;
– Tocar algum instrumento musical;
– Comprometer-se com algum projeto que precise de planejamento (cuidar de uma horta ou um jardim, por exemplo).
Em todo caso, se forem observadas perdas de memória de forma recorrente e por períodos de tempo que parecem longos, é importante consultar um especialista que possa avaliar sua situação pessoal.
Dicas para manter-se sempre em movimento e com a memória saudável...
Dicas
-
• Como liderar equipes de gerações diferentes?
Especialista defende que colaboradores que têm idades diferentes podem trabalhar em sinergia
• Oito dicas para melhorar a colaboração nas empresas
Faço parte daqueles que têm uma forte sensação de que os modelos de gestão estão ficando obsoletos e que são necessárias novas formas de atuar, porém com a desconfortável consciência de que não sabem exatamente como.
• Sucesso na Vida Profissional com Coaching
Ter sucesso na vida profissional é meta de basicamente todo mundo, aliás, todos querem ter uma carreira longa, saudável, produtiva e que lhe renda uma vida confortável.
• Faça um esforço, para ser melhor, a cada dia
Ser melhor a cada dia é evoluir no caminho do bem. O ser humano precisa reencontrar a paz interior para poder viver melhor.
• Dono da Felicidade
Equilibrio faz com que as coisas fluam naturalmente!!
• Menos carisma, mais liderança
Existem pontos críticos envolvidos no exercício da liderança e para vê-los é preciso olhar além da liderança carismática
• Conheça as seis fases do fracasso e sua importância para o sucesso
O sucesso e o fracasso podem parecer duas coisas completamente distintas para você. Mas para mim, não. Ele mostra que os dois estão interligados e que é praticamente impossível obter a vitória sem nunca ter fracassado.
• Pesquisas imprescindíveis para sua empresa em 2016
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
• Marketing pessoal no trabalho (ou: Como não ser demitido no meio da crise)
Demonstrar seus conhecimentos, habilidades e atitudes é tão importante quanto cumprir seu papel no dia a dia, afirma especialista
• O atendimento da sua loja realmente encanta seus clientes?
Com a concorrência acirrada e a crise apertando cada vez mais o bolso dos consumidores, oferecer um bom atendimento já não é sinônimo de diferencial, mas um item básico para a sobrevivência de qualquer negócio