Banner
Notícias
Fazer exercício com regularidade
Fazer exercício fomenta o desenvolvimento dos neurônios e reduz o risco de transtornos associados à perda da memória, como a diabetes ou as doenças cardiovasculares. É mais fácil manejar o estresse, aliviar a ansiedade e a depressão fazendo exercícios, pois tal atividade contribui para manter o cérebro saudável.
Ter uma vida social
As pessoas que mantêm contato com familiares e amigos têm menos risco de sofrer com problemas de memória do que as pessoas solitárias que não se relacionam com os demais.
A interação social ajuda a manter as funções cerebrais, pois costuma proporcionar certos desafios mentais (lembrar-se de datas importantes ou detalhes de sua vida). Além disso, como no caso anterior, a vida social também ajuda a prevenir o estresse e a depressão.
Cuidar da alimentação
Comer alimentos ricos em antioxidantes ajuda a controlar a “oxidação” das células, inclusive as do cérebro. Os alimentos ricos em Ômega 3 são particularmente bons para o cérebro e para a memória.
No entanto, consumir muitas calorias pode aumentar o risco de desenvolver perda de memória e/ou ter uma deterioração cognitiva. Também é preciso evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas e gorduras trans, que contribuem para o aumento dos níveis de colesterol e, portanto, do risco de sofrer de doenças cerebrovasculares.
Controlar o estresse
O cortisol, o hormônio do estresse, provoca danos ao cérebro com o passar do tempo e pode causar problemas de memória. O estresse por si só pode causar problemas de memória, por isso as pessoas estressadas ou com ansiedade têm uma maior probabilidade de sofrer lapsos de memória e ter problemas para aprender e se concentrar, independentemente da idade.
Dormir o suficiente
O sono é necessário para a consolidação da memória, assim como para o processo de formação e o armazenamento de novas lembranças. Com ele, elas podem ser recuperados posteriormente.
E mais, a falta de sono reduz o crescimento de novos neurônios no hipocampo e causa problemas de memória, de concentração e de tomada de decisões. Pode até mesmo levar a uma depressão que, como já comentamos, é outra inimiga da memória.
Não fumar
Fumar aumenta o risco de sofrer transtornos cardiovasculares, que podem causar acidentes cerebrovasculares e, assim, comprimir as artérias que fornecem oxigênio ao cérebro.
Algumas estratégias para manter o cérebro ativo
Da mesma forma que o exercício física ajuda a manter os músculos ágeis, flexíveis e fortes, o exercício mental ajuda a manter o cérebro em boas condições.
Algumas ideias para treinar o cérebro podem ser as seguintes:
- Praticar jogos de estratégia, como o xadrez ou jogos de cartas;
– Fazer palavras cruzadas, quebra-cabeças e Sudokus;
– Ler habitualmente;
– Aprender coisas novas, fazer cursos de seu interesse;
– Tocar algum instrumento musical;
– Comprometer-se com algum projeto que precise de planejamento (cuidar de uma horta ou um jardim, por exemplo).
Em todo caso, se forem observadas perdas de memória de forma recorrente e por períodos de tempo que parecem longos, é importante consultar um especialista que possa avaliar sua situação pessoal.
Dicas para manter-se sempre em movimento e com a memória saudável...
Dicas
-
• 3 dicas para ser mais relevante
Ser uma pessoa relevante significa ter um diferencial para o mercado de trabalho. Por isso, confira 3 dicas para ser um profissional mais relevante
• Atendimento ao cliente: muito além do telefone
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
• 8 dicas para ser mais eficiente no trabalho
Veja algumas dicas para estar em controle do seu cérebro e, assim, melhorar seu desempenho no escritório
• Auto estima e Astral 7 dicas úteis para melhorar
Quem não teve um dia mau na vida? Mesmo semanas ou meses? Todas as pessoas – sem exceção – têm fases na sua vida em que se sentem em baixo. Isso é perfeitamente normal, os altos e baixos fazem parte das nossas características como seres humanos.
• 3 estratégias para manter sua equipe motivada (de graça)
O que mantém uma equipe motivada?
• Empresas atraem talentos. Os chefes, os mantém
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.
• Veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda
Prazo de entrega do IR começa em 1º de março e vai até 29 de abril. Quem declarar no início do prazo recebe restituição mais cedo.
Os contribuintes que perderem o prazo ou não entregarem o documento estão sujeitos à uma multa mínima de R$ 165,74. • Pensamento Positivo “Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching.
“O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar”, comenta o terapeuta e instrutor de ioga Fabio Mocci Camargos. • 10 dicas para ter sucesso no trabalho Atualmente no mundo globalizado em que vivemos, a concorrência no mercado de trabalho tem se tornado cada vez maior e mais competitiva. Além de estar qualificado por meio de estudos e cursos, é necessário desenvolver atitudes que lhe diferenciem das outras pessoas.
"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.
Portanto segue 10 dicas que você pode aplicar nesse novo ano que lhe ajudarão a obter resultados diferentes e satisfatórios.