Banner
Notícias
Segundo uma análise da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), a mão de obra especializada está cada vez mais escassa e quando a companhia a possui, necessita criar meios para investir e reter os seus talentos. Esse é o grande desafio das organizações: não investir somente nas boas condições de trabalho, mas também mostrar aos seus colaborados, que se preocupam com o seu bem-estar e seu desenvolvimento tanto pessoal como profissional.
O caminho para a retenção desses talentos inicia-se desde a seleção. É importante que o departamento de Recursos Humanos esteja sempre atento ao perfil comportamental dos seus funcionários para poder identificar quando algum se encontra desmotivados. Por isso, sempre se deve buscar entender quais são os motivos que os levaram a esse ponto e, então, encontrar uma forma de ajudá-lo, retê-lo e desenvolvê-lo na companhia.
Veja algumas dicas de reter esses talentos:
- Recrutamento e seleção: Como dito anteriormente, tudo começa com um recrutamento bem feito. Analise e conheça seus candidatos. Verifique se suas competências e habilidades se encaixam na vaga oferecida e na política da empresa.
- Invista nos seus colaboradores: Acompanhe o desenvolvimento de seus talentos. Invista em treinamentos, cursos e avaliações periódicas. Faça com que sua equipe encontre suporte e apoio. Assim, sintam-se mais seguros e confiantes.
- “Segundo lar”: Faça da sua empresa um lugar agradável. Passamos grande parte do nosso dia na organização, então nada mais justo que seja proporcionado um ambiente sadio. Bons líderes, reconhecimento, apoio, faz com que o colaborador sempre “vista a camisa”.
- Crie Oportunidades: O reconhecimento por parte da empresa pode vir não apenas em bonificações salariais, mas também nas oportunidades oferecidas aos seus colaboradores. Muitos se queixam da falta de promoções oferecidas. Elabore um eficiente plano de carreira e tenha resultados extraordinários. Lembre-se que antes de números, a organização é formada por pessoas, essas que bem geridas, trazem ótimos resultados.
O capital humano é um bem precioso. Precisamos concordar que esse é o grande diferencial para as organizações. Ter no quadro de colaboradores, profissionais talentosos, especializados e proativos, faz com que a empresa se torne mais competitiva no mercado.
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista