Banner
Notícias
Carlos Delano
Conversando com um colega professor, chegamos à mesma conclusão sobre o fator que desencadeia o sucesso para qualquer pessoa. A disciplina.
Muita gente odeia essa palavra e a repudia desde a sua infância, mesmo sem saber que teria grande importância na sua trajetória de vida. Pais, mães e educadores, responsáveis pela educação e formação de pessoas, cidadãs, esforçam-se numa força tarefa em busca de condicionar seus pupilos para melhor encarar o mundo e as atividades existentes.
Há quem acredite e defenda que disciplina é um conceito relacionado exclusivamente a gestão do tempo (pontualidade e assiduidade), mas é muito mais do que isso e exemplos são inúmeros: alimentar-se corretamente; escovar os dentes após as refeições, postura correta as sentar-se; conciliação entre estudo e diversão; dentre outros. A criança começa a se condicionar a uma postura que a levará a ser respeitada.
Na escola não é diferente e os profissionais de educação infantil sabem muito bem lidar com aspectos comportamentais. Depara-se com crianças totalmente distantes desse conceito, mas, em contrapartida, percebem outras que demonstram desde pequeninas, atitudes que retratam a formação disciplinar aprendida em casa, pelos responsáveis. Aí vem a necessidade de homogeneizar a turminha e direcioná-los no mesmo perfil.
Passam-se os anos, tornam-se adultos e colhem-se as consequências; e o dito popular se confirma: Colhe-se o que se planta.
Ser disciplinado leva as pessoas ao sucesso, às conquistas, por diversos fatores, como: melhor gestão de tempo, estabelecimento de metas e objetivos, compreensão analítica sobre administração, negócios e principalmente educação.
Na educação, a disciplina é extremamente importante, pois, diante da escolha consciente, e da compreensão da sua real necessidade, muito mais que somente representar conquista profissional, representa ser um instrumento de iniciação de um alicerce de conhecimentos necessários para um encontro, futuro, com tudo aquilo que sempre foi sonhado. Passa a ser visto como parte integrante do processo educativo.
Tendo disciplina, conseguimos alcançar o sucesso tão desejado, desde que tenhamos uma total compreensão de sua importância.
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista