Banner
Notícias
Andre Miotto
Ser líder não é para qualquer um. De acordo André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada existem dois tipos de líderes: inspirador e expirador. O líder inspirador é aquele que contribui e compartilha seu conhecimento aos colaboradores e busca novos rumos para a empresa, além de atrair os profissionais para si e ser agregador. Em contrapartida, o líder expirador é aquele que o funcionário não gosta de estar por perto e que apenas exige dele resultados, além de não ser um motivador e só passar feedbacks negativos, os profissionais obedecem, não o seguem.
“Quando o líder é inspirador, ele visa a segurança no ambiente de trabalho, inspirando funcionários para que os resultados financeiros, administrativos e mercadológicos aconteçam de forma equilibrada e positiva com mais solidez. Os profissionais o seguem, não só obedecem. ”, explica Miotto.
Confira três pontos chave do líder inspirador x líder expirador, segundo André Miotto:
1 - Poder. Uma posição na carreira pode ser concedida a um profissional devido ao poder adquirido durante o tempo de empresa, mas quem chega ao cargo por esse meio até pode ser um gestor, mas não será um líder.
2 - Cura. Todo membro da equipe tem algum tipo de problema, é necessário que o líder converse com todos e compartilhem com eles a própria história de vida, o que proporciona ao colaborador a sensação de conforto de suas aflições. Apenas falar sobre resultados financeiros e mercadológicos não é eficiente, é preciso saber realmente o que o aflige, sendo no âmbito profissional ou pessoal. É preciso enxergar o ser humano que está por trás do profissional. Quando isso acontece, o líder sai do poder e inspira os funcionários a continuarem na empresa.
3 - Segurança. Todos querem ter a sensação de segurança, seja com o colega de trabalho, com o seu superior e com a própria empresa onde trabalha. O líder precisa identificar quais são os pontos negativos da empresa que vão influenciar na segurança profissional e mercadológica. Conquistar um ambiente de segurança só é possível realizando perguntas uns para os outros para estabelecer uma relação de empatia e conhecimento mútuo.
4 - Satisfação. Dar feedbacks positivos possibilita ao colaborador ter a sensação de dever cumprido, o que o mantém engajado e garante resultados com maior solidez.
Conheça as três características do líder ideal
Dicas
-
• 5 ações motivadoras na gestão de talentos
Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe. Afinal, estes dois ingredientes é que vão ligar o sonho à realização
• Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender
Esperar o inesperado e adaptar-se: empresária ensina novos empreendedores a se preparem para surpresas e obstáculos
• Trabalhar até os 80 - Você está preparado?
Projeto de lei pretende tornar a contratação de pessoas com mais de 60 anos atraente para as empresas. E incentivar os aposentados a uma nova carreira
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• 9 coisas bobas que roubam as suas energias – e que você deveria parar de fazer
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
• Você nunca olhará para trás, uma vez que alcançar o sucesso, querendo ter evitado o desconforto que você teve naquele momento
O custo da grandiosidade é a dor. O custo da liberdade é a perda. O custo de seguir em frente é tentar e fracassar e tentar novamente. Você não pode ter mais se não tiver menos inicialmente.
• Terceirização: Tendência nas relações trabalhistas
Processo considerado inevitável pela maioria dos especialistas neste tema, a terceirização é uma tendência que ocorrerá gradualmente no Brasil
• Aprenda a superar seus pontos fracos no trabalho
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
• Menos humanos, mais humanidade: o futuro do atendimento
As máquinas são o futuro do atendimento? Com tantos dados apontando para um atendimento ao cliente cada vez mais automatizado, qual o papel das relações humanas no processo?