Banner
Notícias
Andre Miotto
Ser líder não é para qualquer um. De acordo André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em Gestão Integrada existem dois tipos de líderes: inspirador e expirador. O líder inspirador é aquele que contribui e compartilha seu conhecimento aos colaboradores e busca novos rumos para a empresa, além de atrair os profissionais para si e ser agregador. Em contrapartida, o líder expirador é aquele que o funcionário não gosta de estar por perto e que apenas exige dele resultados, além de não ser um motivador e só passar feedbacks negativos, os profissionais obedecem, não o seguem.
“Quando o líder é inspirador, ele visa a segurança no ambiente de trabalho, inspirando funcionários para que os resultados financeiros, administrativos e mercadológicos aconteçam de forma equilibrada e positiva com mais solidez. Os profissionais o seguem, não só obedecem. ”, explica Miotto.
Confira três pontos chave do líder inspirador x líder expirador, segundo André Miotto:
1 - Poder. Uma posição na carreira pode ser concedida a um profissional devido ao poder adquirido durante o tempo de empresa, mas quem chega ao cargo por esse meio até pode ser um gestor, mas não será um líder.
2 - Cura. Todo membro da equipe tem algum tipo de problema, é necessário que o líder converse com todos e compartilhem com eles a própria história de vida, o que proporciona ao colaborador a sensação de conforto de suas aflições. Apenas falar sobre resultados financeiros e mercadológicos não é eficiente, é preciso saber realmente o que o aflige, sendo no âmbito profissional ou pessoal. É preciso enxergar o ser humano que está por trás do profissional. Quando isso acontece, o líder sai do poder e inspira os funcionários a continuarem na empresa.
3 - Segurança. Todos querem ter a sensação de segurança, seja com o colega de trabalho, com o seu superior e com a própria empresa onde trabalha. O líder precisa identificar quais são os pontos negativos da empresa que vão influenciar na segurança profissional e mercadológica. Conquistar um ambiente de segurança só é possível realizando perguntas uns para os outros para estabelecer uma relação de empatia e conhecimento mútuo.
4 - Satisfação. Dar feedbacks positivos possibilita ao colaborador ter a sensação de dever cumprido, o que o mantém engajado e garante resultados com maior solidez.
Conheça as três características do líder ideal
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista