Banner
Notícias
Todos nós já tivemos ou conhecemos pessoas que não foram bem sucedidas como líderes de equipes, por não conseguirem se comunicar com eficácia.
“A comunicação, para os agrupamentos humanos, é tão importante quanto o sistema nervoso para o corpo”. (PIMENTA, 2009, p.9)
A prática da boa comunicação é fundamental para o sucesso de um gestor. É através dela que ele poderá obter os resultados esperados pela sua equipe dentro da organização.
Muitas empresas falham por não conseguirem alinhar a comunicação entre líder e liderado, e acabam por perder tempo, recursos, bons colaboradores, e isso impacta diretamente o lucro da organização.
Entretanto, a empresa não pode esperar de seus gestores uma comunicação assertiva desenvolvida por eles próprios. É necessário treiná-los e desenvolvê-los para que possam praticar com suas equipes.
Porém, essa postura precisa partir da direção da empresa, de forma que todos “falem a mesma linguagem”, e consigam percorrer o mesmo trajeto rumo aos bons resultados.
A seguir, seguem algumas dicas para que você desenvolva uma comunicação eficaz no ambiente da sua equipe, e obtenha os resultados esperados pela empresa.
Passe e repasse a visão
Liderados sempre se esquecem! É necessário que você, como líder, gestor, supervisor ou gerente esteja sempre relembrando seu time acerca da visão da empresa, aonde ela quer chegar, o que se espera de cada um, quais os objetivos específicos das tarefas ou mudanças. Nunca se canse de falar novamente sobre isso com seus colaboradores.
Ensine da forma correta
Cada pessoa possui um canal de aprendizagem mais forte; alguns aprendem melhor ouvindo, outros aprendem melhor observando, outros tem mais facilidade em aprender fazendo. O líder precisa ensinar levando em conta esses canais. Portanto, ensine explicando, demonstrando e fazendo.
Dê o feedback
Liderados precisam ser avaliados. Todos nós esperamos ouvir nossos acertos e nossos pontos a melhorar e desenvolver. Observe seu liderado, avalie as tarefas e converse com ele individualmente sobre seu desenvolvimento, de forma respeitosa e motivadora. Utilize a técnica PNP – Positivo, Negativo, Positivo.
Aprenda a ouvir mais
Muitos líderes perdem informações importantes, tomam decisões ruins e chegam a conclusões equivocadas por não entenderem que também precisam ouvir. Muitas vezes, ouvir é melhor do que falar. “As pessoas ouvem frequentemente a crítica ‘ele fala demais’, mas por acaso alguém já foi criticado por ‘escutar demais’?” diz Norman Augustine.
Seja objetivo
A objetividade facilita a comunicação. Fale com clareza, e esclareça a tarefa. Mas cuidado para não confundir objetividade com resumo. Explique com clareza.
Pratique a Empatia
Colocar-se no lugar do seu colaborador pode ajudá-lo à comunicar-se de forma a entender que o funcionário possui emoções e necessidades diferentes daquilo que você possui. Dessa forma, o líder tem mais chances de entender qual será a melhor forma de comunicação a ser usada naquele momento.
O papel do líder é fazer com que as informações sejam disseminadas para que a organização obtenha os resultados esperados. Isso tem a ver com o relacionamento líder x liderado.
Comece a praticar uma boa comunicação e faça a diferença no seu ambiente de trabalho.
Como a prática de uma boa comunicação pode impactar nos resultados positivos à gestão de pessoas
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista