Banner
Notícias
Quando perguntamos a respeito da maior habilidade de um líder, é comum sempre ouvirmos que é a habilidade de inspirar as pessoas, de mostrar-lhes um norte.
Mas a pergunta que fica é: como inspirar as pessoas?
E a resposta, aparentemente tão simples, é talvez a tarefa mais difícil de um líder. A resposta é: O seu próprio exemplo!
Então, por que o próprio exemplo é tão difícil?
Porque primeiro é necessário identificar seu próprio norte. Para isto, precisa identificar o que aporta para esse mundo que o torna diferente.
Sintetizando, isso seria descobrir a intersecção de “o que sabe faz bem”, “qual o seu chamado”, “o que prioriza”, “com o que contribui” e finalmente com “o que gosta”. Por fim, conectar isso com suas escolhas, respondendo a mais algumas perguntas como:
- Por que faz seu trabalho diário?
- Como faz a diferença?
- Que caminho escolhe, diariamente, para cumprir seu papel?
E somente depois disso, será possível pensar em algo que gostaria de poder fazer ou saber para melhorar seu desempenho nos seus papéis atuais ou para avançar mais um passo na sua vida.
São muitos questionamentos, não é? Por isso é tão difícil, pois se não se sabe aonde chegar, chega-se a qualquer lugar. E chegando a qualquer lugar, não há como direcionar ninguém.
E quantas pessoas sabem seus nortes? E por não saberem, não identificam o que realmente importa para elas. Não identificando, não conseguem ser totalmente autênticos e assim, podem muitas vezes, não corresponder ao que realmente importa.
Sem identificar como faz a diferença e conectar isso ao seu caminho para cumprir seu papel, o líder jamais conseguirá inspirar e mostrar um norte para seus liderados.
E você, já começou sua caminhada?
por Harvard Business Review Brasil
Dicas
-
• 5 ações motivadoras na gestão de talentos
Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe. Afinal, estes dois ingredientes é que vão ligar o sonho à realização
• Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender
Esperar o inesperado e adaptar-se: empresária ensina novos empreendedores a se preparem para surpresas e obstáculos
• Trabalhar até os 80 - Você está preparado?
Projeto de lei pretende tornar a contratação de pessoas com mais de 60 anos atraente para as empresas. E incentivar os aposentados a uma nova carreira
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• 9 coisas bobas que roubam as suas energias – e que você deveria parar de fazer
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
• Você nunca olhará para trás, uma vez que alcançar o sucesso, querendo ter evitado o desconforto que você teve naquele momento
O custo da grandiosidade é a dor. O custo da liberdade é a perda. O custo de seguir em frente é tentar e fracassar e tentar novamente. Você não pode ter mais se não tiver menos inicialmente.
• Terceirização: Tendência nas relações trabalhistas
Processo considerado inevitável pela maioria dos especialistas neste tema, a terceirização é uma tendência que ocorrerá gradualmente no Brasil
• Aprenda a superar seus pontos fracos no trabalho
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
• Menos humanos, mais humanidade: o futuro do atendimento
As máquinas são o futuro do atendimento? Com tantos dados apontando para um atendimento ao cliente cada vez mais automatizado, qual o papel das relações humanas no processo?