Banner
Notícias
Marcos Yabuno Guglielmi
Para 2015 o Fundo Monetário Internacional (FMI) estima que o Brasil terá uma redução de 1% em seu PIB. Até aí não há muita novidade. Ocorre que muitos empresários estão se perguntando: como manter o crescimento em um ano em que a estimativa é de retração?
Na hora do “fogo cruzado”, é bastante comum perder o rumo, por não se saber de onde vêm os “tiros”. Só que saber isso é essencial, principalmente neste momento. Isso porque se você tomar o rumo errado perderá muito tempo e energia numa direção que poderá não trazer nenhum resultado. Parece óbvio, mas nem sempre é.
Como então saber que rumo tomar? Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
1 – Meça sua conversão
Semana passada eu estava com um empresário que me pediu para analisarmos possíveis investimentos em publicidade para atrair mais clientes potenciais. Em princípio parecia ser uma ótima ideia. Perguntei para ele então qual era a taxa de conversão da empresa. Ele me falou que não sabia exatamente, mas que acreditava ser de 40%.
Taxa de Conversão é o índice pelo qual prospectos (clientes potenciais que ainda não compraram) são convertidos em clientes efetivos, ou seja, entram em ação e compram. Por exemplo, se 100 prospectos entram em contato com você e, desses, 40 compram, a taxa de conversão será de 40%.
Orientei que ele efetuasse a medição da taxa de conversão. O resultado? 15% de conversão, e não 40%, como ele estimava. Aí ele percebeu algo importante… Antes de medir a taxa de conversão, ele não sabia exatamente o que fazer para aumentar as vendas e simplesmente pensou em atrair mais clientes potenciais. Agora as coisas começavam a ficar mais claras, porque não se consegue tomar uma decisão de que rumo seguir em vendas e crescimento sem medição.
Além disso, evitou-se o desperdício de dinheiro, porque não faz sentido investir em publicidade, sendo que existe uma baixa eficácia na conversão dos clientes potenciais que já vão até a empresa, mas não compram. Neste caso, 85% deles (já que a taxa de conversão é de apenas 15%).
2 – Entenda e modifique sua conversão
Orientei então para que fosse segmentada a medição da conversão para entendermos ainda mais o que ocorria, já que o negócio tinha três tipos principais de produtos. Com isso, descobrimos que as taxas eram diferentes para cada tipo de produto: 11% para o Tipo A, 14% para o Tipo B e 19% para o Tipo C, respectivamente. A partir disso analisamos melhor por que o Tipo C convertia mais e aplicamos estratégias similares para os outros tipos de produtos.
Depois da aplicação das estratégias, a queda de 13% nas vendas (referente ao mesmo período do ano anterior) foi revertida para um aumento de 11%. Isso porque a taxa de conversão total subiu de 15% para 18,6%, um aumento de 24% (na taxa e, consequentemente, nas vendas).
Estratégias para taxa de conversão são certamente mais baratas que para atração de prospectos, assim investir em conhecer sua conversão é essencial para conseguir maior eficácia nas vendas, sem ter que necessariamente desembolsar mais dinheiro.
Além disso, conversão é um fator “causa”. Muitas empresas conhecem seu faturamento, que é fator “FIM” ou consequência (resultado). Mas para aumentar as vendas é necessário conhecer as causas que levam às vendas.
Taxa de conversão é um fator causa importantíssimo e que todas as empresas possuem. Para 99% das companhias é possível medir e modificar o fator causa.
Quais estratégias usar para continuar expandindo a empresa num momento de retração econômica?
Dicas
-
• 12 dicas infalíveis para se tornar uma pessoa resiliente
Você é estressado e tem hábitos autossabotantes? Vive intoxicado pelas próprias atitudes tomadas no dia a dia? Então, conheça a resiliência e veja como ela pode ser útil em sua vida
• Onde você se vê daqui 100 anos?
Para muitas pessoas, sucesso é sinônimo de dinheiro no bolso, mas será que essa é mesmo a melhor definição de sucesso?
• 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho
Vamos nos tornar pessoas e profissionais melhores, começando com as 14 maneiras de ser mais feliz no trabalho.
• Insatisfação do consumidor: é melhor prevenir do que remediar
Quão melhor for a relação da empresa com seu cliente, maiores são suas chances de fidelizá-lo
• As armadilhas da liderança
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
• Dicas para falar com objetividade
Comunicação é a base de tudo!
• Dois exercícios para repensar a motivação em vendas
Só que a coisa geralmente é tratada de maneira muito superficial. O problema da motivação superficial é que ela rapidamente se esvai. Então quero propor uma série de exercícios para fomentar a motivação do jeito correto.
• 10 atitudes positivas para o sucesso profissional
Costumo dizer em treinamentos e consultorias que, na maioria das vezes, os profissionais são demitidos por más atitudes e não por deficiências técnicas ou maus resultados.
• Por que atitude é mais importante que inteligência?
Será que o sucesso só existe para pessoas inteligentes? Descubra abaixo que sem atitude você não vai para lugar algum e que vale a pena se arriscar
• Empresas poderão fazer acordos trabalhistas
Sua empresa tem ação tramitando na Justiça do Trabalho e quer conciliar? O prazo para apresentar os processos que serão alvo de acordos ao longo da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista vai até o dia 13 de maio.