Banner
Notícias
Amauri Nóbrega
Para se obter resultados em qualquer empresa é preciso, antes de mais nada, ter um objetivo a ser alcançado com base num planejamento estratégico. Essa é a premissa de Amauri Nóbrega, consultor executivo e sócio fundador da Cinco Global. “Tendo um objetivo claro, inicia-se o planejamento de como ‘chegar lá’”.
Nóbrega é enfático ao dizer que, ao investir em um planejamento estratégico, não faz sentido não conseguir executá-lo, o que pode, inclusive, por o futuro desse negócio em risco.
Traçado o planejamento estratégico, outro tipo de esforço é demandado nessa empresa: o foco no trabalho humano. Os negócios que são mais atraentes geralmente têm algo em comum, que é a motivação da sua equipe.
“Se a empresa tem sistematicamente conseguido atingir os seus resultados, a equipe recebe uma boa parcela do cumprimento dessa meta”, comenta o consultor executivo.
Para Amauri Nóbrega, outro mérito das empresas que conseguem atingir suas metas por meio do planejamento estratégico é que elas têm uma disciplina arraigada e a força de negociação.
Processos-chave de um negócio
O método é importantíssimo para as empresas que querem se manter fortes no mercado que atuam. Assim, o consultor pontua três processos-chave para atingir qualquer objetivo: pessoal, estratégico e operacional.
“A essência de um negócio passa pelo alinhamento deles. Os seus líderes precisam conhecer a fundo esses processos, pois eles são a base para chegarmos ao sucesso”, diz.
O trabalho nesses três eixos deve seguir com disciplina. “Se uma empresa quer executar seu plano e atingir resultados, é imprescindível haver disciplina, algo necessário tanto na vida pessoal quanto na profissional”, comenta Amauri Nóbrega.
Para conquistar essa disciplina, o consultor recomenda se cercar de pessoas complementares às suas habilidades e competências e mudar radicalmente hábitos ruins.
“Vejo o negócio como a vida pessoal. Se você recebe uma orientação do médico dizendo que precisa perder peso e a primeira coisa que lhe vem à cabeça é que não irá conseguir, você deve trabalhar o seu pensamento, pois ele é o principal vilão de cronogramas não cumpridos”, exemplifica.
A essência de um negócio passa pelo alinhamento dos líderes
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista