Banner
Notícias
Autor: Roberto Morais
Já aconteceu com você: de estar no caixa de um supermercado e a atendente não conseguir fazer a leitura do código de barras da etiqueta de um produto? – devido ele estar amassado ou ter sido colocado de forma que dificulte a sua leitura –.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa. Mas, por que isso ocorreu? Porque foi devido a alguém que se esqueceu de avisar ao encarregado da colocação das etiquetas que se não forem colocadas corretamente irá dificultar o trabalho dos atendentes dos caixas – uma vez que eles terão que digitar todo o código, que não é nem um pouco pequeno que, muitas das vezes, está ilegível devido a sua colocação incorreta no produto –.
Você deve estar se perguntando: Ok, tudo bem! E o que isso tem a ver com marketing integrado? E eu respondo: tudo! Porque uma empresa é como se fosse um sistema no qual cada funcionário é como se fosse uma engrenagem e são essas engrenagens que farão o sistema funcionar, basta uma engrenagem dar pane para que o sistema funcione mal ou, até mesmo, deixe de funcionar.
Mas, afinal o que é marketing integrado? É quando em uma empresa todos os integrantes – de todos os setores: da equipe de manutenção ao CEO – estão concentrados e focados nos objetivos e atividades que levam a uma relação duradoura com o consumidor, por meio da satisfação das necessidades e desejos dos clientes, ou seja, todas as atividades de uma empresa tem que serem focadas nos clientes, porque eles são o centro das atenções.
Outro exemplo: você já imaginou um hospital em que as equipes médicas são muito competentes; porém, as equipes que trabalham nos bastidores – como as equipes que são responsáveis pela limpeza das instalações do hospital deixam muito a desejar! –. Certamente, por mais dedicados que forem os médicos não será o suficiente, porque esse hospital terá problemas de saneamento que irá afetar os pacientes.
Na clínica Mayo, situado nos Estados Unidos da América, sendo que as três maiores unidades estão nos estados do Arizona, Minessota e na Flórida, tem como norma para a contratação de novos funcionários o seguinte: uma vez contratados, os novos funcionários passam por um processo de orientação projetado para reforçar a mentalidade de que o paciente está em primeiro lugar.
O programa para quem não é médico – sejam porteiros, faxineiros, contadores ou enfermeiros – visa a ajudar o pessoal em geral a compreender de que maneira seu trabalho afeta o tratamento e o bem-estar dos pacientes.
Uma vez que se o pessoal da limpeza não mantiver boas às condições sanitárias, será bem provável que a saúde dos pacientes poderão ser comprometidas, por melhor que seja o tratamento médico recebido.
O marketing integrado é tão importante que, certa vez, David Packard, cofundador da Hewlett-Packard, disse o seguinte: “O marketing é importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing”.
Em seu livro “O marketing sem segredos” Philip Kotler – considerado a maior autoridade mundial em marketing – escreveu com muita propriedade o seguinte: “Uma empresa pode ter o melhor departamento de marketing do mundo e fracassar na área de marketing. Por quê? Porque as pessoas da produção podem fazer produtos de má qualidade, o departamento de expedição pode atrasar a entrega, o departamento de contabilidade pode imprimir faturas imprecisas... tudo isso fará a empresa perder clientes”.
Portanto, é extremamente importante que as empresas desenvolvam uma cultura empresarial com foco no marketing integrado, pois procedendo dessa forma a responsabilidade pelo marketing da empresa não fica, somente, com o departamento do marketing, mas, sim, com todos os setores da empresa.
Assim, se a sua empresa não tem o marketing integrado providencie, imediatamente,porque todos os setores deverão ter a mentalidade de que o cliente está em primeiro lugar.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa.
Dicas
-
• 3 dicas para ser mais relevante
Ser uma pessoa relevante significa ter um diferencial para o mercado de trabalho. Por isso, confira 3 dicas para ser um profissional mais relevante
• Atendimento ao cliente: muito além do telefone
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
• 8 dicas para ser mais eficiente no trabalho
Veja algumas dicas para estar em controle do seu cérebro e, assim, melhorar seu desempenho no escritório
• Auto estima e Astral 7 dicas úteis para melhorar
Quem não teve um dia mau na vida? Mesmo semanas ou meses? Todas as pessoas – sem exceção – têm fases na sua vida em que se sentem em baixo. Isso é perfeitamente normal, os altos e baixos fazem parte das nossas características como seres humanos.
• 3 estratégias para manter sua equipe motivada (de graça)
O que mantém uma equipe motivada?
• Empresas atraem talentos. Os chefes, os mantém
Como companhias encontram formas de garantir que os seus gestores sejam mais preparados para lidar com as suas equipes
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Sucesso profissional não se alcança da noite para o dia, é preciso um planejamento estruturado e sólido de carreira para se chegar ao tão cobiçado topo.
• Veja os documentos necessários para declarar o Imposto de Renda
Prazo de entrega do IR começa em 1º de março e vai até 29 de abril. Quem declarar no início do prazo recebe restituição mais cedo.
Os contribuintes que perderem o prazo ou não entregarem o documento estão sujeitos à uma multa mínima de R$ 165,74. • Pensamento Positivo “Pensar positivo” é o conselho geral para superar qualquer dificuldade. Mas, afinal, o que é ser positivo? “Uma pessoa positiva é aquela que é confiante na vida”, resume Maria Teresa Guimarães, life coaching.
“O pensamento positivo saudável gera pensamentos e atitudes que vão refletir na vida. Por exemplo, para passar no vestibular, a pessoa se motiva para estudar”, comenta o terapeuta e instrutor de ioga Fabio Mocci Camargos. • 10 dicas para ter sucesso no trabalho Atualmente no mundo globalizado em que vivemos, a concorrência no mercado de trabalho tem se tornado cada vez maior e mais competitiva. Além de estar qualificado por meio de estudos e cursos, é necessário desenvolver atitudes que lhe diferenciem das outras pessoas.
"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein.
Portanto segue 10 dicas que você pode aplicar nesse novo ano que lhe ajudarão a obter resultados diferentes e satisfatórios.