Banner
Notícias
Autor: Roberto Morais
Já aconteceu com você: de estar no caixa de um supermercado e a atendente não conseguir fazer a leitura do código de barras da etiqueta de um produto? – devido ele estar amassado ou ter sido colocado de forma que dificulte a sua leitura –.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa. Mas, por que isso ocorreu? Porque foi devido a alguém que se esqueceu de avisar ao encarregado da colocação das etiquetas que se não forem colocadas corretamente irá dificultar o trabalho dos atendentes dos caixas – uma vez que eles terão que digitar todo o código, que não é nem um pouco pequeno que, muitas das vezes, está ilegível devido a sua colocação incorreta no produto –.
Você deve estar se perguntando: Ok, tudo bem! E o que isso tem a ver com marketing integrado? E eu respondo: tudo! Porque uma empresa é como se fosse um sistema no qual cada funcionário é como se fosse uma engrenagem e são essas engrenagens que farão o sistema funcionar, basta uma engrenagem dar pane para que o sistema funcione mal ou, até mesmo, deixe de funcionar.
Mas, afinal o que é marketing integrado? É quando em uma empresa todos os integrantes – de todos os setores: da equipe de manutenção ao CEO – estão concentrados e focados nos objetivos e atividades que levam a uma relação duradoura com o consumidor, por meio da satisfação das necessidades e desejos dos clientes, ou seja, todas as atividades de uma empresa tem que serem focadas nos clientes, porque eles são o centro das atenções.
Outro exemplo: você já imaginou um hospital em que as equipes médicas são muito competentes; porém, as equipes que trabalham nos bastidores – como as equipes que são responsáveis pela limpeza das instalações do hospital deixam muito a desejar! –. Certamente, por mais dedicados que forem os médicos não será o suficiente, porque esse hospital terá problemas de saneamento que irá afetar os pacientes.
Na clínica Mayo, situado nos Estados Unidos da América, sendo que as três maiores unidades estão nos estados do Arizona, Minessota e na Flórida, tem como norma para a contratação de novos funcionários o seguinte: uma vez contratados, os novos funcionários passam por um processo de orientação projetado para reforçar a mentalidade de que o paciente está em primeiro lugar.
O programa para quem não é médico – sejam porteiros, faxineiros, contadores ou enfermeiros – visa a ajudar o pessoal em geral a compreender de que maneira seu trabalho afeta o tratamento e o bem-estar dos pacientes.
Uma vez que se o pessoal da limpeza não mantiver boas às condições sanitárias, será bem provável que a saúde dos pacientes poderão ser comprometidas, por melhor que seja o tratamento médico recebido.
O marketing integrado é tão importante que, certa vez, David Packard, cofundador da Hewlett-Packard, disse o seguinte: “O marketing é importante demais para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing”.
Em seu livro “O marketing sem segredos” Philip Kotler – considerado a maior autoridade mundial em marketing – escreveu com muita propriedade o seguinte: “Uma empresa pode ter o melhor departamento de marketing do mundo e fracassar na área de marketing. Por quê? Porque as pessoas da produção podem fazer produtos de má qualidade, o departamento de expedição pode atrasar a entrega, o departamento de contabilidade pode imprimir faturas imprecisas... tudo isso fará a empresa perder clientes”.
Portanto, é extremamente importante que as empresas desenvolvam uma cultura empresarial com foco no marketing integrado, pois procedendo dessa forma a responsabilidade pelo marketing da empresa não fica, somente, com o departamento do marketing, mas, sim, com todos os setores da empresa.
Assim, se a sua empresa não tem o marketing integrado providencie, imediatamente,porque todos os setores deverão ter a mentalidade de que o cliente está em primeiro lugar.
Esse é apenas um exemplo, de vários outros, na qual se verifica a falta de marketing integrado com os funcionários de uma empresa.
Dicas
-
• 10 formas para ficar grato
Muitas vezes esquecemos, ou simplesmente ignoramos o significado de coisas ou celebrações.
• Alegria, alegria!10 dicas que ensinam a usar a mente a seu favor
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, você será sempre refém das suas escolhas.
• Minhas 10 dicas para ser uma pessoa equilibrada
A maioria das pessoas faz coisas demais, dorme de menos, anda com a saúde em frangalhos e vive estressada. Minha vida também é repleta de multitarefas e muita gente me pergunta “como é que você consegue?”. A resposta é tão simples que decidi dividir com vocês o segredo para ter paz e equilíbrio.
• Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente
Conhecer os sabotadores da mente é a primeira etapa do processo. De acordo com Chamine, todo indivíduo possui, pelo menos, dez inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações corriqueiras da vida. São esses os sabotadores por trás das sensações de fracasso e de desmotivação experimentadas na vida profissional e fora dela.
• COMO MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL FACE ÀS ADVERSIDADES DA VIDA?
Perante as dificuldades da vida, algumas das nossas formas de lidar com a adversidade são muito mais destrutivas e prejudiciais do que assertivas e funcionais.
• Ser inquieto pode ser próspero e trazer sucesso
Os inquietos buscam sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente
• Os problemas podem ser bons?
Problemas geralmente são vistos de forma negativa dentro das empresas
• Fazer o bem é um bom negócio
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais