Banner
Notícias
Kaik R. Vieira
O que fazer para ser um profissional de sucesso?
Qual o segredo de uma carreira Promissora?
São duas das diversas questões presentes no dia a dia de cada profissional, dificuldades, barreiras e obstáculos estão constantemente presentes nesta caminhada. No século atual contasse pontos positivos para o profissional realmente qualificado, que por ora além de capacitação elevada, outrora de nível comunicativo apurado.
Chegando a um ponto direto no assunto, para se obter um conceito no mercado de trabalho requer algumas regras a serem observadas, tomando como base por imediato o Livro “25 Leis Bíblicas do Sucesso de William Douglas e Rubens Teixeira com prefácio de Eike Batista” iremos estudar resumidamente algumas destas leis importantes como regras ao nosso objetivo, sendo elas:
A Lei da Oportunidade; 2. A Lei da Sabedoria; 3. A Lei da Visão; 4. A Lei do Foco; 5. A Lei do Planejamento.
Oportunidade: No decorrer de sua trajetória, cada pessoa irá se deparar com adversas oportunidades quer delas precise ou não. Não podendo ser simplista, onde que a realidade é: nem todo mundo terá a mesma oportunidade; não basta escolher uma simples meta como ser rico por exemplo e pronto, é necessário uma gama de afazeres a serem cumpridos muitos deles coligados com nossas escolhas. Por isto não adianta reclamar que o indivíduo vizinho tem mais sorte, cabe a você correr atrás de oportunidades tentar, avaliar e concluir se tal oferta acopla sua demanda. Como propriamente dito na bíblia:
“Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao perverso; ao bom, ao puro e ao impuro; tanto ao que sacrifica como ao que não sacrifica; ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento” (Eclesiastes 9:2).
Sabedoria: É uma das principais bases para se obter o sucesso, é a tão chamada inteligência (conhecimento organizacional, estratégico e financeiro). Com ela se pode escolher as causas certas para fins de ter o resultado desejado, ou, aumenos o esperado. A sabedoria em si não é apenas questão de: quem tem o seu QI mais alto terá sabedoria mais elevada, não, pois há indivíduos com tal qualidade mas que não tem sabedoria para viver. Como diz o conselho na bíblia
“Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória” (Provérbios 24:3-7).
Visão:
“Então o Senhor me respondeu, e disse:
Escreve a visão e torna bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.” (Habacuque 2:2)
O planejamento estratégico de uma maneira geral começa com “missão” e “visão”, que se referem ao propósito de como a empresa, pessoa se vê daqui a algum tempo, e como será conhecida no mercado de trabalho.
Qual sua missão, sua razão de ser? Onde pretende chegar? Como quer ser conhecido? A escolha é sua. Você pode até alterar seu projeto, mas deve sempre seguir tais conceitos.
Talvez, na sua profissão ou na sua carreira futura, você já tenha preparado ou presenciado com planejamento estratégico, mas e na sua vida? Você já analisou qual sua missão, sua visão e seus valores? Já fez um estudo de suas forças e fraquezas? Das possibilidades e ameaças que tem pela frente?
Muitos gostam de chamar a visão de sonho. Mas pode ser chamado como nós preferirmos: visão, sonho, meta, objetivo, propósito. O importante é saber o que queremos. Sem objetivos não existe progresso. É preciso ter desejos, sonhos, planos. Se tivermos uma visão e de fato implementá-la, estará lançando as bases do seu sucesso.
Foco: A visão é uma “presunção” do futuro, mas para chegar a tal ponto é necessário se ter um foco. Aquilo que lhe dá atenção, que se expande. Jesus disse que onde a pessoa depositar o que é mais importante para ela, ali estará seu coração. E, claro, onde estiver seu coração será a área em que irá se desenvolver:
“Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lucas 12:34).
De uma maneira resumida, o foco deve ser executado de maneira objetiva, sua performance deve ser analisada, pois a real fase do foco é concentração, e para se obter sucesso deve concentrar naquilo que irá mudar para fim chegar no tão esperado. Vale lembrar que em maior parte o foco lhe requer sacrifícios, mas, onde não há sacrifício não há vitória.
Planejamento:
“Os planos bem elaborados levam à fartura.”
(Provérbios 21:5)
A fase do planejamento está entre as mais importantes para alcançar a sua meta, melhor, o seu sucesso. O planejamento requer um certo estudo, por isso não irei demonstrar como fazer, mas sim alertar alguns pontos. Existem algumas regras a serem observadas deste contexto, dentre eles três “degraus”:
1. Planejamento geral, estratégico, de longo prazo.
2. Planejamento por fases menores (quinquenal, anual, semestral, trimestral, mensal).
3. Planejamento semanal e diário, que chamamos de administração do tempo.
Muitos insistem que planejar é enfadonho e nem tentam avaliarem que é difícil aprender como se organizar melhor. Mas se deixam a esquecer que planejar poupa sofrimento e evita desperdício.
Enfim, para se ter um amplo conceito sobre este assunto você precisa montar sua oportunidade e com sabedoria escolher sua visão, focar no objetivo e por fim pesquisar sobre como planejar, seguindo tais regras de maneira cautelosa pode ter certeza, sucesso profissional é apenas o princípio.
Uma carreira de sucesso é uma carreira com conceitos traçados, todo profissional requer um futuro promissor. Para isso foi montado 5 regras de como seguir na sua carreira de maneira evolutiva.
Dicas
-
• COMO ENTRAR NO MODO MONOTAREFA
O consultor Christian Barbosa sugere planejar sempre os três próximos dias.
• Imposto de Renda 2018: veja dicas para não cair na malha fina
Erros no preenchimento da declaração de Imposto de Renda podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Quem fica nessa situação terá sua restituição de imposto retida até que a situação seja regularizada.
• Venci R$ 80 mil em dívida e, aos 31, estou perto de me tornar milionária
“Minha avó me acostumou a ter gostos refinados.” É assim que a youtuber Júlia Mendonça, 31, descreve sua relação com o dinheiro na infância. Os pais nunca fizeram todas as suas vontades, já a avó era a grande responsável por abastecer seus desejos, uma prática que virou hábito e gerou uma dívida de R$ 80 mil.
• Setor de serviços ficará de fora da mudança do PIS/Cofins
O governo quer diminuir os litígios com as empresas que são tributadas pelo PIS/Cofins. Os dois tributos são uns dos mais complexos do sistema tributário brasileiro e passarão por uma reforma com a proposta de simplificação tributária
• IR 2018: Reúna agora os papéis e tenha chance de receber restituição antes
Não viajou no Carnaval? Então aproveite o feriadão para organizar a papelada do Imposto de Renda de 2018. Assim, fica pronto para apresentar a declaração já no começo de março. Normalmente, quem entrega o IR primeiro tem maiores chances de receber a restituição rapidamente.
• Exclusão no novo Refis das micro e pequenas empresas do Simples Nacional
As micro e pequenas empresas cadastradas no sistema Simples Nacional que estão inadimplentes já estão sendo notificadas pela Receita Federal para acertarem seus débitos. Porém, muitas não têm condições para tal
• Cancelamento da Inscrição do MEI Inadimplente
Será cancelada a inscrição do Microempreendedor Individual – MEI que esteja:
• Distribuição de lucros no Simples Nacional
A isenção de impostos na distribuição de lucros aos sócios é permitida pela legislação tributária, inclusive para os enquadrados no Simples Nacional, desde que sejam observados alguns pontos importantes, como veremos mais adiante.
• Sabe qual relação entre caixa preta e o SPED?
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
• 5 hábitos que você pode adotar agora para controlar melhor suas contas
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.