Banner
Notícias
Tenho compartilhado a curva de adoção de um produto de Rogers há muito tempo, mas percebi que não explica de verdade o que acontece. Aqui está uma forma melhor de pensar nisso em uma progressão:
Marginalizado > Arriscado > Novo > Quente > Massas > Sempre
Pessoas têm formas distintas de pensar quando se deparam com mercados diversos. Alguns ficam ansiosos para provar comidas diferentes, mas sempre confiam nas mesmas marcas de roupas ou carros. Outros gostam de viver perigosamente quando se trata de tendências sobre cultura popular e estilo de vida, mas são conservadores quanto às últimas descobertas da ciência.
TODA IDEIA IMPORTANTE COMEÇA MARGINALIZADA. ELA NÃO É ÓBVIA, COMPROVADA OU RAPIDAMENTE EXPLICADA. E UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS, AS QUE GOSTAM DA “MARGEM”, SE ENGAJA.
Às vezes, essa ideia marginalizada começa a ressoar entre pessoas conectadas com os que amam a margem. Talvez tenha sido isso que aconteceu com a música punk no CBGB. Hoje é arriscado, mas mais pessoas estão fazendo. Essas novas pessoas são as que gostam de procurar ideias que são arriscadas (mas não marginalizadas, né, eles não são loucos).
Às vezes, mais raramente, a ideia arriscada é vista pelos “observadores de tendências” como uma novidade. Eles alertam seu público – as pessoas que querem fazer parte da novidade, mas não podem arriscar estarem erradas, então eles evitam o arriscado.
Quando pessoas suficientes aceitam a novidade, ela se torna algo quente, e então essa coisa quente pode chegar às massas.
Os números não mentem: há mais pessoas no grupo das massas! Há pessoas que só escutam uma música depois que ela emplaca, que só vão para restaurantes de redes gigantes, que só dirigem o carro mais popular. Na realidade, é a decisão desse grupo, de forma agregada, que faz de suas escolhas os grandes sucessos.
Finalmente, quando pessoas suficientes nas massas aceitam uma ideia, elas começam a pressionar o resto das pessoas em sua volta, insistindo que eles também aceitem a ideia nova, como se sempre tivesse sido a coisa certa a se fazer, porque é isso que esse grupo busca: a certeza da ideia que sempre foi verdadeira.
Você pode aplicar esse ciclo à banda Talking Heads, às dietas, aos papeis de gêneros e raças na sociedade, aos preceitos da religião organizada, a movimentos políticos, sushi, tradições de casamento… O que é aceito hoje, o que quase todos acreditam serem verdades universais e atemporais, foram ideias marginalizadas há um século ou menos.
O ERRO DOS VENDEDORES É QUE ELES APRESENTAM SUAS IDEIAS MARGINALIZADAS A PESSOAS QUE NÃO ESTÃO DISPOSTAS A CONHECER IDEIAS MARGINALIZADAS, EM VEZ DE TOMAR TEMPO E PASSAR PELA PROGRESSÃO.
Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?
Dicas
-
• 10 formas para ficar grato
Muitas vezes esquecemos, ou simplesmente ignoramos o significado de coisas ou celebrações.
• Alegria, alegria!10 dicas que ensinam a usar a mente a seu favor
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, você será sempre refém das suas escolhas.
• Minhas 10 dicas para ser uma pessoa equilibrada
A maioria das pessoas faz coisas demais, dorme de menos, anda com a saúde em frangalhos e vive estressada. Minha vida também é repleta de multitarefas e muita gente me pergunta “como é que você consegue?”. A resposta é tão simples que decidi dividir com vocês o segredo para ter paz e equilíbrio.
• Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente
Conhecer os sabotadores da mente é a primeira etapa do processo. De acordo com Chamine, todo indivíduo possui, pelo menos, dez inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações corriqueiras da vida. São esses os sabotadores por trás das sensações de fracasso e de desmotivação experimentadas na vida profissional e fora dela.
• COMO MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL FACE ÀS ADVERSIDADES DA VIDA?
Perante as dificuldades da vida, algumas das nossas formas de lidar com a adversidade são muito mais destrutivas e prejudiciais do que assertivas e funcionais.
• Ser inquieto pode ser próspero e trazer sucesso
Os inquietos buscam sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente
• Os problemas podem ser bons?
Problemas geralmente são vistos de forma negativa dentro das empresas
• Fazer o bem é um bom negócio
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais