Banner
Notícias
Tenho compartilhado a curva de adoção de um produto de Rogers há muito tempo, mas percebi que não explica de verdade o que acontece. Aqui está uma forma melhor de pensar nisso em uma progressão:
Marginalizado > Arriscado > Novo > Quente > Massas > Sempre
Pessoas têm formas distintas de pensar quando se deparam com mercados diversos. Alguns ficam ansiosos para provar comidas diferentes, mas sempre confiam nas mesmas marcas de roupas ou carros. Outros gostam de viver perigosamente quando se trata de tendências sobre cultura popular e estilo de vida, mas são conservadores quanto às últimas descobertas da ciência.
TODA IDEIA IMPORTANTE COMEÇA MARGINALIZADA. ELA NÃO É ÓBVIA, COMPROVADA OU RAPIDAMENTE EXPLICADA. E UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS, AS QUE GOSTAM DA “MARGEM”, SE ENGAJA.
Às vezes, essa ideia marginalizada começa a ressoar entre pessoas conectadas com os que amam a margem. Talvez tenha sido isso que aconteceu com a música punk no CBGB. Hoje é arriscado, mas mais pessoas estão fazendo. Essas novas pessoas são as que gostam de procurar ideias que são arriscadas (mas não marginalizadas, né, eles não são loucos).
Às vezes, mais raramente, a ideia arriscada é vista pelos “observadores de tendências” como uma novidade. Eles alertam seu público – as pessoas que querem fazer parte da novidade, mas não podem arriscar estarem erradas, então eles evitam o arriscado.
Quando pessoas suficientes aceitam a novidade, ela se torna algo quente, e então essa coisa quente pode chegar às massas.
Os números não mentem: há mais pessoas no grupo das massas! Há pessoas que só escutam uma música depois que ela emplaca, que só vão para restaurantes de redes gigantes, que só dirigem o carro mais popular. Na realidade, é a decisão desse grupo, de forma agregada, que faz de suas escolhas os grandes sucessos.
Finalmente, quando pessoas suficientes nas massas aceitam uma ideia, elas começam a pressionar o resto das pessoas em sua volta, insistindo que eles também aceitem a ideia nova, como se sempre tivesse sido a coisa certa a se fazer, porque é isso que esse grupo busca: a certeza da ideia que sempre foi verdadeira.
Você pode aplicar esse ciclo à banda Talking Heads, às dietas, aos papeis de gêneros e raças na sociedade, aos preceitos da religião organizada, a movimentos políticos, sushi, tradições de casamento… O que é aceito hoje, o que quase todos acreditam serem verdades universais e atemporais, foram ideias marginalizadas há um século ou menos.
O ERRO DOS VENDEDORES É QUE ELES APRESENTAM SUAS IDEIAS MARGINALIZADAS A PESSOAS QUE NÃO ESTÃO DISPOSTAS A CONHECER IDEIAS MARGINALIZADAS, EM VEZ DE TOMAR TEMPO E PASSAR PELA PROGRESSÃO.
Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?
Dicas
-
• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
• Você sabe pedir aumento?
Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
• Invista na sua carreira, faça Coaching!
Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista