Banner
Notícias
Muitas preocupações passam pela cabeça do empreendedor ao abrir uma empresa, estoque, capital de giro, plano de negócio, orçamentos, marketing, etc. Após esta primeira fase, os responsáveis precisam partir para o andamento do negócio, que inclui atividades como a criação de website e loja virtual, geração de notas fiscais eletrônicas e de boletos.
Marcus Almeida, gerente de Inside Sales & SMB da Intel Security, conta que nesta fase é fundamental ficar atendo à segurança da informação para não deixar que vulnerabilidades atrapalhem o negócio. “Em uma loja física, todos sabem que é fundamental contar com itens de segurança como travas, cadeados e câmeras. No entanto, as ameaças também podem vir digitalmente e por isso os dados das empresas também precisam de segurança adequada”.
O cibercrime está em constante expansão e as pequenas empresas também são alvo desses criminosos. Recente relatório divulgado pela Intel Security mostrou que hackers vendem na darkweb pacotes de dados roubados que incluem informações como números de cartões de crédito roubados, credenciais para entrar em redes corporativas e até mesmo cadastros de clientes em programas de fidelidade.
Para proteger os dados corporativos, todos os computadores e smartphones usados para o negócio devem ter soluções de segurança instaladas e constantemente atualizadas. Além disso, o empreendedor deve tomar cuidado com golpes bem elaborados que podem causar prejuízos e outros inconvenientes à sua empresa.
A maioria das ameaças às pequenas empresas chega por e-mail como links e mensagens infectadas ou mensagens de phishing, que tentam captar informações pessoais. No entanto, existem outros tipos de ameaças mais graves, que podem causar o desvio de dinheiro da empresa. Dentre as vulnerabilidades que podem prejudicar os pequenos empreendedores, Almeida destaca os boletos, as notas fiscais eletrônicas e o e-commerce.
Boletos bancários – Há alguns anos muitos golpes digitais vem sendo realizados através de boletos bancários. Durante a geração ou pagamento de um boleto um malware é capaz de alterar os números e assim mudar o beneficiário. Se o computador da empresa estiver infectado os boletos gerados podem ter numeração alterada sem que o emissor perceba. A alteração também pode acontecer no ato do pagamento do boleto via internet e o dinheiro será desviado para o criminoso.
Nota fiscal eletrônica – Ao emitir ou armazenar notas fiscais eletrônicas no computador o empreendedor precisa ter muito cuidado. Emitir notas usando wi-fi público, por exemplo, pode expor as informações e ocasionar a interceptação de dados. Em posse de dados da empresa o criminoso pode até mesmo emitir notas falsas.
Website e loja virtual – O website geralmente é o principal canal de comunicação entre a empresa e seus clientes. Ter o site derrubado por um ataque hacker pode causar grande prejuízo à imagem da empresa, além de gastos com reparação técnica e negócios perdidos pelo tempo que o site ficar fora do ar. Pior ainda é se um ataque conseguir capturar dados de compras de clientes cadastrados como informações de login e números de cartões de crédito.
Para evitar a interceptação de dados ou ter o computador infectado por malwares, Almeida sugere nunca usar redes wi-fi de cafés, hotéis e aeroportos, por exemplo, além de não usar a máquina que realiza emissão de notas e transferências bancárias para outras atividades. “Um erro bastante comum é usar o mesmo computador do trabalho para atividades pessoais como navegar na internet, baixar músicas e filmes, o que aumenta muito as chances de ter o dispositivo infectado por malwares”, finaliza.
Muitas preocupações passam pela cabeça do empreendedor ao abrir uma empresa, estoque, capital de giro, plano de negócio, orçamentos, marketing, etc
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica