Banner
Notícias
Mariana Desidério
Vender é o objetivo de todas as empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Então,imagine como seria se você soubesse como funciona o cérebro do seu cliente. Imagine saber que fatores ele leva em consideração para decidir (ou não) por uma compra.
Imaginou? Pois saiba que existe hoje um novo campo de estudos dedicado apenas a estudar o cérebro do consumidor: é o neuromarketing. “O neuromarketing é vender ao subconsciente, diretamente ao cérebro. Não é lavagem cerebral e sim ser direto, efetivo e econômico na hora da persuasão”, explica Werner Görlich, presidente da Neuromarketing Business Association.
“Trata-se de uma técnica baseada no que existe de mais moderno no estudo do cérebro para entender como o ser humano pensa, decide e sente”, complementa Paulo Crepaldi também especialista no assunto e diretor da ING Marketing & Training.
Mas será que é possível usar esse recurso para alavancar as vendas de pequenos negócios? Os especialistas dizem que sim. “Essas técnicas devem ser empregadas tanto pelo ‘mercadinho da esquina’ quanto pelas montadoras de carros.”, afirma Görlich.
Ficou interessado? Então veja a seguir algumas dicas práticas de como usar o neuromarketing para vender mais.
1 – Foque em imagens
Segundo Crepaldi, a ciência já descobriu que o ser humano processa imagens de forma muito mais rápida do que compreende palavras. Sendo assim, abuse das mensagens visuais. O especialista dá um exemplo bem prático: numa rua comercial, onde todas as lojas têm em suas vitrines a palavra “promoção”, experimente associar uma imagem a essa palavra. “Você pode incluir ao lado da promoção uma imagem que remeta a um desejo de felicidade, ou ainda a foto de algum produto que esteja em destaque na oferta”, sugere.
2 – Conte sua história
Outro segredo, segundo Crepaldi, é focar menos esforços em tentar vender e mais em contar a sua história para o cliente. “O ser humano só lembra das coisas via histórias”, explica. Por isso, se você tem uma empresa familiar, por exemplo, não se iniba em fazer menção a isso no ambiente da loja.
“Pode ser um quadro na loja com as pessoas da família, ou uma frase do tipo ‘aqui os produtos são feitos desde o meu avô’. As pessoas acham que isso é tolice, mas são esses detalhes que mostram a diferença entre a sua loja e a do outro. É o que chamamos de storytelling”, aconselha Crepaldi.
3 – Pense na necessidade do cliente
Chega de gastar energia falando de todos os atributos maravilhosos que seu produto tem. “A neurociência comprovou que nós não assimilamos a mensagem quando o vendedor fica dizendo o quão bom o produto é. Em vez disso, é mais eficaz falar sobre o que esse produto faz para o cliente”, afirma Crepaldi. O especialista dá o exemplo no caso de uma loja de móveis. “Em vez de dizer que aquela mesa é feita da melhor madeira possível, diga que a família do cliente vai usá-la pelos próximos 30 anos”, recomenda.
4 – Cuide do ambiente do seu negócio
Quer vender bem? Então certifique-se que o ambiente do seu negócio está de acordo com seu público alvo. “É importante prestar atenção se a loja está numa cor adequada, se o cheiro é adequado para receber o cliente. Essas coisas muitas vezes passam despercebidas para o empreendedor”, afirma Crepaldi.
5 – Apele para a emoção
Segundo Werner Görlich, da Neuromarketing Business Association, um bom truque para chamar a atenção em meio aos concorrentes é transmitir uma mensagem que converse com o lado emocional do cliente. Um exemplo simples: “A maioria das pessoas gosta de animais ‘bonitinhos’. Assim, pode ser uma boa ideia usá-los como meio para transmitir uma certa mensagem”, indica. Porém, o especialista ressalta que é preciso cuidado para que a “fofura” não ofusque o seu produto.
6 – Atente para a sua linguagem corporal
Você já ouviu dizer que o corpo fala, certo? Pois então trate de cuidar da postura na hora de vender (e orientar seus vendedores a fazerem o mesmo). Algumas dicas de Görlich são: mostre claramente o produto em questão com olhares e gestos; evite posturas evasivas como olhar para o alto ou tampar a boca; evite cruzar os braços; evite gestos que indicam cansaço, como colocar as mãos na nuca; tente identificar o padrão corporal do cliente e, na medida do razoável, copiá-lo, assim ele pode se sentir mais à vontade.
7 – Aprenda a ‘ler’ o cliente
Se ficar atento aos seus próprios gestos é importante, o mesmo vale para os gestos do cliente. “Leia sua expressão corporal e tente entender o tipo de empatia e interesse que o cliente procura no vendedor. Observe seu estado de excitação mental e ajude-o a ficar relaxado. A ansiedade é um veneno para a venda.”, recomenda Görlich.
Cérebro: neuromarketing busca entender como funcionam as decisões de compra dos clientes
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica