Banner
Notícias
Renata Rosa
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica. “A sustentabilidade é obrigatoriedade das empresas que desejam se manter no mercado, sob pena de serem extintas”. A especialista ainda vai além. “Não obstante as organizações terem essa preocupação, é necessário que os seus líderes e profissionais também possuam essa característica”.
O Tivoli Shopping, de Santa Bárbara d’ Oeste, quer deixar um legado aos seus colaboradores e clientes a partir da preocupação com o meio ambiente em praticamente todas as iniciativas. A IBE-FGV implantou um manual de boas práticas para suas equipes para a execução prática daquilo que ensina nas salas de aula.
De acordo com Ligia Molina, nas empresas, a sustentabilidade é ameaçada frente aos diversos desafios enfrentados no dia a dia corporativo, que vão além dos ambientais, como o cenário financeiro e econômico, necessidades tecnológicas, competitividade, mudanças legais e outras que impactam o mundo dos negócios constantemente.
Atualmente, o consumo mundial de recursos naturais renováveis supera a capacidade de sustentação do planeta, por isso, o desenvolvimento sustentável tem que ser prioridade das organizações. Para a professora, é essencial promover a sustentabilidade corporativa com ações práticas como a diminuição de resíduos, o desenvolvimento de produtos e serviços “verdes”, além da contratação da mão-de-obra de idosos, aprendizes e deficientes. A conscientização de clientes, fornecedores e colaboradores também está entre as principais necessidades.
Para Ligia Molina e o professor de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da IBE-FGV, Luiz Fernando Bueno de Araújo, a questão pode ser resolvida a partir de profissionais que possuam a sustentabilidade em seu “DNA”. “Se a empresa é feita de pessoas, elas é que precisam ser o agente da solução”.
A crise econômica colocou profissionais qualificados e experientes à disposição do mercado. Mas, além das condições técnicas para cada função, o diferencial é trazer em sua bagagem a sustentabilidade.
“Cada geração deve legar às gerações vindouras um meio ambiente igual ou melhor do que aquele recebido das gerações precedentes. Por isso, a grande meta que sintetiza esse esforço é compartilhar transformação produtiva com equidade social e sustentabilidade ambiental”, diz Luiz Bueno.
A sustentabilidade está automaticamente ligada aos valores de cada profissional. Por isso as empresas estão preocupadas com os valores que o profissional carrega para dentro dela, um comportamento que tem impactado o mercado. “A plataforma liderança sustentável tem sido uma ferramenta extraordinária para mostrar ao mundo corporativo o que o mercado exige nos dias de hoje dos seus líderes. Provendo conteúdos que possuem esses valores em sua base, ela permite o acesso universal a esse desenvolvimento, de maneira simples e objetiva”, diz Bueno.
Exemplos dentro e fora de casa
Roberto Pereira é superintendente do Tivoli Shopping e coordena uma equipe de 75 pessoas. No seu dia a dia, tanto no trabalho quanto em casa, ele aplica o que aprendeu atuando durante 29 anos no setor de Shopping Centers. Como executivo sabe da importância de educar os funcionários e de formar líderes sustentáveis, como ele.
Por isso, executa no shopping programas de gerenciamento, que incluem reciclagem do lixo gerado na administração e na Praça de Alimentação, torneiras mais econômicas e secadores de mãos nos banheiros. Toda a arquitetura do empreendimento foi planejada para adequar o espaço aos níveis corretos de luminosidade, o que faz com que o espaço precise cada vez menos de energia artificial. Além disso, o shopping também desenvolve projetos ambientais com a comunidade.
“Tenho certeza que todas as pessoas que trabalharam ou ainda trabalham no Tivoli Shopping se tornaram cidadãos mais conscientes, preocupam-se com o meio ambiente e com a sustentabilidade do planeta. É esse profissional que quero formar aqui, porque é isso que o mundo precisa hoje”, disse.
Essa mesma preocupação, Pereira tem quando está fora do shopping. “Não deixo a política de sustentabilidade da empresa no escritório. Ela já está em mim. Quando estou com familiares e amigos, faço questão de repassar o que sei”, completou.
A casa de Pereira foi construída com espaços abertos para receber luminosidade natural, a iluminação artificial é toda em LED, possui reservatório para agua pluvial, além disso, todo o lixo gerado é separado e os recicláveis recebem destino correto.
A própria IBE-FGV dá o exemplo e coloca em prática as lições da sala de aula. “Com foco nas boas ações e a fim de conscientizar as pessoas sobre como as pequenas atitudes podem minimizar os graves problemas ambientais, a escola de negócios criou um Manual de Boas Práticas, que contém uma série de orientações para a conservação dos bens naturais”, conta o presidente Heliomar Quaresma.
Segundo ele, as grandes empresas que possuem o foco na sustentabilidade das suas operações mudaram suas ações perante o meio ambiente e também as relações com seus colaboradores. “A transformação de cultura de uma organização genuinamente sustentável é tão visível e palpável, que seus próprios integrantes lutam pela manutenção desse compromisso com o ambiente ao mesmo tempo que atrai novos talentos, especialmente em períodos de crise”, disse.
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica
Dicas
-
• Empreendedorismo contábil e o fim do “Samba de uma nota só”
Sped, eSocial, Bloco K, e-Financeira, EFD-Reinf
• A Relevância De Um Líder Coach Para A Geração Y
No atual cenário de trabalho, o coaching funciona como ferramenta para identificar e motivar talentos da geração
• Seja uma pessoa de resultado
Viver é isso : ficar se equilibrando o tempo todo, entre escolhas e consequências. Frase mais sensata que li nesses últimos anos de autoria de Jean-Paul Sartre
• Os 6 passos da Jornada de Relacionamento com o Cliente
O processo de relacionamento com o cliente não acontece somente após a venda: é um processo contínuo que se inicia em seu primeiro contato, muito antes da venda.
• Confira dicas para crescer na empresa mesmo em tempos de crise
Se atualizar e fazer cursos é essencial.
Pesquisa feita com 3.894 líderes revela as atitudes importantes. • 5 hábitos das pessoas inovadoras Sabe aquela pessoa que sempre aparece com ideias originais para resolver algum problema? Ou aquelas vezes em que vemos algo novo e pensamos “por que eu não pensei nisso antes?”. Pois é, essas ideias geralmente vêm de pessoas inovadoras • Marketing: como divulgar o meu escritório de contabilidade? Com o avançar intenso e cada vez mais veloz da comunicação, o público possui acesso fácil e rápido às informações que precisa, em qualquer momento e lugar. • Os 10 ladrões de energia ! Você acredita que as pessoas roubam sua energia ou que precisa se proteger da energia pesada dos outros ou ainda, que está sempre carregado de energias negativas vinda de outras pessoas? Isto pode ser o seu padrão mental necessitando ser transformado. • O que o empreendedor precisa saber sobre segurança de dados após abrir sua empresa Muitas preocupações passam pela cabeça do empreendedor ao abrir uma empresa, estoque, capital de giro, plano de negócio, orçamentos, marketing, etc • Como funciona a adoção de novas ideias? Você tem uma ideia nova. Quanto tempo até ela conquistar o mundo?