Banner
Notícias
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
Então, o que fazer para conseguir foco e entrar no ritmo da produtividade? Afinal, ano novo, vida nova... você deve estar querendo superar suas expectativas e, mais do que isso, superar as expectativas do chefe para ser promovido este ano. Certo? Certo.
A falta de concentração é um problema que nos prejudica não apenas no trabalho. Você pode estar na frente da TV, do computador ou com o celular em mãos. Diversas são as formas de comunicação hoje em dia, mas se não tivermos o controle desses meios, eles podem tomar conta de nosso tempo, tendo consequências no trabalho e, claro, na vida.
Em entrevista à OneWorld BR, Antônio Carlos Guarini, presidente fundador do Método Supera - primeira empresa brasileira dedicada exclusivamente ao desenvolvimento das capacidades do cérebro e da saúde mental, informou que há dois fatores que explicam a nossa “falta de concentração”.
Primeiro, nossa cultura de educação, em que desenvolvemos pouco a região do cérebro responsável por esta habilidade; segundo, devido à excessiva quantidade de informações que recebemos ao mesmo tempo, o tempo todo.
A rotina, às vezes, também pode ser uma vilã quando o assunto é a concentração, pois podemos entrar na “zona de conforto”. Para tentarmos amenizar esse fato, temos que levar em conta a saúde do nosso cérebro.
Algumas dicas de Antônio Carlos para exercitar a mente podem ser praticadas no dia a dia, com atividades simples, como, por exemplo: escovar os dentes ou o cabelo com a mão que você não está acostumado, sentar em um lugar diferente do refeitório, mexer o açúcar do cafezinho em outro sentido, fazer uma caminhada por locais diferentes do que você normalmente faz, entre outros detalhes da rotina.
Com pequenas mudanças, percebemos que, assim como precisamos exercitar os músculos do corpo, também necessitamos fortalecer o cérebro, para melhorarmos nossa produtividade.
Outro ponto importante, que merece destaque, é saber priorizar as tarefas do dia a dia, e se concentrar em uma ação de cada vez. Ser seletivo e verificar o que é realmente importante nos ajuda a eliminar os excessos e priorizar o essencial.
Assim, não nos estressamos com facilidade, o que é outro grande mal para a saúde do cérebro e para a nossa motivação diária. Além disso, fazer aquela pausa de dez minutinhos para tomar um café e esticar as pernas é importante para aliviar a tensão e relaxar a mente. Exercícios físicos realizados com frequência também são, sem dúvidas, grandes aliados para o sucesso de nossos dias. Não se esqueça: qualidade no trabalho requer qualidade de vida.
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
Dicas
-
• 5 dicas de saúde que impactam no bem-estar profissional
Devido às pressões e cobranças de quem está inserido no mundo corporativo vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade somada ao sedentarismo e a má alimentação é uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais.
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Segundo consultores, há certos ingredientes que ajudam a alcançar os objetivos profissionais
• 7 lições do futebol que valem para a sua carreira
Diversos princípios do mundo da bola podem guiar sua vida profissional; saiba como agir como um craque fora dos campos
• 10 erros que fazem seu currículo ir para o lixo Recrutadores apontam equívocos comuns em CVs; saiba como evitar uma desclassificação automática da sua candidatura • 4 tarefas que só o dono da empresa deveria ter Especialistas comentam as tarefas que o empreendedor nunca deveria delegar para a equipe • Motivação para obter sucesso nas vendas Permita-se ir além!
Chegou o momento de você iniciar uma nova etapa em sua história. • Liderança e Amor! Esta mensagem é para falarmos de Liderança e Amor !!!
Duas palavras fortes e que podem se fortalecer uma a outra. Vamos ver como? • 10 pecados que roubam tempo precioso de estudo... Dois especialistas em concursos públicos revelam os piores erros cometidos por concurseiros na hora de estudar e que resultam em grandes perdas de tempo • Dicas para um melhor gerenciamento de tempo Como anda o seu tempo? Tem conseguido fazer tudo o que se propõem diariamente? Consegue conciliar vida pessoal e profissional sem que nenhuma delas fique prejudicada? • Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho Lidar com as pressões do dia a dia, inúmeras atividades, colegas de trabalho, entre outras coisas, pode não ser fácil. Com tantas tarefas a cumprir, é normal nos sentirmos desmotivados e estressados em alguns momentos.