Banner
Notícias
Eu não vou conseguir. É difícil demais. Odeio minha vida. Pensamentos como esse habitam o fundo de nossas mentes e surgem à tona quando menos se espera. Embora pareçam normais, acredite, podem ser mais prejudiciais do que parecem. Especialista mostra como a autopunição e a autossabotagem contribuem ativamente para sentimentos de depressão e fracasso.
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano. Pensando nisso, o Maisde50 consultou a psicoterapeuta Daniela Cunha e preparou dez dicas que prometem ajudar a filtrar pensamentos e manter uma atitude mais positiva diante da vida.
1. Confie em seu potencial
O que você pensa sobre si mesmo influencia o que os outros pensam sobre você. Sua crença sobre si influenciará seu comportamento e a forma como filtra e entende o que os outros falam e fazem, tendendo a buscar na realidade provas para corroborar como se vê. Então, quando você se acha inteligente, automaticamente se coloca no mundo de forma segura e confiante, fazendo com que os outros confiem no que diz, colhendo opiniões e posturas que confirmem sua tese (“sou inteligente”), dando pouca importância a sinais contrários a ela.
2. Nada é tão difícil quanto parece
Deixe de pensar o quanto é difícil conquistar seu objetivo ou colocar seu plano em prática. Pense: “o que é preciso para conquistar meu objetivo?” Divida seu objetivo em objetivos menores, de mais fácil execução e os realize pensando que está se aproximando a cada passo do objetivo final.
3. Sonhe com realismo
Sonhar é uma das melhores coisas da vida; transforme seus sonhos em metas! Dê a eles datas, quantifique-os, verifique se são exequíveis, pense como podem se tornar reais, do que e de quem dependem, do que você precisaria para conquistá-los e vá à luta. Todas as ideias e pensamentos revolucionários já foram, um dia, um sonho.
4. Positividade atrai positividade
Tenha uma atitude positiva diante da vida. Isto atrairá pessoas positivas e efeitos positivos. Energias que vibram em sintonia são, naturalmente, mais harmoniosas.
5. Fotografe seu futuro
Visualize seus objetivos com detalhes e cores vivas, como sendo sua realidade futura. Imagine-se vivendo aquilo que deseja viver com riqueza de detalhes – sinta-se vivenciando essa nova realidade e prepare sua mente para viver nessa condição.
6. O que você quer?
Não gaste tempo e energia pensando no que você não quer. Troque esse pensamento pelo seu oposto. Por exemplo: ao se pegar pensando que não quer ficar doente, troque conscientemente esse pensamento por “quero ficar saudável” e “o que posso fazer para me manter saudável?”
7. Pense grande
Trabalhe para a abundância. Não pense no mínimo necessário, mas sim no desejável. Se esperarmos pouco, podemos fechar os olhos para as oportunidades que sejam maiores ou melhores do que nossa expectativa.
8. Analise suas metas
Acompanhe suas metas para perceber se está tendo progressos; se não estiver, trabalhe para identificar o que está lhe impedindo de progredir no rumo do seu desejo. Muitas vezes, pensamentos negativos, inadequados ou mesquinhos impedem nossos desejos de se realizarem.
9. Mantenha o foco
O pensamento positivo serve para nos aproximar do que desejamos, mas, obviamente, não materializa magicamente nossos objetivos. Precisamos trabalhar com foco no que queremos com persistência e paciência.
10. Faça seu próprio destino
Por fim, pense nas palavras do grande sábio Mahatma Gandhi: “Mantenha seus pensamentos positivos, porque seus pensamentos se tornam suas palavras. Mantenha suas palavras positivas, porque suas palavras se tornam suas atitudes. Mantenha suas atitudes positivas, porque suas atitudes se tornam seus hábitos. Mantenha seus hábitos positivos, porque seus hábitos se tornam seus valores. Mantenha seus valores positivos, porque seus valores... se tornam seu destino.”
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
Dicas
-
• 5 ações motivadoras na gestão de talentos
Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe. Afinal, estes dois ingredientes é que vão ligar o sonho à realização
• Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender
Esperar o inesperado e adaptar-se: empresária ensina novos empreendedores a se preparem para surpresas e obstáculos
• Trabalhar até os 80 - Você está preparado?
Projeto de lei pretende tornar a contratação de pessoas com mais de 60 anos atraente para as empresas. E incentivar os aposentados a uma nova carreira
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• 9 coisas bobas que roubam as suas energias – e que você deveria parar de fazer
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
• Você nunca olhará para trás, uma vez que alcançar o sucesso, querendo ter evitado o desconforto que você teve naquele momento
O custo da grandiosidade é a dor. O custo da liberdade é a perda. O custo de seguir em frente é tentar e fracassar e tentar novamente. Você não pode ter mais se não tiver menos inicialmente.
• Terceirização: Tendência nas relações trabalhistas
Processo considerado inevitável pela maioria dos especialistas neste tema, a terceirização é uma tendência que ocorrerá gradualmente no Brasil
• Aprenda a superar seus pontos fracos no trabalho
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
• Menos humanos, mais humanidade: o futuro do atendimento
As máquinas são o futuro do atendimento? Com tantos dados apontando para um atendimento ao cliente cada vez mais automatizado, qual o papel das relações humanas no processo?