Banner
Notícias
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros que usam seus dispositivos móveis para executar as mais variadas tarefas, a forma como as pessoas falam entre si é digital.
Segundo Paulo Miranda Porto Filho é diretor de marketing e alianças da eWave do Brasil, multinacional israelense da área de soluções e serviços de TI, quando analisamos com um pouco mais de atenção a forma como essas mesmas pessoas falam com empresas, veremos um cenário bem diferente. “Na grande maioria das vezes, para resolver um problema ou buscar uma informação mais detalhada que não foi localizada nos websites das empresas essas pessoas recorrem ao contato com as centrais de atendimento telefônico. Mesmo com muitas empresas já tendo adotado alguns canais de atendimento digital, tais como chat online, formulários de e-mail no site e números de SMS, a central de atendimento telefônico ainda é o canal mais utilizado”, contou.
Mas qual o problema com o fato de ainda usarmos muito o contato telefônico para falar com as empresas com as quais fazemos ou pensamos em fazer negócios?
O especialista separou a resposta em duas partes:
1 – Para as pessoas/clientes: teremos um número cada vez maior de clientes que querem formas mais fáceis de falar com as empresas. Clientes que “respiram” tecnologia e buscam um atendimento mais moderno, fácil e ágil. Pessoas que não querem ter que ligar para uma central de atendimento, ficar ouvindo mensagens gravadas e muito menos esperar em “filas” no telefone para conseguirem falar com um representante da empresa. Essas pessoas, ou clientes, usam redes sociais e aplicativos móveis, e muitas vezes preferem fazer negócios com empresas que também utilizem esses canais para fornecer um atendimento de qualidade aos clientes.
2 – Para as empresas: ao não encararem os canais digitais como poderosas ferramentas de atendimento ao público, muitas empresas continuam tendo que lidar com os altos custos das centrais de atendimento telefônico – infraestrutura física, infraestrutura de telecomunicações, pessoal e sistemas de TI. Além dessa questão financeira, não podemos descartar questões relacionadas à imagem da empresa junto aos clientes atuais e potenciais novos clientes. Ao adotar uma estratégia de modernizar a forma como falam com seus clientes, as empresas irão conseguir atacar esses dois pontos: questões de redução de custos e questões de competitividade e atratividade junto ao mercado.
Embarcar nessa jornada de transformar redes sociais, aplicativos móveis e os demais meios de comunicação digital em canais efetivos de atendimento ao público deixou de ser opcional. Os executivos de vendas, marketing e atendimento devem, se ainda não fizeram, criar projetos de modernização de suas centrais de atendimento com o objetivo de, ao longo do tempo, transferir o volume de chamados recebidos pelas centrais de atendimento telefônico para canais de atendimento digital.
O especialista explicou que, dependendo da estrutura de cada empresa, essa iniciativa só terá sucesso se diferentes áreas trabalharem juntas e com o patrocínio dos executivos. Esse tipo de iniciativa nunca pode ser encarada como uma concorrência interna. É uma iniciativa corporativa e que traz benefícios para todos. Vamos modernizar a forma como atendemos nossos clientes.
“De imediato, é preciso integrar e sincronizar a gestão da mídia social corporativa, chat, e-mails, websites, aplicativos móveis, SMS, WhatsApp, etc. A demanda por soluções multicanais que promovam essa gestão integrada e simultânea é uma realidade cada vez mais comum no mercado, que tem motivado o surgimento de novas plataformas como a BumpYard, uma solução israelense que acaba de chegar ao Brasil.”
Apenas com soluções pensadas nessa nova realidade de mercado a empresa poderá ter uma visão completa das ocorrências de atendimento, além de gerenciar processos, fluxos de trabalho e monitorar as atividades em 360 graus, permeando todos seus canais de comunicação com os clientes. Soluções tecnológicas integradas promovem a redução de custos das centrais de atendimento e podem transformar radicalmente a experiência do cliente, para um ambiente muito mais ágil e dinâmico.
Já é indiscutível a tendência de crescimento da utilização de canais digitais na comunicação entre pessoas. Do uso vertiginosamente crescente de redes sociais e dos aplicativos de mensagens instantâneas ao número cada vez maior de brasileiros
Dicas
-
• 5 ações motivadoras na gestão de talentos
Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe. Afinal, estes dois ingredientes é que vão ligar o sonho à realização
• Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender
Esperar o inesperado e adaptar-se: empresária ensina novos empreendedores a se preparem para surpresas e obstáculos
• Trabalhar até os 80 - Você está preparado?
Projeto de lei pretende tornar a contratação de pessoas com mais de 60 anos atraente para as empresas. E incentivar os aposentados a uma nova carreira
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• 9 coisas bobas que roubam as suas energias – e que você deveria parar de fazer
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
• Você nunca olhará para trás, uma vez que alcançar o sucesso, querendo ter evitado o desconforto que você teve naquele momento
O custo da grandiosidade é a dor. O custo da liberdade é a perda. O custo de seguir em frente é tentar e fracassar e tentar novamente. Você não pode ter mais se não tiver menos inicialmente.
• Terceirização: Tendência nas relações trabalhistas
Processo considerado inevitável pela maioria dos especialistas neste tema, a terceirização é uma tendência que ocorrerá gradualmente no Brasil
• Aprenda a superar seus pontos fracos no trabalho
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
• Menos humanos, mais humanidade: o futuro do atendimento
As máquinas são o futuro do atendimento? Com tantos dados apontando para um atendimento ao cliente cada vez mais automatizado, qual o papel das relações humanas no processo?