Banner
Notícias
Planejar e colocar a mão na massa são dois dos principais segredos para ter um ano produtivo, rentável e inovador. No caso das empresas, fazer um mapeamento sobre quais pesquisas de mercado podem ser úteis tanto para planejar o crescimento quanto para corrigir a rota da companhia no mercado, o que é importantíssimo. Quais assuntos são primordiais e devem ser alvo de pesquisa nas empresas? Felipe Schepers, COO do Opinion Box, plataforma de pesquisa digital, aconselha as seguintes:
Buyer Persona
Você conhece os seus consumidores? Antes de criar um novo produto, uma promoção ou até mesmo um post no Facebook, é muito importante saber a quem você está se dirigindo. Por isso, é muito importante saber quem são os seus clientes: não só as informações de perfil, como idade, renda e escolaridade, mas também saber o que eles pensam e do que eles gostam.
A melhor forma de conhecer o seu público-alvo é definindo a sua Buyer Persona. Se você ainda não fez uma pesquisa de Buyer Persona, sem dúvida, faça. Você verá como os resultados podem alterar sua percepção.
Hábitos de consumo
Agora que você já sabe quem são os seus clientes, é hora de entender melhor como eles se comportam. Entender o comportamento do consumidor é muito importante para traçar estratégias de marketing e vendas.
Pesquisa de satisfação
É muito importante saber se os seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos ou serviços. Muitas vezes, as melhores sugestões de melhoria são dadas por aqueles que consomem ou utilizam os produtos, por isso, você precisa ouvir o que eles têm a dizer. Estabeleça um processo para fazer pesquisas de satisfação periódicas com seus clientes.
Imagem de marca
Você sabe o que os consumidores pensam sobre a sua marca? Ela transmite confiança e segurança ou luxo e conforto? Entender quais são os atributos que os clientes percebem na marca pode ajudar a ter importantes insights de comunicação, marketing e até mesmo de desenvolvimentos de produtos.
Teste de produto
Por falar sobre desenvolvimento de produtos, se você pretende lançar algum novo produto em 2016, não o faça sem antes realizar uma pesquisa de mercado. Com uma pesquisa de teste de produto é possível economizar tempo e dinheiro e terá muito mais chances de acertar no lançamento.
Clima organizacional
O maior bem que qualquer empresa possui são os seus funcionários. Por isso, todo gestor precisa se preocupar em mantê-los engajados, motivados e alinhados com os valores da empresa. As pesquisas de clima organizacional existem justamente para ouvir o que o seu time pensa, identificar a satisfação dos colaboradores com a empresa, a interação entre eles e as sugestões e contribuições que eles têm para dar, que podem ser muito valiosas.
Existem ainda muitas outras pesquisas que podem ser feitas com os clientes ou com o público em geral para fazer a empresa crescer. Mas ao menos as mencionadas acima já tornam mais simples a tomada de decisões com segurança e assertividade.
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
Dicas
-
• 10 CRENÇAS QUE MANTÊM O RH NA IDADE MÉDIA
FISCALIZAR OS FUNCIONÁRIOS E NÃO RECONHECER OS TALENTOS É UM MAL QUE AINDA ACOMETE MUITAS EMPRESAS
• Você pode e deve sonhar, mas antes é preciso planejar
Planejar é direcionar seus esforços e recursos disponíveis para chegar em destino, rumo, sonho, ou seja lá como você prefere chamar
• 10 Dicas Fundamentais para Liderar Equipes de Alto Desempenho
Equipe é muito mais do que simplesmente pessoas trabalhando numa mesma sala. Equipe significa pessoas trabalhando em conjunto, interagindo, respeitando-se e auxiliando-se mutuamente.
• Como controlar a ansiedade no ambiente de trabalho
Existem formas de evitar ser atingido, desde que haja consciência por parte do indivíduo
• Sem motivação a empresa não cresce
A crença de que existe o profissional de segunda a sexta e de que a felicidade está nos momentos que sobram, pode gerar procrastinação, baixa produtividade e apatia. Isso é comum em todas as áreas do mercado atual.
• Dilma vai anunciar ações que favorecem microempresas
Programa que reduz a burocracia e agiliza o fechamento de empresas, desenvolvido pelo ministro Guilherme Afif Domingos (na foto, com a presidente), será lançado na próxima semana
• O papel do líder em tempos de incertezas no cenário econômico
O papel da liderança em tempos de incerteza é o mesmo que em outros momentos.
• O guia do planejamento estratégico pessoal
"Para dar início a um planejamento estratégico pessoal, você deve, primeiramente, estar ciente da sua situação de vida"
• Descubra se você sabe equilibrar carreira e vida pessoal
Veja dicas para verificar se você está atingindo esta harmonia e como você pode mudar esta situação, caso sua resposta seja negativa
• Prevenção contra o uso ilícito de recursos das empresas
Antes de entender a importância da entrega da certidão negativa, é fundamental conhecer a Resolução 1445/13, que gerou obrigações como essa, conforme será repercutido a seguir