Banner
Notícias
Planejar e colocar a mão na massa são dois dos principais segredos para ter um ano produtivo, rentável e inovador. No caso das empresas, fazer um mapeamento sobre quais pesquisas de mercado podem ser úteis tanto para planejar o crescimento quanto para corrigir a rota da companhia no mercado, o que é importantíssimo. Quais assuntos são primordiais e devem ser alvo de pesquisa nas empresas? Felipe Schepers, COO do Opinion Box, plataforma de pesquisa digital, aconselha as seguintes:
Buyer Persona
Você conhece os seus consumidores? Antes de criar um novo produto, uma promoção ou até mesmo um post no Facebook, é muito importante saber a quem você está se dirigindo. Por isso, é muito importante saber quem são os seus clientes: não só as informações de perfil, como idade, renda e escolaridade, mas também saber o que eles pensam e do que eles gostam.
A melhor forma de conhecer o seu público-alvo é definindo a sua Buyer Persona. Se você ainda não fez uma pesquisa de Buyer Persona, sem dúvida, faça. Você verá como os resultados podem alterar sua percepção.
Hábitos de consumo
Agora que você já sabe quem são os seus clientes, é hora de entender melhor como eles se comportam. Entender o comportamento do consumidor é muito importante para traçar estratégias de marketing e vendas.
Pesquisa de satisfação
É muito importante saber se os seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos ou serviços. Muitas vezes, as melhores sugestões de melhoria são dadas por aqueles que consomem ou utilizam os produtos, por isso, você precisa ouvir o que eles têm a dizer. Estabeleça um processo para fazer pesquisas de satisfação periódicas com seus clientes.
Imagem de marca
Você sabe o que os consumidores pensam sobre a sua marca? Ela transmite confiança e segurança ou luxo e conforto? Entender quais são os atributos que os clientes percebem na marca pode ajudar a ter importantes insights de comunicação, marketing e até mesmo de desenvolvimentos de produtos.
Teste de produto
Por falar sobre desenvolvimento de produtos, se você pretende lançar algum novo produto em 2016, não o faça sem antes realizar uma pesquisa de mercado. Com uma pesquisa de teste de produto é possível economizar tempo e dinheiro e terá muito mais chances de acertar no lançamento.
Clima organizacional
O maior bem que qualquer empresa possui são os seus funcionários. Por isso, todo gestor precisa se preocupar em mantê-los engajados, motivados e alinhados com os valores da empresa. As pesquisas de clima organizacional existem justamente para ouvir o que o seu time pensa, identificar a satisfação dos colaboradores com a empresa, a interação entre eles e as sugestões e contribuições que eles têm para dar, que podem ser muito valiosas.
Existem ainda muitas outras pesquisas que podem ser feitas com os clientes ou com o público em geral para fazer a empresa crescer. Mas ao menos as mencionadas acima já tornam mais simples a tomada de decisões com segurança e assertividade.
Com essas informações, é mais fácil tomar decisões com segurança e assertividade
Dicas
-
• 10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
Confira algumas coordenadas para a prospecção de clientes e encontre os alvos certos para crescer em vendas!
• Gestão Empresarial – Quando as peças não se encaixam...
Muitos empresários perdem o controle de seus negócios por não perceberem a falta de sintonia e engajamento de sua equipe
• Como encontrar os candidatos perfeitos para sua empresa?
As redes sociais são um ótimo auxílio para localizar bons profissionais
• O que vale mais: formação ou experiência?
Para um profissional ser considerado completo, experiência e formação devem caminhar juntas
• Os 5 DNAs do Empreendedor
Realizar o “tripé” dos sonhos é a chave do sucesso: o sonho próprio como empreendedor, o sonho dos clientes e o sonho da sua equipe e parceiros.
• Dicas para você planejar e monitorar as finanças da sua empresa
Consultor da Moore Stephens ressalta a importância desta funçãodas finanças para o pequeno empresário
• Marco Civil da Internet: até quando a neutralidade conseguirá se sustentar?
Para entender melhor, é interessante analisarmos um breve histórico da rede mundial de computadores; Entenda
• O que empreendedores devem saber sobre administração fiscal e contábil?
Prolink Contábil alerta empreendedor a conhecer sobre aspectos contábeis e fiscais para não ter surpresas no futuro
• 10 segredos para se tornar um bom chefe em 2015
Certas atitudes definem um gestor competente e bem sucedido; saiba quais são elas
• Será que você não está sendo duro demais consigo mesmo?
Veja alguns motivos pelos quais você deve se amar (e amar o que faz) com mais força e convicção