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Silvana Mello
Muitos líderes se preocupam em desenvolver habilidades gerenciais “hard” como gestão de projetos, análise financeira, visão de mercado ou fluência em idiomas como se estas fossem as principais competências de um líder. Priorizam a participação em um programa de MBA dentro ou fora do país com o objetivo de se tornarem tecnicamente capazes de enfrentar o mercado. De verdade há alguma sabedoria nisto, pois a meritocracia é uma realidade crescente, principalmente em países em desenvolvimento.Investir um uma formação robusta é muito importante, mas, não se deve prescindir nem negligenciar outros fatores, como o equilíbrio e a maturidade emocional que funcionam como um verdadeiro colchão de proteção para as inúmeras quedas que acontecem dentro das empresas.
A trama política das corporações, a arquitetura hierárquica, a comunicação organizacional formal e informal, o modelo de gestão cada vez mais matricial, a presença da diversidade de gerações, gênero, sexo, percepções e interesses formam um conjunto bastante complexo e poderoso.
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”.
Importante lembrar que temos participação ativa no universo nos mínimos detalhes e para cada ação há uma reação correspondente. Há uma variedade de comportamentos que colocam o líder em evidência, para bem ou para o mal: a visão de futuro que inspira aos outros, o exemplo de compromisso que demonstra em pequenas ações, a forma transparente de se comunicar com as pessoas, a capacidade de perdoar e si perdoar, na ênfase que dá aos erros alheios, na capacidade de negociar e abrir mão de seus próprios interesses, de agir com resiliência e sabedoria para entender que as ondas das organizações são e sempre serão constantes, cíclicas e algumas vezes disruptivas.
As armadilhas podem ser visíveis ou invisíveis, estar consciente ou inconsciente. O fato é que elas existem e sem humildade, todas as qualidades se tornam armadilhas do ego.
A frase do Peter Drucker ainda continua sendo muito poderosa: “As pessoas são contratadas pelas suas habilidades técnicas, mas são demitidas pelos seus comportamentos”
Dicas
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• 7 pontos em que os jovens e seus empregadores discordam
O artigo mostra em porcentagem a visão da empresa em relação aos benefícios a seus funcionário e a visão do funcionário sobre a empresa, ficando fácil de entender as duas partes em relação a discordâncias. Os fatores analisados foram: Reconhecimento, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Comunicação, Carreira Internacional e por fim Liderança.
• 13 soluções para melhorar a comunicação
A inabilidade em se expressar leva ao esforço inútil e sem foco, e é desgastante para todos os envolvidos
• Cinco pilares que líderes precisam transmitir para suas equipes
Relevância, coesão e resiliência são alguns
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Entenda por que negociar o pagamento regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem no longo prazo
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Para atingir o sucesso profissional é necessário entender a importância de não se acomodar e buscar o aprimoramento contínuo, seja qual for sua área de atuação.
• 9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro
A jornalista Ilya Pozin, da revista Time, lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento.
A habilidade de motivar uma equipe é uma das grandes qualidades de um empreendedor. • Trabalho precisa de AMOR? A ideia de que é preciso ser apaixonado pelo trabalho para ter sucesso virou um mantra. Mas esse assunto exige mais discussão • Parar, respirar, meditar. Até no trabalho Em busca de melhor desempenho profissional e de mais qualidade de vida (dentro e fora da empresa), muita gente está se rendendo à meditação. Entenda por que a prática funciona • Dicas para sobreviver numa empresa que está em crise Conheça as moléstias que acometem uma empresa problemática e saiba como não se contaminar. • 4 erros dos jovens na hora de planejar a carreira Achar que plano de carreira é responsabilidade da empresa ou do mentor é um dos equívocos dos jovens, diz especialista