Banner
Notícias
Todos nós temos qualidades e defeitos, e desempenhamos algumas tarefas com maior habilidade do que outras. Porém, como lidar com a situação quando algo que fazemos dá errado? Será que ficar pensando o tempo todo no erro pode ser bom? De acordo com algumas pesquisas, a autocrítica exagerada pode acabar impedindo o seu potencial de aparecer e superar os erros.
1 – Fique calmo
Quando algo der errado e você começar a pensar nas coisas que poderia ter feito para mudar a situação, pare e procure relaxar: saia do escritório ou do seu ambiente de trabalho por alguns minutos para caminhar, ouvir uma música que você goste... Enfim, dê um tempo a si mesmo. Espere pelo menos 24h antes de repensar os erros cometidos, porque só depois desse intervalo você estará em condições emocionais para avaliar racionalmente o que aconteceu.
2 – Deixe o perfeccionismo de lado
É claro que você quer ser um bom funcionário e fazer suas tarefas impecavelmente bem. Porém, lembre-se de que você é humano e, como tal, comete erros. Ao contrário dos pensamentos autodestrutivos, do tipo “eu sempre faço tudo errado” ou “eu nunca vou aprender a fazer isso”, procure pensar nos seus pontos fracos e em maneiras de melhorá-los, como “estou sempre atrasado, então me comprometerei a sair de casa 15 minutos mais cedo todos os dias”.
3 – Tenha um mentor
Ter um mentor pode até ser algo que soe estranho, mas é mais simples do que você imagina. Sabe aquele colega de trabalho que sempre te ajuda com as tarefas do dia a dia, dá dicas e aponta erros, te estimulando sempre a melhorar? Ele pode ser seu mentor! Peça a ele conselhos e feedbacks sobre suas atitudes e seu trabalho de modo geral.
4 – Fique atento
Procure se policiar e criar estratégias para evitar cometer velhos erros. Se, por exemplo, você sempre esquece a papelada que deve levar para a reunião, deixe-a em algum lugar onde esteja sempre visível e evite, assim, esquecê-la. Pequenas ações como essa ajudarão a superar os pontos fracos que tanto incomodam.
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
Dicas
-
• Concentre-se e supere-se no trabalho
Está difícil se concentrar no trabalho? É muita informação, agenda lotada e, fora isso, os colegas também estão dispersos... e inúmeras outras razões para você procrastinar.
• As habilidades essenciais aos profissionais da era digital
Você conhece termos como "intrapreneur" e "soft skills"? Se não, está na hora de se atualizar e se preparar para ser um profissional
• 7 sinais de que você tem tudo para ser um ótimo chefe
Ascensão profissional: bons chefes em potencial fazem alianças, diz professora
• Estamos transformando dilemas cotidianos em problemas mentais?
Publicação indica que comportamentos básicos têm sido tratados como doença e excesso de remédios preocupa profissionais
• A triste geração que virou escrava da própria carreira
Uma geração feita para o sucesso profissional, mas e o lado pessoal?
• Ninguém poderá fugir dos impostos no Carnaval
Em ano de crise, qualquer gasto a mais deve ser bem pensado e o Carnaval não fica fora dessa regra. Então atenção aos bolsos, porque quem deseja curtir a folia de Momo pode pagar quase 80% de impostos sobre aquilo que irá consumir.
• As dicas essenciais para ser um MEI de sucesso
O microempreendedor individual deve tomar uma série de cuidados para fazer da sua empresa uma história de sucesso
• 2016: A melhor estratégia!
Depois das reflexões feitas sobre a vida pessoal e profissional na virada de ano, está na hora de colocarmos em prática tudo aquilo que planejamos
• Qual a melhor forma de fidelizar o cliente?
Garanta um pós-venda inesquecível
• Mercado exige empresas e profissionais sustentáveis
A professora de gestão de Pessoas e Liderança da IBE-FGV, Ligia Molina, especialista em Desenvolvimento Organizacional é categórica