Banner
Notícias
Todos nós temos qualidades e defeitos, e desempenhamos algumas tarefas com maior habilidade do que outras. Porém, como lidar com a situação quando algo que fazemos dá errado? Será que ficar pensando o tempo todo no erro pode ser bom? De acordo com algumas pesquisas, a autocrítica exagerada pode acabar impedindo o seu potencial de aparecer e superar os erros.
1 – Fique calmo
Quando algo der errado e você começar a pensar nas coisas que poderia ter feito para mudar a situação, pare e procure relaxar: saia do escritório ou do seu ambiente de trabalho por alguns minutos para caminhar, ouvir uma música que você goste... Enfim, dê um tempo a si mesmo. Espere pelo menos 24h antes de repensar os erros cometidos, porque só depois desse intervalo você estará em condições emocionais para avaliar racionalmente o que aconteceu.
2 – Deixe o perfeccionismo de lado
É claro que você quer ser um bom funcionário e fazer suas tarefas impecavelmente bem. Porém, lembre-se de que você é humano e, como tal, comete erros. Ao contrário dos pensamentos autodestrutivos, do tipo “eu sempre faço tudo errado” ou “eu nunca vou aprender a fazer isso”, procure pensar nos seus pontos fracos e em maneiras de melhorá-los, como “estou sempre atrasado, então me comprometerei a sair de casa 15 minutos mais cedo todos os dias”.
3 – Tenha um mentor
Ter um mentor pode até ser algo que soe estranho, mas é mais simples do que você imagina. Sabe aquele colega de trabalho que sempre te ajuda com as tarefas do dia a dia, dá dicas e aponta erros, te estimulando sempre a melhorar? Ele pode ser seu mentor! Peça a ele conselhos e feedbacks sobre suas atitudes e seu trabalho de modo geral.
4 – Fique atento
Procure se policiar e criar estratégias para evitar cometer velhos erros. Se, por exemplo, você sempre esquece a papelada que deve levar para a reunião, deixe-a em algum lugar onde esteja sempre visível e evite, assim, esquecê-la. Pequenas ações como essa ajudarão a superar os pontos fracos que tanto incomodam.
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
Dicas
-
• A importância da inteligência emocional para empreendedores
Infelizmente são poucos os que conseguem separar o lado pessoal do lado profissional e conseguem trabalhar em ambientes heterogêneos
• Complexo ou complicado?
O mundo empresarial reservou-se o direito de enquadrar-se em melhores práticas, gírias, termos e planos – o que pode levá-lo ao fracasso.
• 3 maneiras de aumentar sua concentração e se tornar mais produtivo
Saiba como fazer suas atividades de maneira mais eficiente
• 6 novas regras que podem afetar sua vida em 2015
Luz mais cara: no dia 1º, passou a vigorar o sistema de bandeiras tarifárias nas contas de luz que vai adicionar uma cobrança extra de acordo com a necessidade do consumo de energia térmica
• Entenda as vantagens de ser seu próprio chefe e empreenda em 2015
Se a insegurança é um dos motivos para que você não começar sua empresa, descubra alguns benefícios que empreender podem trazer
• Meu desejo de Ano Novo: que você não desista
A diferença entre o sucesso e o fracasso pode estar em nosso comportamento
• Saiba como evitar fraudes em compras no boleto
Durante o período de compras para presentes na época de Natal, naturalmente, o perigo de fraudes aumenta
• 10 passos para inovar em 2015
Para mudar esse cenário, a entrada do ano pode ser o momento ideal. Valter Pieracciani, que é também autor do livro "Usina de Inovações", cita os dez itens mais importantes para transformar a marca em sinônimo de inovação:
• Você sabe o que pode acontecer com quem falsifica um atestado médico?
A prática é crime e funcionário que forjar o documento pode ser demitido por justa causa
• Gestão de metas: Como implementar a metodologia OKR?
Nós temos um objetivo com este artigo, caro leitor: fazer com que você entenda a metodologia de OKR (Objectives and Key Results) e que isso te ajude a aplicá-la em sua organização.