Banner
Notícias
Fazer exercício físico ajuda a reter o conhecimento, desde que praticado exatamente quatro horas depois do aprendizado. A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista científica Current Biology. Pesquisadores da Universidade Radboud, na Holanda, e da Universidade de Edimburgo, na Grã-Bretanha, submeteram 72 voluntários a um experimento em que tiveram que memorizar 90 associações entre imagens e lugares durante 40 minutos.
Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro fez exercício logo após a sessão, o segundo praticou atividades quatro horas depois e o terceiro não fez nenhum exercício físico.
A atividade consistiu em 35 minutos em uma bicicleta ergométrica a um ritmo cardíaco de 80% do número de pulsações máximo de cada participante por minuto.
Dois dias depois, os voluntários foram testados para verificar quanto lembravam do que haviam aprendido, enquanto tinham imagens de seus cérebros captadas por ressonância magnética.
Os resultados mostraram que aqueles que fizeram exercícios quatro horas depois apresentaram o melhor desempenho no segundo teste. As imagens cerebrais também mostraram que o exercício realizado certo tempo após o aprendizado estava associado a representações mais precisas no hipocampo, uma área importante para a aprendizagem e a memória, quando o indivíduo em questão respondia a uma pergunta corretamente.
“Isso mostra que podemos melhorar a consolidação da memória ao fazer esporte depois do aprendizado”, disse Guillén Fernández, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade Radboud. Embora não saibam exatamente de que forma os exercícios físicos contribuem para a consolidação do aprendizado, os pesquisadores acreditam que tenha a ver com a produção de neurotransmissores – como a dopamina e a noradrenalina – que podem melhorar a consolidação da memória, durante a atividade física.
Um estudo mostrou que praticar atividade física 4 horas após aprender algo novo ajuda a reter o conhecimento
Dicas
-
• 5 ações motivadoras na gestão de talentos
Confira sempre o nível de disciplina e persistência da sua equipe. Afinal, estes dois ingredientes é que vão ligar o sonho à realização
• Cinco lições sobre o pequeno mundo dos negócios que você deve aprender
Esperar o inesperado e adaptar-se: empresária ensina novos empreendedores a se preparem para surpresas e obstáculos
• Trabalhar até os 80 - Você está preparado?
Projeto de lei pretende tornar a contratação de pessoas com mais de 60 anos atraente para as empresas. E incentivar os aposentados a uma nova carreira
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• Mudar é uma questão de escolha. E aí, vai encarar?
Recebi e-mail de uma antiga aluna que reclama não encontrar mais desafios naquilo que faz
• 9 coisas bobas que roubam as suas energias – e que você deveria parar de fazer
Atire a primeira pedra quem nunca sofreu por uma bobagem como se algo extremamente sério estivesse acontecendo. Todo mundo já fez drama por algo que não era tão importante, estragou o próprio dia por uma bobeira e só depois percebeu que exagerou (ou nunca percebeu).
• Você nunca olhará para trás, uma vez que alcançar o sucesso, querendo ter evitado o desconforto que você teve naquele momento
O custo da grandiosidade é a dor. O custo da liberdade é a perda. O custo de seguir em frente é tentar e fracassar e tentar novamente. Você não pode ter mais se não tiver menos inicialmente.
• Terceirização: Tendência nas relações trabalhistas
Processo considerado inevitável pela maioria dos especialistas neste tema, a terceirização é uma tendência que ocorrerá gradualmente no Brasil
• Aprenda a superar seus pontos fracos no trabalho
Você tem alguns pontos fracos que gostaria de melhorar para desenvolver um trabalho melhor?
• Menos humanos, mais humanidade: o futuro do atendimento
As máquinas são o futuro do atendimento? Com tantos dados apontando para um atendimento ao cliente cada vez mais automatizado, qual o papel das relações humanas no processo?