Banner
Notícias
Matheus de Souza
Por vezes é difícil se concentrar no trabalho. E, hoje em dia, na era dos smartphones, nossa atenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias do WhatsApp, Facebook, entre outros.
Zig Ziglar uma vez disse que “A falta de direção, e não a falta de tempo, é o problema. Todos nós temos vinte e quatro horas por dia“.
Mais do que tudo, o foco nos ajuda a melhorar nosso desempenho. Ele nos permite concluir tarefas dentro do prazo estipulado e lidar com momentos estressantes com mais facilidade.
Melhorar a concentração significa aumentar a produtividade. As duas coisas andam juntas. No entanto, eliminar distrações não é algo lá muito fácil. Hoje, por exemplo, é meu aniversário e as notificações não param de pipocar na tela do celular. Fui obrigado a colocá-lo em modo avião para poder me concentrar no texto.
Mas e num dia normal de trabalho, como manter o foco?
Confira essas 6 dicas para você evitar distrações.
1 – Dê um jeito na desordem — física e mental
Ter uma mesa de trabalho organizada pode reduzir os níveis de estresse e deixar você mais motivado para executar as tarefas. Além de dar um jeito na desordem física, livrar-se da desordem mental, especialmente daqueles pensamentos que afetam o seu foco, pode elevar significativamente seu desempenho. Gaste uns minutos todos os dias para limpar e organizar sua mesa — e seus pensamentos.
2 – Crie uma lista de coisas a fazer
O sentimento de realização vem com o sucesso em terminar suas tarefas. Charles Duhigg dedica um capítulo de seu novo livro, “Mais Rápido e Melhor“, para falar disso. Quando você divide seus projetos em “porções”, consegue lidar com cada tarefa como se fosse uma “mordida por vez” e ficará motivado para concluir o restante dentro do prazo.
3 – Faça uma coisa de cada vez
Multitarefas fazem seu cérebro impulsionar dopamina, o que o torna mais propenso a cometer erros e alternar tarefas mais rapidamente. Por isso aconselha-se fazer uma coisa de cada vez, trocando grandes atribuições estressantes por minitarefas que sejam relativamente fáceis de executar.
4 – Faça pequenas pausas cronometradas
“Dar um tempo” quando se está muito agitado ou disperso pode ajudá-lo a retomar o foco. Faça uma caminhada, leia um livro, converse com um colega de trabalho. Qualquer uma dessas atividades cotidianas pode te ajudar a limpar a mente e aumentar a sua produtividade. Mas, não esqueça de cronometrar sua ação. 15 minutos são suficientes.
5 – Remova distrações
A distração é o inimigo número um quando se trata de manter o foco. Limite o número de abas abertas em seu navegador, coloque o celular em modo avião, use fone de ouvido. Essas são algumas dicas simples que podem te ajudar a não se distrair.
6 – Limite a ingestão de café
Essa é a mais difícil pra mim, confesso. Sou viciado em café. Quando estamos sonolentos apelamos para a cafeína. Porém, se tomada em excesso, ela pode ser prejudicial. Seu consumo exagerado pode causar nervosismo, irritabilidade e insônia. Se você precisar de um impulso para trabalhar até tarde e já ingeriu café, tente outras alternativas. Barras de proteína, frutas ou chá podem te ajudar.
Conclusão
O tempo é irreversível. Os minutos e horas que você passa distraído afetam o seu desempenho. Mas, usando as táticas corretas você pode melhorar significadamente a sua concentração.
Por vezes é difícil se concentrar no trabalho. E, hoje em dia, na era dos smartphones, nossa atenção é facilmente desviada pelas inúmeras notificações diárias do WhatsApp, Facebook, entre outros. Confira essas 6 dicas para você manter o foco.
Dicas
-
• 10 formas para ficar grato
Muitas vezes esquecemos, ou simplesmente ignoramos o significado de coisas ou celebrações.
• Alegria, alegria!10 dicas que ensinam a usar a mente a seu favor
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, você será sempre refém das suas escolhas.
• Minhas 10 dicas para ser uma pessoa equilibrada
A maioria das pessoas faz coisas demais, dorme de menos, anda com a saúde em frangalhos e vive estressada. Minha vida também é repleta de multitarefas e muita gente me pergunta “como é que você consegue?”. A resposta é tão simples que decidi dividir com vocês o segredo para ter paz e equilíbrio.
• Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente
Conhecer os sabotadores da mente é a primeira etapa do processo. De acordo com Chamine, todo indivíduo possui, pelo menos, dez inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações corriqueiras da vida. São esses os sabotadores por trás das sensações de fracasso e de desmotivação experimentadas na vida profissional e fora dela.
• COMO MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL FACE ÀS ADVERSIDADES DA VIDA?
Perante as dificuldades da vida, algumas das nossas formas de lidar com a adversidade são muito mais destrutivas e prejudiciais do que assertivas e funcionais.
• Ser inquieto pode ser próspero e trazer sucesso
Os inquietos buscam sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente
• Os problemas podem ser bons?
Problemas geralmente são vistos de forma negativa dentro das empresas
• Fazer o bem é um bom negócio
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais