Banner
Notícias
Os casos de depressão estão crescendo na Índia, e quem trabalha no setor corporativo está suscetível aos seus efeitos.
No ano passado, a associação Assocham India indicou que 42,5% dos funcionáriosdo setor privado sofrem de depressão ou de transtornos de ansiedade.
O estudo citou jornadas de trabalho mais longas e altos níveis de estresse como os responsáveis por esses números. Nova Délhi foi citada como a cidade de maior incidência de depressão.
Há boas chances de que algum(a) dos seus colegas de trabalho sofra de depressão (pode ser até você mesmo). Mas estar atento também significa ser capaz de identificar a diferença entre uma fase de estresse e a depressão clínica.
Listando alguns dos sintomas da depressão clínica no trabalho, Samir Parikh, da Fortis Healthcare, afirma: “Se alguma dessas mudanças de comportamento forem observadas por mais de duas semanas, seu colega (ou você) podem fazer um check-up mental ou procurar aconselhamento profissional”.
Os sintomas mencionados por Parikh incluem:
- Perda do poder de concentração por longos períodos
- Grande mudanças no apetite, seja falta de fome ou acessos de comilança
- Queda nos níveis de energia e motivação
- Sensibilidade extrema a críticas, ao mesmo tempo sendo extremamente crítico dos outros
- Irritabilidade
- Pouca de socialização: evitar tomar café com amigos ou colegas do trabalho
- Sorrisos forçados ou insinceros
- Queixas de exaustão física e dores no corpo
Segundo Prakriti Poddar, da Fundação Poddar, instituição de Mumbai especializada em saúde mental, amigos e familiares bem-intencionados acham que o apoio e as conversas serão suficientes para ajudar uma pessoa deprimida.
“Essas pessoas não estão preparadas para ajudar uma pessoa a sair da depressão. Você pode incentivá-la a procurar ajuda, a continuar com o tratamento prescrito e assegurá-las de que você confia na capacidade dela de se curar”, disse ela. “Isso é muito importante e mais que suficiente.”
Especialistas sugerem algumas coisas que você pode fazer para ajudar um colega (ou a si mesmo):
1. Fique calmo: “É importante não se estressar ou ficar ansioso”, diz Parikh. “Se você ficar nervoso, não vai conseguir ajudar um(a) colega angustiado(a).”
2. Compartilhe histórias: “Você pode não ter muitas histórias de estresse suas para contar. Mas falar sobre qualquer experiência pode levar a uma conversa franca, o que ajuda”, diz Era Dutta, psiquiatra do SL Raheja Fortis, de Mumbai.
3. Esteja alerta: Preste atenção em eventuais tendências suicidas. “Quaisquer itens potencialmente perigosos, como objetos cortantes, remédios e substâncias venenosas, têm de ser removidos”, afirma Parikh.
4. Nunca diga: “Bola pra frente. A vida é assim!” “Isso pode piorar as coisas”, diz Poddar, comparando esse tipo de abordagem a esfregar sal numa ferida. Ofereça apoio em vez de confundir a pessoa ainda mais a respeito do estado de vulnerabilidade – ninguém escolhe ficar deprimido.
5. Respeite os desejos: Espaço é importante. “Seu(sua) colega talvez precise de um tempo de vez em quando, então respeite esse desejo”, diz Dutta. “Às vezes é reconfortante ficar sozinho(a).”
6. Esteja presente: Se seu(sua) colega mora sozinho, tente garantir que ele(a) vá ter companhia. “Estar sozinho(a) muitas vezes agrava o quadro”, diz Poddar.
7. Não fique magoado ou sinta-se afrontado com facilidade: Lembre que você está ajudando. Se a pessoa deprimida reclamar com você, não leve para o pessoal nem considere uma atitude pouco profissional. “É a depressão, não seu(sua) colega. Não desista dele(a)”, diz Dutta.
8. Leve-os(as) para consultar um especialista: Se você conseguir convencê-lo(a) a ver um especialista, acompanhe-o(a). Especialmente se ele(a) estiver se mutilando, bebendo em excesso ou deixando de tomar os remédios prescritos, diz Poddar.
9. A motivação funciona: Incentive-o(a) (gentilmente) a praticar atividades que davam prazer no passado, diz Dutta. Também alerte seus superiores, mas de maneira cuidadosa, para que seu(sua) colega não se sinta ameaçado(a).
Depressão: estar atento também significa ser capaz de identificar a diferença entre uma fase de estresse e a depressão clínica
Dicas
-
• 10 formas para ficar grato
Muitas vezes esquecemos, ou simplesmente ignoramos o significado de coisas ou celebrações.
• Alegria, alegria!10 dicas que ensinam a usar a mente a seu favor
Aprender a manter os pensamentos positivos e utilizar a mente a seu favor para alcançar objetivos deve ser uma preocupação constantemente presente no cotidiano.
• Veja 12 dicas para ser (mais) feliz
A busca pela felicidade é uma constante na vida de todos. Não existem regras e nem fórmulas exatas para alcançar a felicidade. Mas é cada vez maior o número de pessoas que recorrem a livros de auto-ajuda, palestras e dicas para conseguir enxergar e desfrutar do sentimento.
• 10 dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional
Equilibrar a vida pessoal e profissional exige consciência do problema e mudança de comportamento, caso contrário, você será sempre refém das suas escolhas.
• Minhas 10 dicas para ser uma pessoa equilibrada
A maioria das pessoas faz coisas demais, dorme de menos, anda com a saúde em frangalhos e vive estressada. Minha vida também é repleta de multitarefas e muita gente me pergunta “como é que você consegue?”. A resposta é tão simples que decidi dividir com vocês o segredo para ter paz e equilíbrio.
• Inteligência positiva: quem são e como combater os 10 sabotadores da mente
Conhecer os sabotadores da mente é a primeira etapa do processo. De acordo com Chamine, todo indivíduo possui, pelo menos, dez inimigos internos que criam padrões de comportamento como resposta a situações corriqueiras da vida. São esses os sabotadores por trás das sensações de fracasso e de desmotivação experimentadas na vida profissional e fora dela.
• COMO MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL FACE ÀS ADVERSIDADES DA VIDA?
Perante as dificuldades da vida, algumas das nossas formas de lidar com a adversidade são muito mais destrutivas e prejudiciais do que assertivas e funcionais.
• Ser inquieto pode ser próspero e trazer sucesso
Os inquietos buscam sempre o novo, empreender, fazer de forma diferente
• Os problemas podem ser bons?
Problemas geralmente são vistos de forma negativa dentro das empresas
• Fazer o bem é um bom negócio
Na Campus Party 2016, empreendedores mostram como é possível obter lucro em negócios que apoiam causas sociais