Banner
Notícias
Motivação é o termo mais ventilado em palestras e sessões de coach. Mas, como qualquer termo utilizado à exaustão, perdeu significado e valor. No entanto, permanece sendo um tema complexo, fundamental para o desenvolvimento das organizações. E o assunto perpassa, necessariamente, a questão da liderança.
"Os líderes devem dedicar tempo às pessoas, lidar com as diversidades, conflitos e manter a equipe engajada com os resultados", afirma a especialista em Desenvolvimento Organizacional e Humano humano Manu Maia. Para ela, motivação é algo pessoal e, portanto, deve ser tratada de maneira individual com cada profissional da organização.
"Porém, processos mais individualizados, com participação de mentores e planos de evolução exclusivos ainda fazem parte de um grupo seleto de empresas", explica. Para ela, alguns profissionais não são movidos apenas a salários competitivos ou pacotes de benefícios. "Eles querem estar engajados em algo maior, com líderes que inspiram e também envolvidos em grandes desafios para mantê-los motivados a permanecer na empresa", diz.
Segundo Maia, a chave para o desenvolvimento de uma cultura de motivação dos profissionais e percepção do trabalho individual nos resultados das empresas é a preparação da liderança. "Mesmo com treinamentos de excelência que temos disponíveis hoje, pesquisas e minha sensibilidade indicam que as empresas precisam focar o desenvolvimento de seus líderes que atuam diretamente no comando das equipes, tanto gestores tático-operacionais quanto coordenadores", alerta.
Manu Maia enfatiza ainda a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de Inteligêcia Emocional nas organizações. "O termo Inteligência Emocional foi criado para descrever a habilidade de reconhecer as emoções, em si próprio e nos outros, e, a partir desse reconhecimento, monitorar e discriminar as emoções para alinhá-las nos processos de pensamento e tomada de decisão", conta.
"As empresas precisam focar o desenvolvimento de seus líderes que atuam diretamente no comando das equipes, tanto gestores tático-operacionais quanto coordenadores", afirma Manu Maia
Dicas
-
• 5 dicas de saúde que impactam no bem-estar profissional
Devido às pressões e cobranças de quem está inserido no mundo corporativo vem desencadeando uma série de doenças e complicações físicas e psicológicas. A competitividade somada ao sedentarismo e a má alimentação é uma fórmula que pode prejudicar, e muito, a carreira de vários profissionais.
• 7 dicas para uma carreira de sucesso
Segundo consultores, há certos ingredientes que ajudam a alcançar os objetivos profissionais
• 7 lições do futebol que valem para a sua carreira
Diversos princípios do mundo da bola podem guiar sua vida profissional; saiba como agir como um craque fora dos campos
• 10 erros que fazem seu currículo ir para o lixo Recrutadores apontam equívocos comuns em CVs; saiba como evitar uma desclassificação automática da sua candidatura • 4 tarefas que só o dono da empresa deveria ter Especialistas comentam as tarefas que o empreendedor nunca deveria delegar para a equipe • Motivação para obter sucesso nas vendas Permita-se ir além!
Chegou o momento de você iniciar uma nova etapa em sua história. • Liderança e Amor! Esta mensagem é para falarmos de Liderança e Amor !!!
Duas palavras fortes e que podem se fortalecer uma a outra. Vamos ver como? • 10 pecados que roubam tempo precioso de estudo... Dois especialistas em concursos públicos revelam os piores erros cometidos por concurseiros na hora de estudar e que resultam em grandes perdas de tempo • Dicas para um melhor gerenciamento de tempo Como anda o seu tempo? Tem conseguido fazer tudo o que se propõem diariamente? Consegue conciliar vida pessoal e profissional sem que nenhuma delas fique prejudicada? • Como lidar com o estresse no ambiente de trabalho Lidar com as pressões do dia a dia, inúmeras atividades, colegas de trabalho, entre outras coisas, pode não ser fácil. Com tantas tarefas a cumprir, é normal nos sentirmos desmotivados e estressados em alguns momentos.