Banner
Notícias
Todo empresário sabe que é indispensável emitir nota fiscal por seus serviços e produtos. Para facilitar o dia a dia, a Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) tem sido o meio de emissão preferido dos comerciantes. Mas e se ocorrer algum imprevisto na hora de emitir a nota ao cliente? É aí que entra o RPS.
Se você tem dúvidas sobre o que é o RPS, acompanhe este post que preparamos e saiba como essa ferramenta pode ajudar seus negócios.
Entenda o que é o RPS
O Recibo Provisório de Serviços é um recibo de preenchimento manual para ser usado em situações emergenciais, quando a Nota Fiscal Eletrônica não puder ser emitida por qualquer razão.
Nele devem ser preenchidos os dados do comprador e as informações sobre os produtos ou serviços prestados. Também é necessário constar o CNPJ de sua empresa, essencial na hora de transformar o RPS em Nota Fiscal Eletrônica. O preenchimento deve ser feito em duas vias: a primeira fica com o cliente e a segunda com o prestador de serviço.
Como ter o RPS em meu negócio
Para se proteger de imprevistos que impeçam a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, procure na prefeitura de sua cidade o órgão responsável pelo fornecimento do RPS.
Como não existe um modelo padronizado, a constituição do documento pode variar de cidade para cidade, conforme as exigências legais de cada município. Contudo, é essencial que ele seja sequencialmente numerado e conte com as informações que permitam sua conversão em NFS-e, como o CPF ou CNPJ do tomador de serviços.
Tipos de Recibo Provisório
Fique atento, pois existem três tipos diferentes de Recibos Provisórios. É fundamental utilizar o modelo adequado para não ter problemas na hora de emitir a nota fiscal.
O Recibo Provisório de Serviços (RPS) substitui a Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) e a Nota Fiscal de Serviço (NFS), além da Nota Simplificada de Serviço (NFSS) e da Fatura de Serviço (NFFS).
O Recibo Provisório de Serviços de Nota Fiscal Conjugada (RPS-M) tem a função de substituir as notas fiscais mistas, relativas a produtos e serviços.
O Recibo Provisório de Serviços Simplificados (RPSS) informa apenas o CPF ou o CNPJ do comprador, semelhante a um cupom fiscal.
Qual a validade do RPS
Como o próprio nome diz, o RPS é um documento provisório que deve ser substituído pela NFS-e dentro de um prazo. Esse período pode variar conforme o município, mas geralmente o empresário tem até 5 dias após a transação para efetivar a emissão da nota fiscal. Fique atento, pois esse período não é prorrogável.
Conheça os prazos e os demais detalhes referentes ao RPS em sua cidade. Isso é fundamental para evitar penalidades que podem prejudicar seus negócios.
Como converter o RPS em NFS-e
Transformar o RPS em NFS-e é muito fácil. Basta acessar o sistema digital disponibilizado pela prefeitura de sua cidade e informar os dados que constam no recibo provisório.
Viu como é simples contar com o Recibo Provisório de Serviços para não perder negócio mesmo diante de uma situação imprevista? Não perca os prazos para conversão e aproveite todos os benefícios da Nota Fiscal Eletrônica!
Todo empresário sabe que é indispensável emitir nota fiscal por seus serviços e produtos. Para facilitar o dia a dia, a Nota Fiscal Eletrônica (NFS-e) tem sido o meio de emissão preferido dos comerciantes.
Dicas
-
• COMO ENTRAR NO MODO MONOTAREFA
O consultor Christian Barbosa sugere planejar sempre os três próximos dias.
• Imposto de Renda 2018: veja dicas para não cair na malha fina
Erros no preenchimento da declaração de Imposto de Renda podem levar o contribuinte a cair na malha fina. Quem fica nessa situação terá sua restituição de imposto retida até que a situação seja regularizada.
• Venci R$ 80 mil em dívida e, aos 31, estou perto de me tornar milionária
“Minha avó me acostumou a ter gostos refinados.” É assim que a youtuber Júlia Mendonça, 31, descreve sua relação com o dinheiro na infância. Os pais nunca fizeram todas as suas vontades, já a avó era a grande responsável por abastecer seus desejos, uma prática que virou hábito e gerou uma dívida de R$ 80 mil.
• Setor de serviços ficará de fora da mudança do PIS/Cofins
O governo quer diminuir os litígios com as empresas que são tributadas pelo PIS/Cofins. Os dois tributos são uns dos mais complexos do sistema tributário brasileiro e passarão por uma reforma com a proposta de simplificação tributária
• IR 2018: Reúna agora os papéis e tenha chance de receber restituição antes
Não viajou no Carnaval? Então aproveite o feriadão para organizar a papelada do Imposto de Renda de 2018. Assim, fica pronto para apresentar a declaração já no começo de março. Normalmente, quem entrega o IR primeiro tem maiores chances de receber a restituição rapidamente.
• Exclusão no novo Refis das micro e pequenas empresas do Simples Nacional
As micro e pequenas empresas cadastradas no sistema Simples Nacional que estão inadimplentes já estão sendo notificadas pela Receita Federal para acertarem seus débitos. Porém, muitas não têm condições para tal
• Cancelamento da Inscrição do MEI Inadimplente
Será cancelada a inscrição do Microempreendedor Individual – MEI que esteja:
• Distribuição de lucros no Simples Nacional
A isenção de impostos na distribuição de lucros aos sócios é permitida pela legislação tributária, inclusive para os enquadrados no Simples Nacional, desde que sejam observados alguns pontos importantes, como veremos mais adiante.
• Sabe qual relação entre caixa preta e o SPED?
Nas apresentações sobre Compliance Fiscal em SPED, costumo dizer que as informações (arquivos digitais) enviadas ao fisco estão contidas em uma caixa preta. Mas porque caixa preta?
• 5 hábitos que você pode adotar agora para controlar melhor suas contas
Toda grande transformação se inicia com pequenas mudanças. Na sua vida financeira, não é diferente.